Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Vigência do Plano de Saúde em caso de Demissão

Leitura: 9 min
97181 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Como ocorre a vigência do Plano de Saúde? Não dá para negar que o Brasil ainda sofre consequências da crise, tanto política como econômica. Infelizmente, isso provoca a demissão de muitos trabalhadores, tanto de setores públicos, como principalmente de setores privados.

Como muita gente sabe, empresas privadas e órgãos públicos normalmente oferecem uma série de benefícios a seus empregados, entre os benefícios oferecidos podemos listar o Plano de Saúde como um dos mais importantes.

Toda essa série de demissões, acabou gerando muitas dúvidas e especulações sobre a vigência dos planos de saúde após demissão dos funcionários.

Se você foi demitido, confira a seguir se é possível manter seu plano de saúde ativo e por quanto tempo isso é permitido.

A lei está do lado do demitido!

vigência do Plano de Saúde

Encarar uma demissão não é nada fácil, entretanto, ter conhecimento sobre seus direitos torna esse momento um pouco mais fácil tanto para o bolso, quanto para o ânimo do demitido. Entre os muitos direitos do funcionário demitido, está a possibilidade dele permanecer no plano de saúde empresarial após o desligamento da empresa.

Esse direito é previsto pelo 30.º artigo da lei n.º 9.656/1998, conhecida como a Lei dos Planos de Saúde, regulamentada pela Resolução normativa 279/2011 da ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Mas existe um porém. A regra é válida apenas para funcionários que foram demitidos sem justa causa, assim como os prazos de permanência no plano de saúde são limitados.

Se a demissão ocorreu de forma voluntária, ou então o ex-funcionário tenha sido demitido por justa causa, então esse direito passa não valer mais.

Por que é importante que eu tenha um plano de saúde?

Consultas particulares, realização de exames, internações e situações emergentes podem custar bem caro. Por mais que os preços dos planos de saúde não sejam tão baratos, é um investimento para sua saúde e podem custar muito menos do que fazer todo o processo independente.
Além disso, quando o convênio de saúde cobre suas necessidades, a probabilidade de que você adoeça ou tenha um problema de saúde diminui muito. A empresa Vitta, por exemplo, criou algo inédito no mercado: os primeiros planos de saúde para Startups (ANS 42191-0), que conta com um processo automatizado de Equipe de Saúde e Médicos Pessoais. Ou seja, você recebe literalmente um acompanhamento da sua saúde via Whatsapp, e, por consequência, previne idas desnecessárias ao Hospital — enquanto estas poderiam ser simples consultas. Além disso, medicamentos estão inclusos nos planos.

Afinal, qual tempo de vigência do Plano de Saúde para o ex-funcionário?

Plano de Saúde

Após se desligar da empresa, o demitido pode permanecer no plano de saúde por período de equivalência ao de um terço do tempo que permaneceu na empresa, porém, esse prazo é limitado no mínimo a seis meses e no máximo de dois anos.

Caso o funcionário tenha trabalhado durante apenas um mês em determinada empresa e tenha sido demitido, ele tem o direito de permanecer no plano de saúde empresarial por um período de seis meses.

Mas se ele tiver trabalhado por dez anos na empresa, mesmo que um terço do tempo desse período seja equivalente a mais de três anos, ele só pode utilizar o plano de saúde oferecido pela empresa pelo período de até dois anos.

[rock-convert-cta id=”8043″]

O que é preciso para continuar usando o plano de saúde da empresa?

Primeiramente, para continuar usufruindo o plano de saúde, o funcionário deve ter contribuído ao plano durante todo o período que trabalhou na empresa.

Se a empresa era 100% responsável pelo pagamento das mensalidades, então o direito de continuidade não é garantido.

O demitido precisa arcar com 100% do valor das mensalidades do plano de saúde após seu desligamento da empresa, ou seja, apesar de permanecer no plano, o que antes era pago pela empresa, automaticamente passará a ser pago integralmente pelo ex-funcionário.

O benefício só continua válido enquanto o funcionário estiver desempregado. Ao começar a trabalhar para uma nova empresa, o direito de permanência no antigo plano é automaticamente extinto.

Continuar com o Plano ainda é vantajoso.

vigência plano de Saúde

Como não há reajustes no valor da mensalidade do plano, é vantajoso para o ex-funcionário se manter no plano de saúde da empresa, afinal as mensalidades são mais baratas do que um plano individual e os benefícios oferecidos pelo plano de saúde são os mesmos.

Se você foi demitido, fique calmo, por mais que seja um momento difícil, tente não se desesperar. Pense na sua saúde, em segurança e conforto, em primeiro lugar. Afinal imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa e custear uma consulta particular não é nada barato.

Por isso, entre em contato com a operadora e mantenha seu plano de saúde ativo, as mensalidades são menores, os benefícios e segurança para sua família são os mesmos de um plano individual.

Quais os benefícios? 

Maior segurança e qualidade.

O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho em qualidade de vida.

Expectativa de vida.

Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.

Coberturas nacionais

Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.

Adoecer com menor frequência

Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.

Rapidez para marcar exames

O mesmo vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.

Facilidade em consultas

Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.

[rock-convert-cta id=”8049″]

Quais os seus direitos referente ao plano de saúde corporativo?

Muitos têm direito a continuar utilizando o convênio oferecido pela empresa por um período determinado.

Geralmente, essa possibilidade é garantida pela legislação trabalhista e varia de acordo com o tempo de contribuição ao plano. Informe-se sobre as condições e prazos, pois isso pode ser uma opção viável para a sua situação.

Os prazos e condições para manter o plano de saúde variam de acordo com o tempo de contribuição e o tipo de plano. Geralmente, a empresa não pode rescindir imediatamente o seu acesso ao plano, proporcionando um período de carência para que você possa se organizar.

Entender esses prazos é essencial para evitar lacunas na sua cobertura médica.

Conclusão

Caso seja necessário a troca de plano de saúde – talvez para um melhor, e que proporcione mais tranquilidade quando o assunto é saúde – pesquise sobre as operadoras da sua região. Muitas vezes, após a demissão, muitos colaboradores preferem adquirir seus próprios planos, se desvinculando da empresa por completo.

Caso seja de sua preferência, conheça alguns planos que cabem no bolso de todo brasileiro!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: