Qual o melhor rede credenciada ou rede própria de atendimento?
Com a criação da ANS nos anos 2000, os planos de saúde não dispunham mais de grande liberdade organizacional para a prestação e serviços. Junto com a criação da ANS, surgiram dessa forma, imposições legais que provocaram um choque financeiro na maioria dos planos de saúde e criaram todo o rol de procedimentos mínimos, prazos de agendamento, tabelas padronizadas de carências, além de proibição de limite de diárias de internação, por exemplo. Para conter custos e melhorar taxas de sinistralidade e sustentabilidade é que muitas operadoras de planos de saúde têm apostado na aquisição ou na construção da sua própria rede credenciada. Mas, afinal, o que é mais vantajoso: rede credenciada ou rede própria?
Rede credenciada ou rede própria: quais as diferenças?
Se você está pensando em contratar um plano de saúde, é importante conhecer o conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde, que podem ser divididos em rede credenciada ou rede própria, oferecido pelos convênios para atender seus pacientes.
A rede credenciada é composta por uma série de prestadores de serviços e estabelecimentos de saúde que são conveniados ao plano e podem oferecer atendimento médico. São médicos, profissionais da saúde, hospitais, laboratórios, clínicas, entre outros. De acordo com cada operadora de saúde, a rede pode ser terceirizada ou conveniada.
Já a rede própria é o contrário da rede credenciada, pois indica que as unidades de atendimento são da própria operadora de saúde. São laboratórios, hospitais e clínicas que pertencem ao próprio plano de saúde.
Comparação de custo médio
Existem poucos estudos na área acadêmica sobre o assunto que diz respeito a custos de procedimentos para os planos de saúde. Dados levantados entre 2007 e 2010 por pesquisadores do Rio Grande do Sul mostraram os seguintes percentuais no que diz respeito a realização de procedimentos:
- Clínica geral: 15% mais barato em rede própria;
- Cirurgia geral: 3,8% mais barato em rede própria;
- Ginecologia: 51% mais barato em rede própria;
- Ortopedia / Traumatologia: 42,1% mais barato em rede própria;
- Endodontia: 78,5% mais barato em rede própria;
- Periodontia: 66,4% mais barato em rede própria.
O pequeno estudo concluiu que apenas nas áreas de medicina do trabalho e de pediatria os custos na rede credenciada são menores para os planos de saúde. É importante ressaltar que a pediatria fica mais cara em rede própria, devido a ociosidade da agenda, o que encarece a manutenção da estrutura, bem como a contratação de profissionais.
Benefícios da rede própria
Entre os principais benefícios dos planos de saúde em utilizar a rede própria para atendimento podemos citar:
- Custo mais baixo na maioria dos procedimentos tanto de saúde como operacionais;
- Alta margem de lucro com as internações e procedimentos;
- Redução de custos com ações judiciais decorrentes de glosas contestadas;
- Diminuição da burocracia de documentos;
- Maior controle sobre as informações clínicas dos segurados.
Desvantagens da rede própria
As principais desvantagens dos planos de saúde em utilizar a rede própria para atendimento são:
- Ociosidade de agenda, fazendo com que alguns exames acabem tendo custos unitário médio mais alto, como raio-X, por exemplo;
- Limitação geográfica, algo que pode tornar o plano de saúde menos competitivo no mercado, limitando-o a pequenas áreas de abrangência;
- Riscos operacionais e trabalhistas.
E para o segurado, o que é melhor?
Como mostramos aqui, para um plano de saúde é muito mais vantajoso ter uma rede própria do que uma rede credenciada, pois os menores custos, mão de obra e burocracia, por parte dos planos podem resultar em um atendimento mais humano e qualitativo aos seus segurados. Por isso, se você está procurando um plano de saúde busque por um que tenha maior atendimento em rede própria.
Não dependa de SUS – Sistema Único de Saúde, tampouco de medicina particular. A melhor maneira de contar com um atendimento de saúde qualitativo é através da contratação de um plano de saúde. Por isso, entre agora mesmo em contato com as operadoras de saúde de sua região, escolha o plano que melhor se adeque a seu bolso e feche negócio. Não conte com a sorte, conte com um plano de saúde.