fbpx
Ir para o conteúdo
Consultas Para Grávidas Para Mães e Filhos Plano de Saúde Familiar Plano de Saúde para Crianças Saúde

Quais são as vacinas do bebê até um ano de idade? Confira!

Leitura: 4 min
111 visualizações

É natural que os pais tenham ainda mais atenção com à saúde dos filhos quando eles são pequenos, especialmente na idade tenra, em que o sistema imunológico ainda não está plenamente desenvolvido. Por isso, é tão essencial saber quais são as vacinas do bebê até um ano de vida.

Essa é uma fase bastante especial, porém, ela demanda alguns cuidados pontuais, entre os quais manter a vacinação em dia é, definitivamente, uma das ações e um gesto de amor — imprescindíveis para evitar problemas para o neném.

Neste post, você vai encontrar uma linha do tempo com as informações necessárias para manter as vacinas do bebê em dia. Confira e fique por dentro do assunto!

Nascimento e primeiro mês

O calendário básico de vacinação começa desde o primeiro mês de vida e é muito importante ficar de olho quanto às datas, mantendo as doses nos períodos corretos e sempre atualizadas.

Toda criança tem o direito legal de receber suas aplicações em dia, sendo que elas são oferecidas gratuitamente pelo governo no sistema de saúde público.

A BCG, por exemplo, é dada nas primeiras 12 horas de vida da criança. Em dose única, ela previne contra as formas mais graves de tuberculose. Além dela, a Anti-Hepatite B também é feita em dose única, ainda na maternidade.

Dois meses

Quando a criança faz dois meses de vida, ela deve receber a 1ª dose da pentavalente, que é uma vacina de prevenção do tétano, coqueluche, meningite, hepatite B e infecções por Haemophilus Influenzae tipo B. É nesse período também que é dada a 1ª dose da VIP, a vacina injetável contra a poliomielite.

Na mesma época, o bebê deve receber a 1ª dose da Vacina Oral do Rotavírus Humano (VORH), que age contra a diarreia causada pelo rotavírus. Além da Pneumocócica Conjugada 10V, cuja função é a de evitar quadros de meningite, pneumonias, otites e outras enfermidades causadas por pneumococos.

Três meses

Quando completar três meses, o seu filho deverá tomar a 1ª dose da Vacina Meningocócica C Conjugada, que protege contra alguns tipos de meningite.

Quatro meses

Com quatro meses, as crianças devem receber a 2ª dose da Pentavalente, da VIP, da Vacina Oral do Rotavírus Humano (VORH) e da Pneumocócica Conjugada 10.

Cinco meses

Quando completa cinco meses, chega o momento da 2ª dose da Vacina Meningocócica C Conjugada.

Seis meses

Aos seis meses, deve ser feita a 3ª dose da Pentavalente e a 1ª dose da VOP, que é a vacina oral contra paralisia infantil, popularmente conhecida como “gotinha” e alvo de diversas campanhas educativas do governo federal.

Nove meses

Quando a criança completar nove meses, ela deve receber a dose única da vacina de Febre Amarela. No entanto, é muito importante saber que, se sua família mora em regiões endêmicas, essa aplicação pode ser feita, a critério médico, com apenas seis meses de idade, uma vez que o risco de contaminação é muito maior.

Dose meses

Com doze meses, a criança deve receber a primeira dose da Tríplice Viral, que atua na prevenção de patologias bem sérias, como a caxumba, a rubéola e o sarampo. Por isso, nesse período, também devem ser feitos os reforços da Pneumocócica Conjugada 10V e da Vacina Meningocócica C Conjugada.

Pronto! Agora você está por dentro de todas as vacinas do bebê até um ano de idade e pode dar uma grande prova de amor para seu filho ao manter o seu calendário vacinal em dia!

Gostou de conhecer quais são as vacinas do bebê até um ano de idade? Aproveite e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais, deixando seus amigos informados sobre o tema!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: