fbpx
Ir para o conteúdo
Planos de Saúde Saúde

Segredos para fazer o seu plano de saúde com segurança

Leitura: 9 min
350 visualizações

Ter um plano de saúde nos dias de hoje já é quase uma obrigação para quem se preocupa com o bem-estar próprio e da família. Arcar com despesas médicas para receber um atendimento de qualidade não é fácil e pode pesar no bolso à curto e longo prazo. Com um plano de saúde, o usuário ganha estabilidade, confiança e usufrui dos melhores serviços.

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas e preocupações na hora de contratar um serviço. Seja por não conhecer muito bem sobre os planos e operadoras, por não saber como o sistema funciona ou por possuir algumas ideias equivocadas com relação ao que os planos oferecem e o que cobram pelos serviços.

Antes mesmo de tomar a decisão de contratar um plano de saúde, não deixe de pesquisar bem sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas. É possível contratar um serviço com bastante segurança e tranquilidade, desde que tudo seja feito com calma e com vontade de fechar o melhor negócio. Além disso, você pode fazer tudo sem sair de casa, com o máximo de conforto possível. Confira 10 segredos que irão ajudar você a escolher o melhor plano com segurança e conforto máximo.

1. Invista nas crianças

Se você tem filhos, pense neles na hora de contratar um plano de saúde. Sejam crianças pequenas ou adolescentes, é muito importante cuidar do bem-estar e levar os pequenos para consultas e exames de rotina. Mesmo que os jovens possuam uma ótima saúde, doenças rotineiras podem aparecer inesperadamente.

Os planos de saúde familiares permitem incluir todos os membros da família com preços exclusivos, o que é ideal para quem tem filhos em casa. O valor por pessoa acaba saindo mais barato e, devido à idade das crianças e adolescentes, os preços também são em conta, já que o plano fica mais barato de acordo com a faixa etária.

 2. Não deixe para depois

Quanto mais cedo você contratar um plano de saúde, maiores serão os benefícios. Algumas pessoas ainda possuem o pensamento equivocado de que um plano de saúde deve ser pensado apenas na terceira idade. O custo para contratar após os 60 anos é muito mais elevado do que para a pessoa que contratou desde cedo. Quanto mais jovem você for, maiores serão as vantagens também para o futuro.

3. Pesquise quantas vezes for preciso

Não se precipite na hora de escolher o melhor plano para você e para a sua família. Há muitas opções de operadoras e serviços em todo o país, com alcances que vão desde as grandes cidades até o interior de qualquer estado. Pesquise primeiro aqui no Plano de Saúde quais são as empresas que atuam na sua cidade e, logo após, veja quais são as opções de plano para a sua localidade.

É possível que mais de um tipo de plano de saúde em mais de uma operadora pareça razoável para você. Por isso, vale a pena pesquisar a fundo os detalhes de serviços que cada opção oferece, além de verificar os preços, serviços extras e todas as vantagens. Para isto, solicite um orçamento por e-mail com todas as operadoras que forem do seu interesse.

4. Não fique com dúvidas sobre o seu plano

Fazer um plano de saúde com segurança significa também estar por dentro de todos os benefícios e limitações dos serviços. Se você não está familiarizado com o assunto, não tenha medo ou vergonha de fazer perguntas básicas. Peça todos os esclarecimentos possíveis ao representante de vendas e não feche o negócio enquanto tiver dúvidas no ar.

Às vezes a pressa para contratar o serviço ou até mesmo a preguiça de ir mais a fundo com o responsável da operadora acaba gerando transtornos mais tarde. O cliente não fica ciente das obrigações e direitos, o que faz com que algum mal-entendido acabe acontecendo após a contratação.

5. Saiba os procedimentos de cancelamento

Não há como prever se o plano e a operadora escolhida serão exatamente da forma com o cliente espera. Se, mais tarde, você se sentir insatisfeito com o serviço por algum motivo ou passar por alguma dificuldade financeira, é importante estar ciente de todos os procedimentos de cancelamento, que costumam ser fáceis e pouco burocráticos.

Se acontecer de você querer migrar para outra operadora, basta reunir os documentos necessários e os comprovantes de pagamento dos últimos meses. É possível trocar de operadora a qualquer momento sem precisar cumprir o período de carência novamente.

6. Reúna os documentos certos

Ter em mãos os documentos necessários para a abertura do plano também é essencial para contratar o serviço com segurança. Os documentos podem variar de acordo com a situação, principalmente se for para cadastrar um recém-nascido no sistema. Para pessoa física, os documentos solicitados são: comprovante de residência, cópia da identidade e do CPF.

Como há variações de acordo com a operadora, confira com o seu representante de vendas o que precisa para fechar o contrato. Este tipo de verificação evita transtornos mais tarde e facilita o processo de adesão ao serviço.

7. Conheça seus direitos e obrigações da seguradora

A atuação das operadoras de saúde é fiscalizada pela ANS (Agência Nacional de Saúde). É este órgão que dita as regras do jogo, defende os direitos do consumidor e evita que algumas operadoras abusem, aumentando mensalidade de usuários que chegaram na terceira idade ou fazendo cobranças extras.

No site da ANS, você poderá ver todas as obrigações das operadoras, bem como os deveres e direitos dos usuários. Fique por dentro do FAQ do órgão e tire suas dúvidas com a empresa caso ocorra algo fora do comum. Manter este controle permite que o usuário adquira o serviço com a máxima de transparência e tranquilidade possível.

8. Busque formas de economizar

Se você quer um plano mais em conta, vale a pena fazer uma minuciosa busca de valores em todas as operadoras que atuam na sua região. De antemão, fica uma dica: empresas maiores e mais conhecidas costumam cobrar valores mais altos do que operadoras de pequeno porte e que ainda estão em desenvolvimento no mercado.

9. Leia o contrato e pergunte sempre

Jamais assine nada sem ler, principalmente se for o contrato de um serviço de plano de saúde. O representante provavelmente irá mencionar os serviços de forma resumida, ignorando pequenos detalhes que podem fazer alguma diferença mais tarde. Por isso, não assine o contrato na hora, peça alguns dias para isto.

Em casa e com calma, leia as cláusulas e anote suas dúvidas para tirar no próximo encontro ou até mesmo por e-mail. Não faça nada na pressa ou na pressão, lembre-se que o beneficiado é você e que é preciso estar ciente de todas as condições antes de contratar qualquer tipo de serviço.

10. Faça tudo no conforto de casa

Todos os procedimentos de busca, orçamentos, operadoras e serviços oferecidos podem ser feitos no conforto de casa. Utilize o nosso sistema para procurar as empresas na sua região e fazer todas as pesquisas iniciais para verificar quais os planos se encaixam no que você procura no momento.

É possível solicitar orçamentos por e-mail e fazer boa parte do procedimento sem sair de casa. Aproveite também o conforto da internet para fazer pesquisas mais avançadas, como o nível de satisfação dos usuários com a operadora que você está pensando em contratar.

Powered by Rock Convert

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: