fbpx
Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Qual a importância do plano de saúde para quem vai estudar no exterior?

Leitura: 5 min
314 visualizações

Estudar no exterior é um sonho cada vez mais próximo para muitos brasileiros, que contam com programas do governo e intercâmbios acessíveis. As facilidades burocráticas para alugar e comprar imóvel em cidades americanas como Orlando e Estados Unidos também têm contribuído largamente para cursinhos de especialização ou mesmo o ensino regular em colégios e faculdade sejam feitos em território estrangeiro. No entanto, um dos gastos que mais pode pesar na decisão é justamente em relação à saúde. Afinal, se por aqui o SUS é capenga, mas existe, na maioria absoluta dos países, sem isso há. Por isso ter um bom plano de saúde é fundamental para quem vai estudar no exterior.

Conte sempre com o imprevisto

Você pode ser jovem, ter uma saúde de ferro, não ter tido sequer um único resfriado nos últimos cinco anos, mas o que acontece é que isso não quer dizer absolutamente nada: infelizmente ninguém está livre de uma dor de dente, de um tropeção no meio da rua ou um acidente mais sério – sem falar nas mazelas que surgem ninguém sabe da onde.

 

A verdade é que os imprevistos acontecem e desnorteiam quem não está preparado para eles, pegando de surpresa emocional e economicamente.
Sim, porque a conta da saúde nos exterior é um baque em qualquer orçamento, a menos que você tenha um plano de saúde internacional.

 

Preste atenção em algumas dicas

Seja qual for a duração do intercâmbio, é melhor estar coberto do que contar com a sorte, até para não precisar antecipar a sua volta. As melhores operadoras oferecem planos individuais com opção de cobertura internacional, mas atenção a algumas dicas na hora da escolha:

Atividades

É sempre bom você informar todas as atividades que você pretende desenvolver no exterior. Até porque a cobertura varia de uma operadora para outra e algumas não cobrem esportes radicais, por exemplo. Tudo bem que você vai para estudar, mas ninguém passa 24 horas na frente dos livros. Então seja sincero e procure abranger todas as possibilidades.

Doença pré-existente

De praxe, você já deve informar no formulário de requisição do plano a existência de alguma doença pré-existente. Mas no caso da cobertura no exterior ela é ainda mais importante, porque você pode precisar de algum serviço especializado. Então verifique os termos do contrato em relação a isso e para onde você deve se encaminhar no país em que estará em caso de necessidade específica.

Não fique com dúvida

Leia todo o contrato e pergunte ao seu corretor todas as dúvidas que você tiver ou os pontos que não estiverem bem claros. São várias as regras para o atendimento no exterior, por isso certifique-se de compreender e concordar com todas elas antes de assinar o contrato.

Como funciona a cobertura internacional

Ela varia de acordo com a operadora e o plano contratado, por isso verifique na sua região quais as que oferecem o serviço e tenha um atendimento personalizado com um vendedor. Em São Paulo e em São Luis do Maranhão, por exemplo, além de outras cidades, a One Health, que faz parte do Grupo Amil, oferece o Lincx LT3 oferece cobertura de urgência e emergência para prazos de permanência no exterior de até 180 dias, com serviço de concierge internacional e cobertura de até US$ 100 mil.

Já a SulAmerica, oferece a Assistência 24 horas tanto em nível nacional quanto internacional, com remoção médica do segurado, hospedagem de acompanhantes por até 5 dias, retorno dos mesmos, retorno antecipado do segurado para casa, remoção e repatriação em caso de falecimento e ainda ajuda em caso de bagagem extraviada.

Faça uma simulação sem compromisso

 

Essas, no entanto, são apenas duas das muitas operadoras que oferecem o seguro saúde internacional, como Golden CrossUnimed. Os prazos de cobertura variam, assim como o total coberto e os serviços, por isso vale a pena conversar com um vendedor sobre o tempo que passará no exterior e quais serão suas reais necessidades.
Com certeza um dos planos caberá certinho na sua bagagem!

 

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: