fbpx
Ir para o conteúdo
Plano de Saúde para Empresas

Por que se preocupar com saúde e bem-estar dos colaboradores?

Leitura: 4 min
409 visualizações

Encontrar maneiras mais eficientes de incrementar o clima organizacional e de fazer com que os funcionários produzam cada vez mais é algo constante em qualquer empresa, independentemente do seu segmento de mercado. Nesse mesmo contexto, a preocupação com saúde dos colaboradores é muito importante.

Os gestores modernos estão atentos quanto a esse aspecto e, dessa forma, a promoção de ações e campanhas relacionadas ao tema saúde e bem-estar vêm ganhando espaço, trazendo diversos benefícios para as equipes e para a instituição como um todo.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Saúde, bem-estar e produtividade

Na perspectiva da produtividade, cuidar da saúde dos seus colaboradores pode ser uma excelente ideia, visto que essa é uma maneira bastante substancial de demonstrar à sua equipe o quanto a empresa valoriza “quem veste a camisa”.

Além do mais, é possível que, desse modo, os gestores mostrarem que se importam com seus colaboradores enquanto seres humanos e não apenas como força de trabalho.

O comprometimento com essa questão pode vir de diversas maneiras — com ações pontuais que tentem esclarecer e prevenir riscos de acidente no local.

Entre elas, destacamos: as campanhas de conscientização e o desenvolvimento de estratégias que diminuam o estresse e problemas relacionados a ele, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.

Benefícios de cuidar da saúde dos colaboradores

Agora que você já compreendeu um pouco melhor a relação entre o bem-estar e a produtividade dentro de uma empresa, chegou a hora de conhecer, de maneira mais clara, quais são os principais benefícios de cuidar da saúde dos colaboradores. Veja abaixo alguns exemplos.

Evitar faltas por atestado médico

Qualquer empregador, sobretudo que tenha funcionários sob o regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), já experimentou problemas com funcionários que faltam ao trabalho e apresentam atestado médico. No entanto, ao cuidar da saúde dos seus colaboradores, a tendência é que isso aconteça com uma frequência muito menor.

Elevar a produtividade da equipe

Outro dos grandes benefícios de cuidar da saúde dos colaboradores é que isso tende a melhorar a produtividade desses profissionais. É praticamente impossível ser eficiente se você estiver com alguma doença ou condição clínica patológica, ainda mais se você estiver preocupado com as despesas médicas.

Melhorar o ambiente de trabalho

Profissionais saudáveis, na maioria das vezes, se sentirão satisfeitos em seu ambiente de trabalho, produzindo muito mais do que aqueles que não se sentem bem. Isso traz um clima organizacional muito melhor, o que ajuda a atrair e reter talentos, mesmo que outras empresas ofereçam melhores condições financeiras.

Ganhos efetivos com o plano de saúde

Nenhum empenho em benefício dos funcionários tende a ser tão efetivo e reconhecido como o pagamento de um plano de saúde. Em função dos problemas que o SUS enfrenta, com um bom plano a possibilidade de ter consultas, exames e até cirurgias com facilidade e rapidez traz mais tranquilidade, eleva o desempenho e melhora a imagem da instituição.

Como vimos, se preocupar com saúde e bem-estar dos colaboradores é uma excelente medida para qualquer tipo de empresa, especialmente para aquelas que desejam resultados consistentes em médio e longo prazos.

Viu a importância de se preocupar com saúde dos colaboradores? Quer receber outros conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter!

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: