Tratamento de varizes: saiba como funcionam e quais os principais
Muito além do incômodo estético, as varizes provocam dores, inchaços e cansaço. Em casos mais sérios, podem desencadear úlceras e aumentar o risco de trombose. Dessa maneira, exigem acompanhamento médico.
A boa notícia é que o tratamento de varizes pode ser feito por diferentes métodos e apresenta bons resultados. Se você quer saber mais sobre esse problema, confira nosso post e entenda melhor o que caracteriza as varizes, suas causas e as principais formas de tratamento!
O que são varizes?
As varizes são veias dilatadas e torcidas, que ficam visíveis na pele e não realizam mais a função de fazer o sangue circular. Por isso, ocorre um aumento da pressão arterial, elevando e deformando a parede do vaso.
O problema, que acomete mais as mulheres, tem como sintomas iniciais a retenção de líquido, o ardor e o cansaço nas pernas. Em longo prazo, há alterações na coloração da pele, coceira e um inchaço que se torna mais persistente.
Quais as causas para esse problema?
Há diferentes causas para o surgimento das varizes, como:
- hereditariedade — quem tem parentes mais próximos com varizes tem mais chances de desenvolvê-las;
- questões hormonais — hormônios femininos reduzem a força das paredes dos vasos, deixando-os mais fracos;
- idade — a redução na produção de colágeno faz com que as veias se dilatem com mais facilidade. O envelhecimento também provoca desgaste nos vasos e nas válvulas do corpo;
- fatores posturais — ficar muito tempo na mesma posição sem movimentar as pernas contribui para o surgimento desse quadro;
- sedentarismo — a falta de movimentação dos membros inferiores traz problemas de circulação;
- obesidade — estar acima do peso provoca uma pressão nas veias, dificultando o fluxo sanguíneo.
Quais os tratamentos mais recomendados?
O tratamento de varizes pode ser feito de diferentes formas, de acordo com as condições e o tipo de problema de cada paciente. Veja abaixo!
Ablação
É um método minimamente invasivo, que consiste em queimar a parede interna dos vasos afetados com laser ou radiofrequência. É um procedimento que usa cateteres e, desse modo, só é indicado para vasos maiores, como a safena — que se estende da coxa até o meio da panturrilha.
A ablação é realizada em ambiente hospitalar, mas, normalmente, o paciente tem alta no mesmo dia.
Escleroterapia
A escleroterapia é um tratamento de varizes indicado para quem tem vasinhos que não apresentam comprometimento funcional, apenas estético. O método é feito com a inserção de substâncias nas veias, por meio de uma agulha fina — ocorre uma reação química e uma inflamação do vaso, fazendo com que ele se feche e desapareça. O procedimento exige de duas a cinco sessões e não necessita de internação.
Cirurgia
A cirurgia é um tratamento mais tradicional que consiste na retirada do vaso comprometido. São feitas duas microincisões (tornozelo e virilha), de modo que o médico faz a inserção de um fleboextrator — um cabo que faz a retirada da veia. O procedimento é realizado em centro cirúrgico e exige duas semanas de repouso.
Tratamento natural
Por fim, há, ainda, alguns medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas das varizes, como alguns de origem fitoterápica, que favorecem a circulação. A indicação é a castanha-da-índia e a hamamélis. Contudo, esses produtos só devem ser utilizados com orientação médica.
Viu só como há diferentes métodos de tratamento de varizes? Para saber qual é o mais adequado para cada caso, o ideal é sempre consultar um médico especializado.
Se você já fez o tratamento de varizes, compartilhe sua experiência deixando um comentário neste post!