fbpx
Ir para o conteúdo
Saúde do idoso

Saiba como funcionam os planos de saúde para idosos!

Leitura: 7 min
312 visualizações

A forma mais adequada e segura de se garantir uma vida com qualidade para você ou um ente querido que já está na terceira idade, é contratando um plano de saúde para idosos. Devido a uma fragilidade maior com a saúde, — que vem junto com a idade — torna-se necessário ter acesso a serviços médicos para se ter cuidados extras e periódicos com a saúde.

Planos de saude para idosos são planos direcionados às pessoas da terceira idade, que oferecem coberturas integral e com um custo reduzido. Atualmente, os plano de saude senior que oferecem esse tipo de plano são: Ameplan Senior, Biovida Senior, Greenline Senior e Trasmontano Senior.

Por que contratar um plano de saúde para idosos?

O fato é que idosos estão mais suscetíveis a problemas de saúde e com um plano, o beneficiário pode se cuidar de forma constante, com consultas periódicas com especialistas. O acesso facilitado a consultas, exames e tratamentos pode evitar que o a pessoa procure um médico apenas quando já estiver com a saúde comprometida.

E também há a vantagem de um atendimento mais acolhedor do que o serviço único de saúde. Fora que algumas operadoras ainda oferecem descontos em drogarias, o que reverte em medicamentos mais em conta.

Muitas operados possuem programas especiais de medicina preventiva para pessoas nessa faixa etária, como a Notredame Intermédica por exemplo, que possui os programas de Assistência ao Idoso (PAI) e o Programa de Apoio ao Paciente com Doenças Crônicas (PAC).

A cobertura do plano de saúde para idosos

A “cobertura” é definida como o conjunto de procedimentos que são contemplados em um plano de saúde, sem o acréscimo de custos ou pagamentos adicionais. 

Os planos de saúde são muito distintos entre si e abordam coberturas diferentes, podendo incluir:

  • Consultas;
  • Exames;
  • Internações hospitalares;
  • Procedimentos cirúrgicos;
  • Tratamentos médicos (como quimioterapia e hemodiálise);
  • Acompanhamento obstétrico e partos.

Dicas para escolher o melhor plano de saúde para idosos

Muitas dúvidas podem surgir na hora decontratar um plano de saúde para idoso, mas algumas dicas podem facilitar na hora avaliar e escolher a melhor opção para você.

Dê preferência para as operadores especializadas em planos de saúde para idosos

A grande maioria das operadoras de saúde pode oferecer planos de saúde para maiores de 59 anos, mas isso não quer dizer que elas disponham de um atendimento específico e de qualidade para essa faixa etária.

Se for possível, opte pelas que oferecem serviços específicos para a melhor idade. Muitas operadoras tem Programas de Medicina Preventiva que são muito bons para idosos.

Cheque a cobertura com atenção

É super importante saber exatamente o tipo de atendimento e tratamentos que estão inclusos no plano e, apesar de haver um cobertura mínima que deve ser oferecida, certifique-se se há alguma adicional.

Uma dica é pensar nas doenças mais comuns nessa faixa etária e se todas elas estão contempladas dentro das opções de planos de saúde para idosos.

Verifique os locais de atendimento e rede credenciada

Encontrar um plano que seja acessível e com uma cobertura extensa é excelente, mas se ele não atender perto da sua residência, pode não valer de nada.

A rede de atendimento deve ser fundamental na hora de fazer a escolha, pois ela deve estar próxima a você e ser acessível.

Reajustes nos planos de saúde

Em planos de saúde individuais há dois tipos de reajuste: o anual, que ocorre em cada aniversário do contrato, e outro que ocorre com a mudança de sua faixa etária. 

Os grupos de idade são definidos pela ANS, e permitem que na mudança de um grupo para outro, a operadora possa modificar o valor dos planos contratados em questão.

Ao todo, existem 10 faixas etárias divididas em:

  • 0-18 anos;
  • 19-23 anos;
  • 24-28 anos;
  • 29-33 anos;
  • 34-38 anos;
  • 54-58 anos;
  • 59 anos ou mais.
  • A partir de 59 anos, não será mais aplicado o reajuste por mudança de faixa etária, porém permanece aquele que é aplicado anualmente no aniversário de contrato. 

ATENÇÃO: O reajuste por faixa etária, necessita a sua atenção e avaliação na hora da contratação do plano de saúde, pois todos os percentuais de variação devem estar explícitos no contrato e o valor da última faixa etária deve ser menor que o valor da primeira multiplicada por 6. 

Por que os planos de saúde para idosos são mais caros?

Uma coisa que você irá reparar quando estiver procurando por planos de saúde para idosos é o valor que, geralmente, costumam ser bem mais altos. E isso acontece quando o cálculo do valor de um plano de saúde ocorre, a operadora levará em consideração alguns fatores. Dentre eles, estão: 

Além dos fatores citados acima, outro fator que é a estimativa de utilização, pois se é esperado que uma pessoa acima de 59 anos (idade máxima no cálculo de planos) utilize mais seu plano e realize procedimentos de complexidade mais alta, o que faz com que planos de saúde para essa faixa etária sejam mais caros.

Agora que você já sabe tudo o que precisa e como funcionam os planos de saúde para idosos, não perca tempo e faça uma cotação gratuita e sem compromisso algum! Com a cotação você consegue simular o valor de um plano de saúde de acordo com as suas necessidades e consegue ter uma ideia de quanto você irá pagar.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: