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Planos de Saúde

Seu plano de saúde está obedecendo às novas regras da ANS?

Leitura: 5 min
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Poucas pessoas sabem, mas desde o dia 15 de maio de 2016 entraram em vigor através da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar novas regras que tem como principal objetivo melhorar o atendimento prestado pelos planos de saúde aos seus contratantes no que diz respeito às solicitações de procedimentos e também serviços de cobertura assistencial. Confira no decorrer do texto como saber se seu plano de saúde está obedecendo às novas regras impostas pela ANS.

Nova resolução normativa

As novas regras impostas pela ANS foram definidas através da Resolução Normativa (RN) de número 395/16.

O que as novas regras estabelecem?

As novas regras estabelecem:

  • Atendimento telefônico para emergências 24 horas por dia;
  • Informações mais completas sobre atendimento e procedimentos;
  • Negativas terão de ser mais detalhas;

Atendimento telefônico para emergência 24 horas por dia

As novas regras estabelecidas pela RN 395/16 estabelecem prazos para a prestação de informações aos clientes de plano de saúde, disciplinando e também qualificando o atendimento, além de obrigar os planos de saúde a disponibilizares canais de contato tanto presenciais quando telefônicos.

Informações mais completas sobre atendimentos e procedimentos e negativas mais detalhadas

A resolução diz ainda que, quando demandados, os planos de saúde devem prestar informações e orientações imediatas a seus clientes, sobre o tipo de procedimento ou então serviço assistencial solicitado, esclarecendo se há ou não cobertura prevista nos procedimentos e também nos eventos em saúde da ANS ou então no contrato.

A resolução exige ainda que sempre que houver a apresentação de solicitação de algum procedimento ou então serviço de cobertura assistencial pelo cliente do plano de saúde, não importando por qual canal o mesmo tenha sido atendido ou qual tenha sido sua finalidade, deverá ser fornecido um número de protocolo no início do atendimento, ou logo após o atendente se identificar, para dessa forma, o cliente ter a certeza de que será atendido da maneira mais rápida e eficaz possível.

O que diz a ANS sobre as novas regras

A operadora é o primeiro canal de comunicação que o cliente tem com o plano de saúde, e ela precisa trabalhar de maneira rápida e satisfatória. Essas regras tem a intenção de reforçar e disciplinar o atendimento e também às solicitações de procedimentos e demais serviços de cobertura assistencial, estimulando os planos de saúde a qualificarem o contato com os seus clientes, melhorando assim, o serviço prestado”. Afirmou a diretora de Fiscalização da ANS Simone Freire.

Ainda de acordo com a diretora, a transparência, segurança, clareza e cortesia, assim como melhoria contínua são as principais diretrizes que devem orientar o atendimento dos planos de saúde aos seus clientes.

O plano que não obedecer às novas regras será multado

Caso o plano de saúde não cumpra as regras previstas na RN 395/16 o mesmo será submetido a uma multa inicial de R$ 30 mil. Caso a infração cometida pelo plano de saúde se configure como negativa de cobertura, então o plano de saúde poderá ser multado em valores ainda maiores, entre R$ 80 e R$ 100 mil. A ANS pediu ainda para que clientes apontem eventuais falhas e não cumprimento das novas regras pelos planos de saúde contratos, através de seus canais online e também através de telefones.

Plano de saúde e a segurança

Essas novas regras impostas pela ANS é uma maneira de fazer os planos de saúde serem cada vez melhores. Trata-se de uma melhoria contínua. Os planos que cumprirem essas novas serão capazes de atender seus pacientes de forma ainda melhor. Sendo assim, procure as operadoras de sua região e fique por dentro de quais são os planos de saúde que obedecem às novas regras. Sabendo disso, você poderá fazer um plano de saúde ainda melhor que ofereça segurança e tranquilidade para você e toda a sua família.

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Bruno
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Bruno Avelino

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