fbpx
Ir para o conteúdo
Para Mulheres

Saiba a importância de ir ao ginecologista regularmente

Leitura: 6 min
2733 visualizações

Muita gente ainda acha que determinadas coisas só acontecem com os outros – até a hora em que acontece com si mesmo. Isso porque acaba descuidando de procedimentos básicos, como a ida regular ao ginecologista, no caso das mulheres. Mais do que tratar algum mal apenas quando há dor ou incômodo, as consultas periódicas ao especialista servem para prevenir e descobrir precocemente qualquer doença, antes que ela se instale e cause um mal maior. Também nessas horas o plano de saúde é fundamental, já que assegura o atendimento com os melhores profissionais à sua escolha, sem filas e com direito a todos os exames necessários. Veja porque a ida regular ao ginecologista é tão importante desde a puberdade e marque logo a sua consulta.

Consulta ao ginecologista deve começar cedo

O aparelho reprodutor feminino é bastante complexo – e por isso mesmo sujeito a muitos pequenos probleminhas que podem se transformar em dores de cabeça bastante sérias. Mas não são apenas as mulheres adultas que correm riscos: a consulta ao ginecologista deve começar assim que os hormônios começarem a agir no corpo das meninas. E nem é preciso esperar o aparecimento da primeira menstruação, basta os pelos pubianos começarem a crescer ou o corpo começar a modificar seu formato para já valer a primeira consulta ao ginecologista.

Hora de tirar dúvidas e deixar alguns mitos para trás

Por outro lado, a cada geração a vida sexual tem começado mais cedo, o que pode levar ao consumo de anticoncepcionais sem a devida orientação médica ou uma gravidez indesejada. Além da orientação adequada, essa é a hora da adolescente tirar todas as suas dúvidas a respeito do sexo e de seu próprio corpo e dar início ao saudável hábito de ir pelo menos uma vez por ano ao ginecologista.

Nestas consultas anuais deverão ser realizados o exame preventivo, que detecta os primeiros sinais de câncer de colo de útero ou ovário, além da mamografia e do toque para o câncer de mama. No entanto, são várias as outras doenças que podem aparecer.

Para se ter uma ideia, há mais de uma dúzia de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A grande maioria delas pode ser evitada e tem cura, principalmente quando detectada precocemente, ou seja em seus primeiros estágios. Todos estes exames têm cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Converse com sua filha sobre a importância de manter consultas regulares

No caso das adolescentes, algumas podem sentir-se envergonhadas diante do ginecologista, mas é preciso que os pais as orientem desde cedo quanto à necessidade da consulta médica, procurando deixá-las o mais à vontade possível.

Afinal, será sempre melhor receber orientações de um especialista do que buscar resposta na internet, em revistas ou com as colegas, já que nem tudo o que se ouve é verdade. Além disso, como os problemas variam de mulher para mulher, o que é bom para uma pode até fazer mal para outra.

Faça um plano de saúde com obstetrícia

Através do plano de saúde a consulta com o ginecologista é individualizada, sem filas e com o profissional que você escolher dentro da rede credenciada. No entanto, o ideal para mulheres em idade fértil é fazer um plano de saúde com obstetrícia, que tem uma abrangência maior, cobrindo também o parto e o bebê recém-nascido pelos primeiros 30 dias de vida. Afinal, mesmo que você não esteja planejando uma gravidez tão cedo, a verdade é que nunca se sabe quando a cegonha fará uma visita de surpresa.

Se a consulta regular ao ginecologista deve começar cedo, ela deve acompanhar toda a vida da mulher, até a terceira idade. Muitas mulheres acham que após a menopausa não há necessidade de ir anualmente ao ginecologista, mas isso não é verdade. É preciso continuar fazendo o monitoramento hormonal e também o preventivo, porque o câncer é uma doença bastante democrática, que não escolhe idade, raça, nem classe social.

Por isso, se você é mulher ou tem filha, não vá deixando para amanhã: pegue seu livro de credenciados, sua carteirinha e marque logo sua consulta para ficar em dia com todos os seus exames. E converse com sua filha sempre, mostrando todas as vantagens de ir regularmente ao ginecologista e como é importante ouvir diretamente do especialista todas as informações sobres as questões que envolvem o funcionamento do seu corpo.

Se você ainda não tem um plano de saúde, aproveite para escolher um que tenha cobertura obstetrícia. Você pode fazer uma simulação online totalmente sem compromisso e depois conversar com um de nossos vendedores, que estão totalmente aptos a esclarecer qualquer dúvida e ajudá-la a fazer a melhor escolha.

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: