Vale a pena contratar um Plano de Saúde no meio da gestação?

Vale a pena contratar um Plano de Saúde no meio da gestação?

527
0
SHARE

Os planos de saúde são a melhor opção para quem está planejando engravidar: você pode fazer todos os exames do pré-natal com tranquilidade e contar com os melhores hospitais equipados com UTIs neonatais para o parto. Além disso, o filhote já nasce com uma cobertura de 30 dias garantida, com as mesmas carências que a mamãe. Para ter direito a tudo isso, no entanto, é preciso que a gravidez ocorra antes da contratação do plano, porque a carência para parto é de 300 dias. Então o que acontece se a contratação ocorrer no meio da gestação? Será que vale a pena? 

Com o plano de saúde você tem uma gestação mais tranquila 

O ideal é que a gestação seja planejada e que o plano de saúde com obstetrícia seja contratado antes dela acontecer, assim a gestante tem direito à cobertura completa, sem dor de cabeça. Só que muitas vezes todos nós somos pegos de surpresa por algumas coisas, claro, e quando se vê o planejamento foi por água abaixo. Nesse caso, quando o plano é contratado durante a gestação, você só terá direito à cobertura parcial do plano – ou seja, aquelas cujas carências já tiverem sido cumpridas. E aí o parto não estará incluído. É bom saber, no entanto, que a carência de 300 dias para partos (chamados de “partos a termo”) exclui os casos de partos prematuros e de correntes de complicações. 

Preste atenção às carências da sua cobertura parcial 

Continua valendo a pena? Claro, até porque há várias outras coberturas que você poderá aproveitar (dependendo do momento da contratação em relação aos meses de gestação), barateando bastante em relação ao gasto de bancar todo o processo da gestação e parto integralmente particular.

É o caso de exames, consultas e internações eletivas, por exemplo, para os quais a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulamenta um prazo máximo de carência de 180 dias. E há ainda planos de saúde celebrados em alguns contratos coletivos empresariais que têm adesão automática, ou seja, não é permitida a exigência de cumprimento do prazo de carência para ter acesso aos benefícios. 

Cobertura é garantida para casos de urgência e emergência 

Por outro lado, a Lei dos Planos de Saúde (Lei 9.656/98) em seu artigo 12 define os prazos máximos de 24 horas para os casos de urgência e emergência, definindo-os no artigo C-35: os casos de urgência decorrem de acidentes pessoais ou de complicações do processo gestacional; já os de emergência, os que implicarem em risco imediato de vida ou lesões irreparáveis ao paciente. Ou seja, você fica amparada por qualquer problema mais sério que possa ocorrer durante a gestação, inclusive internações de emergência ou urgência, porque a carência de 180 dias é para internações eletivas (programadas).

Fique de olho nos detalhes na hora da contratação 

Na hora da contratação do plano de saúde, também vale ficar esperta em relação ao tipo de acomodação que você quer, se quarto particular ou enfermaria, e a amplitude da cobertura. O ideal é a cobertura integral, que dá direito a todo o atendimento ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, incluindo aí as consultas e exames também do pré-natal, os procedimentos ambulatoriais, internações e parto. Você pode optar pela cobertura apenas da internação e do parto, claro, mas todo o resto terá que ser pago por fora. Neste caso a opção é hospitalar com obstetrícia, uma alternativa a princípio mais econômica mas que deve ser bem avaliada em relação ao seu custo-benefício

Por isso, se você é mulher em idade fértil, a dica é fazer logo um plano de saúde com obstetrícia (não esqueça desse “detalhe”) para não ser pega de surpresa. Afinal, a gente nunca sabe quando avida vai dar um presentão inesperado. 

Se estiver na dúvida quanto à cobertura do seu plano de saúde e os períodos de carência, consulte um corretor especializado – mas se você ainda não fez seu plano, é ele também a pessoa mais indicada para resolver seu problema. Converse com ele, veja quais as opções que as operadoras que atuam na sua região oferecem e faça a melhor escolha. Você não vai se arrepender.

Comments

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY