fbpx
Ir para o conteúdo
Consultas Planos de Saúde

Veja como aproveitar melhor as consultas do seu plano de saúde

Leitura: 5 min
572 visualizações

No processo de diagnóstico e tratamento, as consultas são um momento muito importante, mas que nem sempre é devidamente aproveitado pelos beneficiários de planos de saúde. Isso porque muita gente não tem ideia de que pode colaborar para que os encontros com o profissional de saúde sejam ainda mais proveitosos. Com algumas dicas simples você pode utilizar esse tempo de forma inteligente e organizada, colaborando para otimizar seu diagnóstico e tratamento. Veja algumas dicas de como aproveitar melhor as suas consultas e tirar ainda mais proveito do seu plano de saúde.

Anote sintomas antes de sair de casa

Por melhor que seja a sua memória, antes de sair de casa, com calma, anote todos os sintomas do que você está sentindo. Um diagnóstico seguro pode depender de alguns detalhes, então procure fazer isso no dia anterior à consulta, aproveitando o restante do tempo para incluir mais alguma coisa conforme for lembrando. Faça o mesmo com qualquer dúvida que tiver, a consulta é a hora para acabar com qualquer insegurança em relação ao tratamento.

Encontre seu especialista

O seu guia médico, seja ele físico ou online, é a melhor forma de encontrar o clínico geral ou especialista dentre a rede credenciada. Muitos planos trazem pequenos símbolos que funcionam como legendas indicando o grau de especialização do profissional, por exemplo, além de outras informações que podem ser pertinentes. Faça a marcação online ou pelo telefone, checando sempre se o seu horário está realmente disponível, para evitar remarcações sem necessidade. Tenha sua carteirinha sempre à mão porque ela pode ser pedida na marcação por telefone.

Documentação sempre na carteira

Pode parecer óbvio, mas muita gente troca de bolsa e acaba deixando tudo em casa. Antes de sair não esqueça de checar se está levando um documento de identificação e a carteirinha do plano ou sua marca ótica. O procedimento é necessário para sua própria segurança, evitando que os beneficiários sejam vítimas de algum tipo de fraude.

Leve exames que já tem em casa

Mesmo sendo a primeira consulta, leve todos os exames mais recentes que sejam pertinentes ao que você está sentindo, isso pode ajudar o médico a ter algum parâmetro que sirva como ponto de partida. Podem ser exames de sangue mais recentes ou exames de imagem.

Faça uma espécie de prontuário

Procure guardar todos os seus exames em um mesmo lugar, assim se o médico pedir que você leve algum deles em uma próxima consulta você tem a certeza de encontra-lo com facilidade. Junte aos exames, receitas e a descrição de tratamentos anteriores, que podem de alguma forma ajudar n tratamento atual.

Sempre retorne na data marcada

Respeite sempre as datas de retorno marcadas pelo médico, o período correto entre uma consulta e outra pode fazer diferença no tratamento. Respeite as determinações do médico e retorne na data prevista. Lembre-se que o retorno para a apresentação de resultados de exames não caracteriza nova consulta perante o plano de saúde. Da mesma forma, nunca deixe de pegar o resultado de um exame e leva-lo ao seu médico.

Evite passar por vários médicos da mesma especialidade

A menos que o próprio médico faça essa indicação ou seja o caso de ouvir uma segunda opinião em casos de diagnóstico grave. Da mesma forma, jamais “fabrique” sintomas para fazer um exame que, na realidade, seria desnecessário. Procure ser fiel e realista em relação ao que está sentindo e deixe o profissional tomar as decisões necessárias sem a sua influência. Lembre-se que ele é o especialista, não você.

Seguindo essas orientações você estará colaborando para uma consulta mais rápida e eficiente, possibilitando um diagnóstico mais preciso.

Ainda não tem um plano de saúde? Não perca mais tempo, veja agora quais as operadoras que atuam na sua região, faça uma simulação de preços online e escolha o plano que melhor preenche as suas necessidades. Na dúvida, contate um vendedor especializado e converse com ele: com certeza ele terá a melhor solução para o seu perfil.

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: