Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Investir em consultas particulares ou ter um plano de saúde?

Leitura: 7 min
3904 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

A dúvida é comum: que atire a primeira conta de hospital quem nunca se perguntou se era melhor pagar consultas particulares ou contratar um plano de saúde. À primeira vista a primeira opção pode parecer mais vantajosa, principalmente se você pensar e apenas uma ou duas consultas por ano. Mas se começar a levar em conta que além das consultas há os exames, e que estes podem mostrar a necessidade de mais consultas, mais exames e muitas vezes internações, logo fica claro que o plano de saúde acaba tornando-se uma ótima poupança.

Imprevistos, aquilo em que ninguém gosta de pensar

Mas o que poupança tem a ver com plano de saúde? A relação passa a ser óbvia se você pensar no impensável, ou seja, nos imprevistos. Ninguém espera ficar doente, muito menos ter que fazer baterias de exames, alguns deles caríssimos, muito menos arcar com internações e cirurgias – mas ninguém está livre disso, infelizmente. E como quantificar a necessidade que se terá no futuro em valores de hoje? É praticamente impossível, mesmo levando em conta todas as variantes, como oscilações de câmbio etc.

Muito melhor do que poupança

É por isso que o plano de saúde acaba tornando-se até mais valioso do que uma poupança, porque ele pode cobrir todos os procedimentos, como consultas, exames, tratamentos inteiros, cirurgias, internações, reabilitações, enfim, uma lista imensa à qual você tem direito a qualquer momento a partir do fim da carência estipulada em contrato. Na maioria absoluta das vezes, o montante pago até então ao plano de saúde, se colocado em uma poupança ou qualquer outra aplicação, jamais daria para cobrir todo o necessário.

Além disso, você também pode contar com o que há de mais moderno na medicina preventiva, ou seja, não precisa esperar acontecer para usar seu plano de saúde. Dizem que o melhor da festa é esperar por ela. Bem, neste caso é evitar que ela aconteça, porque no fundo ninguém espera ter que usar tudo a que tem direito pelo plano, certo? Por isso, os melhores planos de saúde estão investindo alto na prevenção de doenças nas mais diversas áreas, já que geneticamente cada um pode ter uma predisposição maior para a cardiologia, urologia, neurologia ou reumatologia, por exemplo, só para citar algumas.

Mais economia ainda para quem viaja ao exterior

Por outro lado, esperar pelos serviços públicos de saúde já não é uma opção para quem quer qualidade de vida: são longas filas nas postas dos consultórios, marcação de consultas e exames para meses à frente, falta de material, de equipamentos e, muitas vezes, até de materiais básicos como gazes e suturas. Esse cenário triste já é longamente conhecido aqui no Brasil, mas ele acontece também em outras partes do mundo, onde as emergências nos hospitais públicos também ficam lotadas – a ponto de haver até o chamado “code black” ou código negro, aquele que ultrapassa o código vermelho para lotação.

E se as consultas, internações e cirurgias particulares aqui já custam uma fortuna, imagine no exterior. Por isso os planos de saúde são uma ótima opção também para quem viaja muito a trabalho ou a lazer e precisa estar coberto no caso de alguma emergência fora do território nacional. Neste caso a cobertura internacional garante os melhores médicos particulares credenciados ao plano no país em que você estiver e ainda seu translado para casa em caso de necessidade.

Quais os benefícios? 

Maior segurança e qualidade

O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho em qualidade de vida.

Expectativa de vida

Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.

Coberturas nacionais

Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.

Adoecer com menor frequência

Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.

Rapidez para marcar exames

O mesmo vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.

Facilidade em consultas

Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.

Quer ver como vale muito mais a pena fazer um plano de saúde do que pagar consultas particulares? Faça agora mesmo uma simulação e veja todas as vantagens que você terá ao longo da sua vida. Você verá que toda essa tranquilidade não tem preço.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: