Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Usufruindo o máximo do seu plano de saúde

Leitura: 5 min
4423 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Em épocas de saúde pública defasada e medicina particular bastante dispendiosa, ter um plano de saúde é a melhor maneira de ter acesso a uma medicina de qualidade, sem precisar enfrentar filas, listas de espera, e ainda ser atendido com qualidade, rapidez e também pagar um preço justo.

É importante salientar que o plano de saúde, embora seja contratado com a intenção de prover saúde, pode e deve ser usufruído de maneira mais ativa do que muita gente faz, sendo assim mostraremos a seguir como usufruir o máximo do seu plano de saúde.

Formas de contratação de um plano de saúde

As regras de utilização também mudam se você escolher um plano individual/ familiar ou um coletivo:

Plano Individual ou familiar

Nos planos de saúde familiar ou individual, você pagará um valor mensal mesmo que não utilize os serviços todo mês. Então, se você tem alguma doença crônica e precisa de médicos com frequência, esta modalidade, as vezes, pode ser a ideal. Porém, os planos individuais passam sempre por descredenciamento de médicos e hospitais.

Coletivo

Quando você contrata esse serviço por conta própria, você paga mensalidades menores, mas consultas, atendimentos e exames são cobrados. Ou seja, se você vai ao médico poucas vezes por ano, essa pode ser a melhor escolha. Caso escolha o plano de saúde coletivo, pergunte sobre valores dos serviços antes de assinar qualquer papel. Os reajustes anuais podem ser maiores do que no plano individual, pois não é determinada pela ANS.

Antes de mais nada, espere o prazo de carência

Todo e qualquer plano de saúde tem um período de carência para que seus usuários possam começar a usufruir de seus benefícios.

Consultas médicas, realizações de exames, procedimentos cirúrgicos só podem ser utilizados após o período de carência vencer, sendo assim, tenha conhecimento sobre o prazo de todos os períodos de carência para começar a usufruir do seu plano de saúde.

Não utilize o plano de saúde apenas quando for necessário

Muitas pessoas que possuem um plano de saúde esperam ficar doentes ou então realmente necessitar de uma consulta para fazer uso do plano.

Se você possui um plano de saúde e o período de carência já venceu, faça check-ups regulares, consulte-se com os diferentes profissionais que atendem seu plano de saúde, realize exames e acompanhe sua saúde de perto, se você paga por isso tem o direito de utilizar como bem entender.

Use as Farmácias do seu plano de saúde

Não é novidade que alguns planos de saúde possuem farmácias para uso exclusivo de seus credenciados, é comum que essas farmácias vendam medicamentos e também itens de perfumaria por preços mais acessíveis.

Sendo assim, se seu plano de saúde possui uma farmácia que pode ser utilizada pelos credenciados porque comprar apenas medicamentos nela?

Aproveite os descontos e compre também outros itens, como cremes, shampoos, desodorantes e outros itens de perfumaria. Se o plano oferece essa facilidade, cabe a você aproveitá-la.

Aproveite as oficinas, mutirões, corridas e caminhadas

Planos de saúde tem engajado cada vez mais ações em benefício da comunidade, entre essas ações, estão oficinas de culinária, mutirões para detecção de doenças como diabetes, hipercolesterolemia e pressão alta, por exemplo.

Além disso, são comuns corridas e caminhadas que visam prover uma vida mais saudável, alegre e divertida. Participar de maneira frequente dessas atividades também é uma forma de usufruir o máximo do que seu plano de saúde disponibiliza a você.

Diferente do que muita gente pensa, um plano de saúde não deve ser utilizado apenas para momentos de dores e doenças, há muitos outros modos de utilizar o seu plano de saúde e dessa maneira aproveitar tudo de bom que ele tem a oferecer.

Se você ainda não tem um plano de saúde para você e para toda sua família, não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo com as operadoras de saúde de sua região e contrate um plano de saúde que atenda suas necessidades e que caiba no seu bolso, conforme mostramos aqui, um plano de saúde pode trazer muito mais do que apenas segurança e tranquilidade.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: