Ir para o conteúdo
Alimentação

Suplementos alimentares: saiba quando tomar

Leitura: 5 min
4460 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar nos suplementos alimentares – principalmente se você é adepto da musculação, uma atividade física cada vez mais indicada para adultos de todas as idades. No entanto você sabe exatamente como deve fazer uso deles? Sim, porque cada um tem uma função específica, podendo ser ingeridos isolados ou de forma combinada. Os suplementos foram idealizados para suprir o organismo de substâncias que não estão sendo conseguidas – ou pelo menos não o suficiente – pela alimentação, potencializado o resultado dos treinos. Lembre-se, no entanto, que antes de começar qualquer atividade física você deve fazer uma bateria de exames – o famoso check-up – com os especialistas que o seu plano de saúde oferece, e manter um acompanhamento médico adequado durante todo o processo. Uma dica é apostar especialmente no nutricionista, cardiologista e ortopedista ou fisioterapeuta do plano de saúde, que poderão dar dicas incríveis para aproveitar ainda mais os treinos e os suplementos.

Dentre tantas marcas e tipos, como saber qual o suplemento mais indicado?

Essa é uma dúvida bastante comum frente a um mercado repleto de marcas e de diferentes tipos de suplementos. A melhor forma de saber se você precisa realmente deles é fazendo uma consulta ao nutricionista, que avaliará as suas carências nutricionais e indicará os mais adequados. No entanto, é bom você conhecer para que serve cada um deles, principalmente se você gosta de malhar.

Proteínas – Ajudam na construção de massa muscular

Durante o treino, você na verdade está destruindo seus músculos para reconstruí-los mais fortes, em um processo conhecido como hipertrofia. As proteínas – neste caso representadas pelos suplementos Whey, Caseína e Albumina – são essenciais para que essa ação ocorra de forma mais eficiente possível, potencializando os resultados.

As proteínas podem ser tomadas por qualquer pessoa que faça academia e em qualquer hora do dia, mas elas podem ter resultados mais significativos no pós-treino, geralmente misturadas a algum carboidrato. Apesar de terem valores biológicos diferentes elas podem ser misturadas ao longo do dia sem qualquer problema.

Aumente a disposição com os pré-treinos

Como o próprio nome já diz, estes suplementos melhoram o foco e a disposição nos treinos, melhorando também o processo de hipertrofia ao aumentar a concentração de sangue nos músculos. O ideal é que o suplemento seja ingerido de 60 a 90 minutos antes do treino e é indicado para qualquer pessoa que treine.

Hipercalóricos previnem a perda de massa magra

Eles são perfeitos para quem tem dificuldade em ganhar peso, ajudando a conseguir mais massa muscular e também a aumentar a energia durante todo o dia, porque mantém o organismo abastecido por uma boa quantidade de carboidratos. O ideal é usá este suplementos ao acordar, antes e depois do treino.

Aminoácidos – Os suplementos que dão força

BCAA”s e Creatina, por exemplo, são aminoácidos, a base da formação da proteína, que contém nove tipos deles. Eles podem ser inseridos ao acordar ou antes de dormir, mas quem quer ganhar força e massa muscular magra deve dar preferência à sua ingestão depois do treino.

Termogênicos, os queimadores de gordura

Os termogênicos são suplementos ideais para quem precisa perder peso, porque aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo – o que faz com que, ao tentar baixá-la novamente, o organismo aumente o gasto de energia. Alguns deles têm ainda moderadores de apetite, o que acaba otimizando a perda de peso.

Maltodexitrina – Para reconstruir os músculos

Este suplementos repõe a energia gasta no treino e ajuda o corpo a reconstruir a musculatura, por isso o ideal é ingerir logo depois da musculação, de preferência com alguma proteína em forma de shake. Qualquer pessoa pode fazer uso desse suplemento.

Mas não esqueça de fazer todos os exames necessários pelo seu plano de saúde antes de começar a musculação. Uma boa dica é também pedir ao nutricionista que faça um plano alimentar que potencialize ainda mais seus resultados.

Para quem não tem plano, a dica é conversar com um corretor especializado e descobrir os planos de saúde que são oferecidos pelas operadoras que atuam na sua área. Você vai descobrir opções individuais, familiares, coletivas ou empresariais muito interessantes, que com certeza se encaixarão no seu perfil.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: