fbpx
Ir para o conteúdo
Plano de Saúde para Empresas Planos de Saúde

Saiba por que o plano de saúde empresarial pode ser mais benéfico para você!

Leitura: 7 min
438 visualizações

Apesar de todos os brasileiros terem a disposição o Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidar de sua saúde, muitas pessoas enxergam os planos de saúde particulares como algo essencial. Por isso, até na hora de procurar uma oportunidade de trabalho, muitas pessoas procuram o vagas que possuem plano de saúde empresarial como benefício.

Além disso, os planos de saúde privados possuem um custo bastante elevado mesmo que hoje haja uma maior quantidade de ofertas no mercado — sendo inacessíveis para uma grande parte da população e o plano de saúde empresarial muitas vezes atua nesta falha, sendo ofertado para colaboradores atrelados a uma determinada empresa ou instituição.

Como funciona o plano de saúde empresarial

Os planos de saúde empresariais são divididos em dois grupos: 

  1. Coletivo empresarial: aqueles que prestam serviços de assistência à saúde dos funcionários de uma determinada empresa devido ao seu vínculo empregatício ou relacionado aos regulamentos e normas de instituições públicas;
  2. Coletivos por adesão: estes são aqueles contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como ocorre em conselhos, sindicatos e outras associações profissionais.

Plano de saúde coletivo empresarial

Para o plano de saúde coletivo empresarial é essencial que haja um vínculo empregatício ou que seja regido por estatuto próprio do poder público para o qual trabalha. Os trabalhadores que podem se tornar beneficiários deste grupo são:

  • Empregados ou servidores públicos;
  • Demitidos e aposentados;
  • Sócios;
  • Administradores;
  • Estagiários da empresa contratante.

Em relação aos dependentes, ou seja, as pessoas que podem participar do plano de saúde juntamente dos beneficiários, são os familiares. No entanto, terão de comprovar os seguintes graus de parentesco previstos na legislação:

  • Até o 3º grau de parentesco consanguíneo;
  • Até o 2º grau de parentesco por afinidade (caso de irmãos, tios, sobrinhos e primos do cônjuge ou companheiro);
  • Cônjuge ou companheiro.

Plano de saúde coletivo por adesão

Para o plano coletivo por adesão a pessoa em questão deve comprovar ter vínculo com a entidade, conselho, sindicato ou associação, a fim de demonstrar que ela de fato atua na categoria.

Como funciona o pagamento destes tipos de plano de saúde

No plano coletivo empresarial existe a possibilidade de efetuar o pagamento de duas maneiras: sendo pago total ou parcialmente pela empresa ou sendo descontado integralmente na folha de pagamento do colaborador. No caso do plano coletivo por adesão, o valor deve ser pago de maneira integral pelo beneficiário.

Quem pode contratar os planos de saúde empresariais

Os planos de saúde empresariais ou coletivos por adesão podem ser contratados por pessoas jurídicas, ou seja, devem estar identificados por um CNPJ.

Quem pode contratar estes planos de saúde são as pessoas contratadas por uma empresa, conselho, sindicato ou associação junto à operadora de planos de saúde para oferecer assistência médica e/ou odontológica aos trabalhadores vinculados a empresa e aos dependentes dessas pessoas (como dito anteriormente).

Como funciona para empresas?

Para se ter direito a um plano de saúde empresarial é necessário possuir um CNPJ – além de dois ou mais funcionários ativos. O contra é feito apenas com uma pessoa jurídica, junto com a operadora de saúde.

As empresas que possuem uma grande quantidade de vidas, costumam ter consultores dedicados a elas. Enquanto isso, as pequenas empresas contam com um consultor que atende a outras várias empresas também. É importante destacar que isso ocorre, pois as empresas grandes podem ter planos únicos e exclusivos para elas.

Quais os benefícios do plano de saúde empresarial? 

Carência

A grande maioria dos planos de saúde individuais não tem isenção de carência, e para os casos de consultas ou exames exigem prazos que variam de 30 até 180 dias. Um plano de saúde “carência-zero” (que seriam planos na qual você já tem direito a usá-lo logo após a contratação) vem se tornando cada vez mais difícil de se conseguir, geralmente, um plano de saúde sem carência são planos coletivos e empresariais.

Maior segurança e qualidade

O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho em qualidade de vida.

Expectativa de vida

Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.

Coberturas nacionais

Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.

Adoecer com menor frequência

Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.

Rapidez para marcar exames

O mesmo vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.

Facilidade em consultas

Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.

Agora você sabe os benefícios de se ter um plano de saúde empresarial! Para escolher o melhor plano, comece verificando quais as operadoras que atuam na sua região. Faça uma simulação online sem compromisso aqui e converse com um dos nossos vendedores especializados.

Entenda qual é o melhor plano de saúde para você (e para o seu bolso!)Powered by Rock Convert

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: