Ir para o conteúdo
Saúde da mulher

Seis atividades físicas para gestantes

Leitura: 7 min
5235 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Embora muitas pessoas pensem que as gestantes devem fazer repouso absoluto, a verdade é que um pouco de atividade física durante a gestação é muito benéfico e recomendado. Os exercícios ajudam a fortalecer o corpo para que a mãe tenha menos dificuldade de carregar o peso do bebê.

Além de provocar relaxamento e sensação de bem-estar, as atividades físicas também podem ser úteis para que o corpo da mãe volte a forma normal com rapidez após o parto. Muitas mulheres se preocupam se irão emagrecer de novo após o nascimento do bebê e, para garantir a boa forma, nada melhor do que se dedicar a um pouco de atividade física durante a gestação.

No entanto, é preciso ter consciência de que o corpo da gestante apresenta mais limitações e variações hormonais com a instalação do feto. No entanto, é preciso fazer atividades físicas de forma moderada para que os exercícios não tragam nenhum prejuízo à saúde da mãe ou do bebê. Além disso, é importante ter atenção a qualquer sintoma estranho e inesperado após as atividades.

Veja seis tipos de exercícios físicos ideais para gestantes

1. Alongamentos

Alongamentos não são exercícios intensos e são ideais para qualquer gestante. A atividade não tem uma função específica como perda de calorias ou ganho de massa muscular, mas ajuda muito a reduzir as dificuldades diárias da gestante com o próprio corpo. Alongar os músculos garante mais flexibilidade, disposição e ajuda a reduzir as dores corporais.

Faça pelo menos três alongamentos ao dia, um de manhã cedo, outro a tarde e um último antes de dormir. Alongue os músculos lentamente e espere alguns segundos. O ideal é ainda contar com a ajuda de vídeos de aulas de alongamento que ajudam a contar o tempo certo e fazer a atividade em posições diversas.

 2. Caminhada

A caminhada é uma atividade que fortalece o corpo, previne doenças, melhora a circulação sanguínea e não causa nenhum prejuízo às grávidas. No início da gestação, é possível ainda apostar em uma corridinha leve, sem forçar a capacidade física. Conforme a barriga cresce, faça apenas caminhadas.

Se acostumar com uma rotina de caminhadas irá gerar mais força para aguentar o peso da barriga conforme o bebê for se desenvolvendo. Porém tente fazer essa caminhada sempre acompanhada de uma amiga ou de um familiar. Se você sentir algum mal-estar no meio do caminho, mesmo que não tenha relação com a atividade, terá alguém ao lado para te ajudar.

3. Yoga

A yoga é uma atividade comum nas culturas orientais e tem milênios de história. A atividade é tranquila, fortalece o equilíbrio do corpo, melhora a circulação e produz também excelentes efeitos psicológicos. Para as gestantes, a yoga pode colaborar muito para manter um equilíbrio de mente e corpo durante a gestação.

Além disso, as técnicas aprendidas na yoga, principalmente com relação a respiração, podem ajudar muito a manter o controle na hora do parto, causando mais tranquilidade no momento do nascimento. Para as gestantes, yoga é uma das práticas mais recomendadas devido aos seus inúmeros benefícios.

4. Hidroginástica

Se você engravidar no verão, nada melhor do que aproveitar os benefícios da hidroginástica. A ginástica dentro da água ajuda a fortalecer os músculos, melhora a flexibilidade e não apresenta riscos na gestação por constituir uma série de exercícios leves. Por ser uma atividade física com pouca intensidade, as gestantes podem fazer por um longo período durante a gravidez.

 5. Ginástica caseira

Se você gostaria de se exercitar em casa e de forma prática, é possível fazer ginástica caseira, utilizando os móveis da casa como apoio. Escadarias, cadeiras, mesas e paredes podem ajudar a flexionar o corpo e a fazer os movimentos corretos de ginástica. Você pode também utilizar vídeos na web que ajudem a fazer ginástica com o auxílio de profissionais.

Lembre-se de não fazer nada muito pesado, principalmente com o avanço da gravidez. Qualquer tontura ou sensação de mal-estar é um sinal de que é preciso parar imediatamente com a atividade e apostar em exercícios mais leves. Ao fazer em casa, é necessário medir sozinha que tipo de ginástica possui alta ou baixa intensidade.

6. Pilates

Uma atividade que trabalha com a flexibilidade do corpo é o pilates. Os exercícios de pilates combinam diversas técnicas que utilizam força, movimento, respiração e equilíbrio. Para as gestantes, os exercícios fortalecem o corpo, principalmente a região pélvica que pode perder a força durante a gravidez.

Ao melhorar o equilíbrio e a flexibilidade do corpo, o pilates também ajuda a melhorar a movimentação do bebê dentro da barriga. A atividade só tem benefícios a oferecer e é excelente para manter a boa forma física também após o parto, ajudando a mãe a se recuperar rapidamente.

Cuidados na gravidez

Fazer atividades físicas durante a gravidez é algo muito importante para a saúde da mãe e do bebê. Porém há gestantes que podem ter limitações maiores e há casos em que as atividades físicas não são recomendadas, principalmente quando a gravidez apresenta algum risco por algum motivo.

Nunca faça exercícios físicos durante a gravidez sem a aprovação do médico.

Pergunte ao seu médico sobre a possibilidade e ouça também as recomendações do profissional. Ao sentir qualquer sintoma indesejável, comunique imediatamente o seu médico para investigar se as atividades físicas realizadas possuem alguma relação.

Para ter mais conforto no pré-natal e cuidar da própria saúde e da saúde do bebê de forma completa, conte também com um plano de saúde que tenha obstetrícia. Assim você terá o melhor conforto nas consultas e garante também a inserção do bebê no plano após o nascimento, sem custos extras.

Pesquise aqui no Plano de Saúde maiores informações sobre as operadoras que atuam na sua região. Faça pesquisas de preço e contrate um plano o quanto antes, para que você possa ter uma assistência de alta qualidade durante a gravidez e garantir a mesma qualidade para o seu bebê.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: