...

Plano de Saúde para Empresas

Para quem não conhece, o plano de saúde empresa é direcionado às empresas. Elas adquirem esse serviço e disponibilizam aos seus funcionários.

Diferente dos planos para pessoas físicas, ele realmente só pode ser adquirido por empresas e nunca são vendidos de forma individual, ou seja, precisa ter um numero mínimo de funcionários que farão a adesão para que ele seja vendido.

Como funciona para a empresa o Plano de Saúde Empresa

Esse tipo de plano de saúde é disponibilizado para empresas e essas podem variar de tamanho e de número de funcionários. As operadoras de saúde costumam ter uma grande opção para esse segmento. Hoje por boa parte das empresas possuírem esse serviço, já existem operadoras que fornecem o plano de saúde empresa como sendo o único comercializado, não permitindo a aquisição por pessoas físicas.

Para ter direito e ele é preciso primeiro ser uma empresa e ele normalmente pode ter a partir de 3 funcionarios inclusos no plano, e normalmente não existe limite máximo. O contrato é feito com uma pessoa jurídica (que possui CNPJ) com a operadora do plano de saúde ou outra empresa autorizada a comercializar o plano de saúde empresa.

O Plano de Saúde Empresa é divido por categorias de acordo com a quantidade de vidas e tipo de plano. Para entender melhor, uma empresa com 3 vidas não terá o mesmo tipo de plano de benefício que uma empresa com 500 vidas.

Empresas com grande quantidade de vidas costumam ter consultores dedicados a elas enquanto as menores contam com um consultor que atende a várias empresas. Isso porque empresas grandes podem ter planos únicos e exclusivos para elas.

Para aderir ao plano é preciso que um responsável de empresa entre em contato com uma operadora de plano de saúde. A partir daí se iniciarão as negociações para determinar o que será disponibilizado aos funcionários.

O fato de a empresa disponibilizar o plano de saúde empresa não significa que o obrigatoriamente todos os funcionários o terão, isso vai depender muito da convenção coletiva e da opção do colaborador.

O que o Plano de Saúde Empresa oferece

O plano de saúde empresa, além de oferecer mais seguranças aos funcionários permite também que a empresa tenha profissionais mais saudáveis.

Ele permite que a empresa disponibilize aos funcionários planos de vão desde os básicos até os mais completos. Eles costumam cobrir consultas médicas, exames e internações, porém os planos mais completos podem oferecer transporte rodoviário e aéreo, coleta domiciliar e muito mais.

Além disso, para empresas com grande número de funcionários também podem ocorrer parcerias entre as operadoras e empresas fazendo com que ocorram palestras e programas de prevenção à saúde e acidente de trabalho.

Em relação ao custo ele costuma ser muito inferir a um plano individual devido ao número de pessoas que farão parte dele.

A rede credenciada, aquele em que é possível conseguir atendimento com o plano, pode variar muito também. Cada empresa possui sua rede credenciada e em locais determinados. Isso quer dizes que mesmo tendo cobertura em uma determinada cidade não serão todos os bairros que contarão com o atendimento medico de uma determinada especialidade, as vezes o usuário precisa se locomover.

A área de cobertura também pode variar, pode se optar por uma cobertura regional, onde o atendimento só ocorre em algumas cidades em torno da empresa ou de abrangência nacional, sendo que nesse caso será possível conseguir atendimento em qualquer local do país.

Algumas empresas possuem sedes e filiais em outros países, e seus executivos costumam visita-las, por isso algumas operadoras de plano de saúde empresa possuem planos que cobrem também o atendimento internacional. Porém nesse caso é um pouco diferente, nos outros países não existe uma rede credenciada, então quando se faz uso de serviços médicos por lá depois deve se solicitar o reembolso a operadora.

Além do plano de saúde é possível também que se contrate o plano de saúde odontológico com a mesma operadora. O plano odontológico garante tratamento adequado em relação à saúde bucal, e assim como o plano de saúde também possui uma rede credenciada de atendimento e os procedimentos que são cobertos pelo plano.

Normalmente nos planos odontológicos está inclusa a cobertura de procedimentos relacionados a prevenção e tratamento apenas. Procedimentos estéticos e ortodônticos não entram no plano, mas se a empresa desejar oferecer isso aos seus funcionários deve verificar se há disponibilidade na operadora.

A vantagem de se fechar um pacote muitas vezes reflete no preço e também no atendimento diferenciado que a empresa recebe. Porém se a ideia é ficar com uma operadora para o plano de saúde e outra para o plano odontológico, não existe problema. Isso pode ser feito e será preciso definir quais serão as empresas prestadoras de serviço, sempre pensando na qualidade dos serviços e atendimento oferecido.

Facilidades para as empresas administrarem o Plano de Saúde Empresa

Muitas operadoras de plano de saúde empresa possuem portais que podem ser acessados por meio de um login e senha para que os responsáveis pela empresa consigam administrar esse beneficio.

Esses portais costumam permitir que se cadastre um funcionário que deseja aderir ao plano de saúde empresa, altere seus dados e os exclua do plano. Isso tudo sem precisar entrar em contato com a operadora do plano de saúde, facilitando assim a inclusão e exclusão de beneficiário.

Outra vantagem é que esses mesmo portais ainda permitem administrar os valores cobrados pelo plano, desmembrando por funcionário e facilitando na hora de repassar os custos para os colaboradores. Por conta dos sistemas informatizados a administração é bem simples e a quantidade de falhas quase mínima, não precisando direcionar diversos profissionais para exercer essa função.

Além disso, as empresas não precisam se preocupar com o agendamento de consultas, pois tudo isso é feito diretamente com a operadora e a empresa nem precisa ficas sabendo.

Quais as vantagens do Plano de Saúde Empresa para a empresa

Para as empresas existe uma grande vantagem em possuir um plano de saúde empresa, isso porque hoje depender da saúde pública não é algo que agrada as pessoas devido a ineficiência e demora no atendimento.

O plano de saúde acaba sendo um atrativo ao trabalhador na hora de aceitar um emprego, isso porque se considera também os benefícios que serão recebidos além do salário. Principalmente quando esse benefício pode ser estendido aos dependentes ele fica ainda mais atrativo, pois o funcionário irá também garantir a saúde de seus familiares.

Para o funcionário aderir ao plano de saúde empresa acaba saindo bem mais barato que um plano individual, e isso muitas vezes acaba sendo uma forma de reter o trabalhador. Isso porque como a empresa fecha um pacote com a operadora o preço fica reduzido e algumas empresas ainda subsidiam parte do valor para que realmente o funcionário faça a adesão.

Segundo pesquisas realizadas empresas que disponibilizam aos seus colaboradores planos de saúde e planos odontológicos são bem mais vistas pelos funcionários, isso porque demonstram uma certa preocupação com eles. Além disso, possuem um clima organizacional melhor e com trabalhadores mais satisfeitos e emprenhados.

[bannerTipo]

Como funciona o Plano de Saúde Empresa para o funcionário

Para o funcionário pode obter um plano de saúde empresa, a primeira coisa é prestar serviço para aquela empresa. Vou explicar as práticas mais comuns, porém elas não são regras e cada empresa pode trabalhar de uma forma.

Logo quando o funcionário entra na empresa ele pode ou não optar pelo pleno de saúde (existem algumas empresa em que obrigatoriamente o funcionário terá o plano de saúde por acordo coletivo). Se optar pelo plano de saúde não quer dizer que ele o terá imediatamente, é muito comum que ele só seja liberado ao funcionário após o período de experiência de 90 dias.

Muitas vezes o funcionário pode optar entre alguns planos que variam de uma cobertura mais básica até uma mais completa, porém cada um deles costuma ter um custo diferente. Feita a opção o funcionário deve preencher um formulário que servirá de adesão ao plano.

A inclusão de dependentes varia muito de uma empresa para outra, mas se for permitido o valor do dependente não será o mesmo do titular.

Uma dica importante é fazer a adesão ao entrar na empresa, isso porque nesse momento é comum se ter isenção de carência (tempo de espera para utilizar determinado procedimento). Caso se opte pelo plano já estando trabalhando as carências podem ser definidas pela operadora com um prazo bem maior para utilização.

Quando existe cobrança de valor para o funcionário, esse verá discriminada no holerite e se houver taxa de coparticipação também, porém esses valores devem respeitar a um percentual máximo em relação aos valores recebidos.

Para utilizar o plano de saúde empresa funcionário deve estar portando a carteirinha, que é entregue pela própria empresa. Todo agendamento de consulta e exames deve ser feito direto com a operadora do plano de saúde empresa. Esses podem ser agendados em toda a rede credenciada e coberta pelo plano.

Quais são os planos que podem ser comercializados

São muitas as operadoras que atuam no país, porém é possível ter acesso às informações de quais estão autorizadas a autuar em determinada região e quais planos podem comercializar. Para isso basta acessar o site da ANS e fazer uma busca.

Contrate já seu Plano de Saúde Empresa!

Confira as principais Tabelas de preços de Plano de Saúde: