fbpx
Ir para o conteúdo
Plano Coletivo por Adesão Plano de Saúde para Empresas Planos de Saúde

Unimed e o seu método de cooperativismo

Leitura: 6 min
1574 visualizações

Na hora de escolher seu plano de saúde, vale a pena procurar saber mais sobre a operadora, porque a forma como a empresa é formada também pode fazer bastante diferença na forma como ela se comporta diante do consumidor e no serviço prestado. A Unimed, por exemplo, que hoje é a maior rede de assistência médica do país, é formada em regime de cooperativismo, uma forma muito interessante de administração. Mas você sabe exatamente o que é isso?

Igualdade de direito e deveres, com trabalho justo: surge a Unimed 

O cooperativismo, como a própria palavra já indica, vem de cooperação, uma forma de administrar que tem como fundamento básico a igualdade de direitos e obrigações entre todos os membros da sociedade. Ele surgiu em 1884 na cidade inglesa de Rochdale, onde 28 tecelões de uma fábrica se reuniram para combater os intermediários que não respeitam os princípios da justiça do trabalho. Para isso bolaram um sistema econômico baseado no esforço coletivo, na ajuda mútua e na cooperação entre todas as partes com honestidade e igualdade.

Da mesma forma, em 1967 a Unimed foi criada por médicos que se propuseram a tomar o exemplo dos tecelões ingleses e criar uma forma de saúde suplementar que fosse mais justa para todos os membros, fazendo com que todos tivessem iguais direitos e responsabilidades no sucesso da empreitada. Para isso, eles adotaram os ideais do cooperativismo.

Adesão livre e voluntária 

Qualquer pessoa apta a utilizar e prestar os serviços a que a cooperativa se propõe é livre para aderir à organização, que é totalmente voluntária. Não há qualquer restrição em relação à idade, sexo, religião, raça, classe ou orientação política, mas os membros precisam estar aptos a assumir suas responsabilidades.

Autonomia e independência 

São os cooperados que definem sua missão, metas e objetivos e decidem sobre as atividades que serão desenvolvidas. A cooperativa é uma empresa autônoma.

Gestão democrática 

Assim, são os sócios da Unimed, ou seja, os médicos cooperativados, que administram a empresa, definindo suas prioridades com base nos objetivos definidos e nas necessidades da área.

Educação, formação e informação 

Diferentemente do modelo tradicional empresarial, a cooperativa também procura fornecer a seus cooperativados os meios para que estejam sempre se aperfeiçoando, de forma a contribuir de forma cada vez mais eficiente para o desenvolvimento da empresa.

Participação econômica 

O capital social da cooperativa é integralizado através de cotas-partes. Quando positivos, os fundos destinam-se ao fundo de assistência técnica, educacional e social e também ao fundo de reserva.

Cooperação entre cooperativas 

A Unimed entende que o crescimento econômico, social e cultural só se consolida através da colaboração entre pessoas e entre empresas, gerando benefícios para todos.

Interesse pela comunidade 

Da mesma forma, a preocupação se estente ao desenvolvimento da comunidade e à preservação do meio ambiente. Como cooperativa a Unimed atua em função da sustentabilidade, através da geração de empregos, melhoria constante de produtos e serviços e o respeito à natureza.

Maior sistema cooperativo da área médica do mundo 

Hoje a Unimed está presente em 84% do território nacional, e não apenas é a maior rede de assistência médica do país como também o maior sistema cooperativo da área médica em todo o mundo, atendendo a mais de 18 milhões de usuários. A verdade, no entanto, é que a cooperativa que nasceu com a Unimed Santos (SP) pelas mãos do Dr. Edmundo Castilho cresceu tanto que hoje é formada por 349 cooperativas médicas menores, que compartilham dos mesmos ideais, metas, objetivos e missão – 175 no Sudeste, 72 no Sul, 54 no Nordeste, 36 no Centro-Oeste e Tocantins, e 12 no Norte.

De acordo com a própria empresa, hoje são cerca de 114 mil médicos cooperados, com 114 hospitais próprios e 14 hospitais dia, além de laboratórios, pronto-atendimentos, clinicas e ambulâncias conveniados. Com 31% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed prima pela transparência e faz questão de abrir seus relatórios anuais de Gestão e de Sustentabilidade ao público, que pode acessá-los online no portal da empresa.

Faça seu plano de saúde Unimed sem precisar sair de casa 

Para fazer seu plano de saúde Unimed e ter os serviços da maior cooperativa médica do mundo é muito fácil, você sequer precisa sair de casa. Basta entrar em contato com um dos nossos vendedores especializados que ele indicará o plano Unimed que mais tem a ver com o seu perfil, com as suas necessidades e com o seu orçamento. Em poucos minutos você tem a cobertura ideal para você e sua família ou sua empresa, com a garantia dos melhores serviços prestados sempre que precisar, sem filas nem burocracia.

E então, pronto para fazer seu plano de saúde? Se preferir, faça uma cotação online sem compromisso e veja como é muito mais fácil do que você imagina cuidar da sua saúde com qualidade! 

Entenda qual é o melhor plano de saúde para você (e para o seu bolso!)Powered by Rock Convert
Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: