Ir para o conteúdo
Alimentação

Entenda como emagrecer rápido e de forma saudável!

Leitura: 7 min
2759 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Muitas vezes, para saber como emagrecer rápido, as pessoas exageram em dietas milagrosas e muito restritivas, param de se alimentar ou então só se alimentam com suplementos não prescritos – o que é um erro muito comum e que pode se tornar perigoso se utilizado em longo prazo.

A solução mais eficaz e saudável de como emagrecer rápido é a prática de exercícios e a reeducação alimentar – apenas essas duas etapas, se colocadas em sua rotina da maneira correta, pode fazer você perder peso sem complicações. No decorrer do artigo, iremos apresentar algumas dicas valiosas que podem mudar sua saúde e bem-estar.

Profissionais que podem lhe ajudar com isso!

Endocrinologista

O endocrinologista é o médico especializado em cuidar do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam.

Essas glândulas são órgãos do nosso corpo que cuidam da liberação dos hormônios na corrente sanguínea – e os hormônios são caracterizados como as substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do organismo humano.

Sendo assim, podemos falar que o endocrinologista é um ótimo profissional para se procurar se quer emagrecer – em situações em que a pessoa possui problemas hormonais que a impedem de perder peso.

Nutricionista

O nutricionista tem uma função muito importante – trabalhando com a reeducação alimentar, alimentação de atletas e até mesmo com o planejamento de cardápios balanceados para pacientes com objetivos variados.

Esse profissional é fundamental para a mudança de hábitos alimentares e estilo de vida de seus pacientes, o que também faz com que ele se encaixe como um dos profissionais fundamentais para ajudar no emagrecimento!

Quer passar com um desses profissionais e saber como emagrecer rápido? Confira o melhor plano de saúde que irá te auxiliar nisso!

Como emagrecer rápido? Comece por uma alimentação saudável!

Os alimentos in natura – que também podemos chamar de alimentos saudáveis – são os que podemos adquirir de plantas ou animais, como frutos, folhas, ovos e leite. Os minimamente processados também podem ser considerados saudáveis, como o arroz e a farinha integrais.

Já falando dos alimentos processados – que são as frutas em calda, os pães, doces, queijos e entre outros – devem ser consumidos em porções muito pequenas, pois eles são fabricados essencialmente com a adição de sal e açúcar ou outra substância como o óleo. Quando ingeridos em excesso, podem causar algumas condições, como diabetes, colesterol alto e obesidade.

Como emagrecer rápido? Fácil, comece adicionando esses alimentos saudáveis em sua dieta: abacate; beterraba; brócolis; couve; amêndoas; banana; maçã; damasco; repolho; cenoura; couve-flor; uva; coco; alho; aveia, chocolate amargo; ovo; aveia; abóbora; azeite de oliva extravirgem; romã; batata doce; cogumelos; pimentão; kiwi; tomate; quinoa; espinafre; laranja e salmão.

Porções recomendadas

Separamos algumas porções que podem auxiliar na hora de montar sua dieta saudável e uma alimentação para emagrecer. Confira a seguir as porções recomendadas com base na pirâmide alimentícia:

·         Carnes, legumes, ovos e nozes

Recomenda-se 2 a 3 colheres de carne moída; 1 fatia pequena de carne; 1 coxa de frango sem pele; 1 filé de peixe pequeno; feijão; 1 ovo; 1/3 xícara de nozes.

·         Vegetais

Recomenda-se 1 xícara de vegetais folhosos crus; os demais vegetais cozidos ou crus e picados fica por conta do gosto de cada pessoa – mas lembre-se, ele não pode faltar!

·         Pães, cereais e massas

Recomenda-se 1 fatia de pão (francês ou integral); até 3 xícaras de cereal ou massa cozidos; 1 pedaço grande de vegetal; 5 a 6 biscoitos salgados.

·         Frutas

Recomenda-se 1 fruta ou fatia média; as frutas picadas e cozinhas, assim como o suco, pode ser colocada na quantidade que a pessoa preferir – nunca faltando na rotina alimentícia.

Hábitos que impedem o emagrecimento

Ávidos para se ter um emagrecimento e perda de gordura de forma rápida, muitas pessoas cometem erros que atrapalham essa meta e que ainda podem prejudicar a saúde. A seguir, você irá saber como emagrecer rápido evitando esses erros que podem parecer bobos, mas que fazem uma diferença gigante, que podem atrapalhar a sua perda de peso.

1.   Dietas restritivas

Lembre-se que dietas radicais podem prejudicar sua saúde e atrapalhar seu processo de emagrecimento! As dietas que possuem pouquíssimas calorias ou que retiram algum tipo de alimento importante, pode se tornar prejudicial a longo prazo.

Sendo assim, dietas que cortam um alimento completamente ou que sejam baseadas em proteína, suco, sopa e entre outros, devem ser evitadas ou acompanhadas com afinco por um profissional nutricionista. As dietas adequadas devem ter o emagrecimento gradual como objetivo através de uma reeducação alimentar – isso evita o efeito indesejado da sanfona, que consiste em emagrecer e engordar em curtos períodos.  

2.   Pular ou evitar uma refeição

Pular ou evitar uma determinada refeição durante o dia – principalmente as principais – e um grande problema para quem busca emagrecer com saúde. Ficar um período muito extenso sem se alimentar deixa o organismo com uma falta de energia e sem os nutrientes essenciais para seu funcionamento adequado.

Como já citado anteriormente, a consequência é o organismo utilizar das proteínas dos músculos para obter a energia. E como resultado, ao invés de perder gordura, se perde massa muscular.

3.   Refeições noturnas

Quando fazemos aquele lanchinho de madrugada – pensando que ele é apenas inofensivo – corremos o sério risco de armazenar essas calorias como gordura, em vez de queimá-las. Prefira um lanche mais leve, e tente ficar longe da geladeira antes de ir se deitar.

4.   Álcool em excesso

O consumo de bebidas alcoólicas – seja cerveja ou destilados mais pesados – pode provocar um excesso de gordura abdominal. Seja moderado na hora de ir em uma festa, e pense duas vezes antes de tomar mais um copo de cerveja!

5.   Alongue-se!

Para as pessoas que trabalham em escritório e passam muito tempo sentados, fique atento! Estudos confirmam que existe uma relação entre a obesidade e o tempo que a pessoa passa sentada. O recomendado é dar uma caminhada pela sala ou se alongar a cada 90 minutos!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: