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Sobre o Grupo SOBAM

O Grupo SOBAM, nascido em 1968 como resultado da união dos quatro médicos, aumentou suas expectativas em prol de um projeto audacioso, estimulando o crescimento da organização em torno dos conceitos éticos rígidos. Hoje o Grupo SOBAM está apto a prestar os serviços médicos com a maior segurança possível.

O modelo de gestão e de inovação está preparado para oferecer o melhor plano de saúde, a procura de planos individuais, os planos de ação por adesões, ou empresariais. Os produtos encontrados pelo Grupo SOBAM traduzem seu espírito de vanguarda, pois estão baseados em conceitos permeados por solidez, satisfação e organização.

São consultórios particulares, clínicas, hospital próprio, e serviços terceirizados, administrados por técnicas comprovadas de gestão. Todo o processo é atualizado por programas de treinamento constante, capaz de adequar os produtos oferecidos com uma realidade de mercado.

Vantagens de fazer um Pano de Saúde SOBAM

  • Acesso aos medicamentos: acesso aos grandes programas de tratamento prescrito para os processos agudos.
  • Seguro prestamista: 90 dias no período de exercício ou no período de 180 dias sem caso de falecimento do titular.
  • Programas de prevenção e pesquisa de saúde: programa de acompanhamento e cuidados especiais para melhorar a qualidade de vida dos beneficiários.
  • Saúde 24 horas: os guias de atendimento, com enfermeiras experientes para responder às suas perguntas sobre saúde.

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Como saber se o convênio que você deseja contratar é seguro?

Para saber se o plano de saúde que você deseja contratar é seguro, solicite à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano no banco de dados da ANS. 

Vá ao site da ANS, e acesse a seção de informações e avaliações de operadoras, lá você poderá: 

  • Conferir se os dados da empresa realmente existem, de modo a evitar golpes;
  • Conhecer o desempenho da operadora de planos de saúde no programa de qualificação da ANS, evitando empresas que oferecem atendimentos ruins e inadequados para, com o beneficiário; 
  • A posição que a operadora ocupa no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações dos seus consumidores, a fim de evitar futuros transtornos.

 

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Como funciona o reajuste das mensalidades?

Os planos de saúde individuais ou familiares só podem ser reajustados de duas maneiras: 

  • De acordo com o reajuste anual, definido pela ANS, na data de aniversário do convênio; 
  • De acordo com o reajuste por mudança de faixa etária. 

Em relação ao segundo item, solicite a empresa que vende o plano de saúde os valores das mensalidades de todas as faixas etárias, desse modo você conseguirá ter alguma ideia desses valores. O primeiro reajuste por mudança de faixa etária acontece aos 19 anos de idade. Após isso, ele ocorre de 5 em 5 anos, sendo o último reajuste, aos 59 anos de idade.

 

É importante saber:

Você deve notar dois pontos principais sobre a rede de hospitais, laboratórios e médicos conveniados ao seu plano:

  1. Nem todos os planos têm direito à internação hospitalar. Os planos que dão direito à internação hospitalar são os de tipo hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia ou plano referência. Veja no seu contrato qual é o tipo do seu plano.
  2. Se atente à rede credenciada que seu plano cobre. Avalie bem na hora de contratar o plano de saúde quais são os hospitais, laboratórios e médicos a que você terá direito pelo seu plano. 

Especificamente sobre os hospitais, fique atento: sua operadora de plano de saúde só poderá descredenciá-los em caráter excepcional. Nesses casos, é obrigatório substituir o hospital descredenciado do plano por outro equivalente e comunicar essa mudança ao consumidor e à ANS com 30 dias de antecedência, exceto nos casos de fraude ou infração sanitária ou fiscal por parte do hospital retirado do convênio de saúde. 

Caso a operadora opte por descredenciar um hospital sem substituí-lo por outro equivalente, só poderá efetivar e comunicar a redução da rede hospitalar aos beneficiários após autorização da ANS.

 

O que o alguns planos de saúde não cobrem?

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Os planos de saúde não podem negar a realização de um exame, especialmente se ele for solicitado por um médico, a fim de definir um diagnóstico médico.

Além de fiscalizar e regulamentar todo o setor, apenas a ANS pode e permitir exclusões de tratamentos e exames de acordo com a legislação, exclusões essas que inicialmente são situações como apenas como as seguir:

  • -Tratamento clínico ou cirúrgico experimental;
  • -Procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos;
  • -Órteses e próteses com foco na estética;
  • -Inseminação artificial;
  • -Tratamento de rejuvenescimento;
  • -Tratamento de emagrecimento com finalidade estética;
  • -Fornecimento de medicamentos importados não-nacionalizados.

Esses são apenas alguns exemplos dos procedimentos e situações que podem ser negados pelos planos de saúde, segundo as regras impostas pela ANS.

Quais documentos a operadora de saúde é obrigada a lhe fornecer quando você contratar um plano

A empresa é obrigada por lei a lhe fornecer os seguintes documentos:

  • A cópia do contrato assinado contendo todas as condições de utilização do seu plano, como: o preço da mensalidade, as formas de reajuste e a cobertura que você tem direito;
  • Uma relação contendo todos os profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados ou referenciados;
  • O manual para orientação de contratação de planos de saúde; 
  • o guia de leitura contratual.

ATENÇÃO: Para os planos de saúde coletivos, a entrega da cópia do contrato não é obrigatória pela operadora a cada beneficiário, no entanto, a cópia pode ser solicitada à empresa que contratou o plano.

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  • 24hs

    Urgência e Emergência

  • 30 dias

    Consultas, Exames, Eletrocardiograma

  • 60 dias

    Odontologia

  • 90 dias

    Fonoaudiologia, Fisioterapia, nutricionista

  • 180 dias

    Internações

  • 300 dias

    Para cobertura de partos

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