fbpx
Ir para o conteúdo
Dependentes Exames Para Mães e Filhos

Veja aqui os principais exames do bebê e as consultas necessárias

Leitura: 4 min
2171 visualizações

Não é novidade para ninguém que os recém-nascidos precisam de muito mais cuidados e de atenção com sua saúde do que as crianças mais velhas, visto que ainda são muito frágeis e estão com o sistema imune menos maduro. Por isso, conhecer os principais exames do bebê e as consultas necessárias é muito importante.

Com o ritmo adequado de avaliações e de visitas ao médico , você reduz consideravelmente as chances de que algo mais grave aconteça, dando o tempo necessário para quem esse ser tão delicado se desenvolva em sua plenitude. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o assunto.

Teste do pezinho

Muito provavelmente, o mais conhecido dos principais exames do bebê é o teste do pezinho. Ele é bastante simples de ser feito e, como o próprio nome já diz, consiste na coleta de apenas algumas gotinhas de sangue de um dos pés da criança, mais precisamente na região do calcanhar, 48 horas após o seu nascimento, a primeira semana de vida requer muito cuidado.

Com o teste, é possível avaliar uma série de desordens metabólicas, entre as quais o hipotireoidismo, a fibrose cística e a anemia falciforme. Se for identificado algum problema, o encaminhamento para o especialista poderá ser feito de maneira precoce, o que aumenta bastante as chances de um melhor prognostico.

Teste do olhinho

A visão é um sentido extremamente importante para o ser humano e, logicamente, ela não poderia ficar de fora na avaliação inicial de qualquer criança. O teste do olhinho, portanto, serve para verificar se existe alguma alteração oftalmológica mais severa, como a catarata congênita ou a presença de algum tipo de tumor.

O procedimento é bem simples. Nele, o médico direciona um feixe de luz nos olhos do bebê, que deve mostrar um reflexo vermelho nas pupilas, indicando que a saúde ocular está sem problemas. O recomendado é que seja realizado poucos dias após o nascimento, ainda dentro da maternidade.

Teste da orelhinha

Já o teste da orelhinha é feito para avaliar outro sentido essencial: a audição. A avaliação tem o intuito de fazer o rastreamento precoce de casos de surdez severa. O médico usa um pequeno aparelho parecido com um fone de ouvido, que emite um som específico. O bebê deve responder espontaneamente ao estímulo, indicando que tudo está bem.

Teste do coraçãozinho

O teste do coraçãozinho é imprescindível e serve para fazer a detecção precoce de alguma eventual doença cardíaca, que pode ter origem genética. Ele é feito, na maioria das vezes, quando o bebê tem apenas 24 horas de vida, por meio de um aparelho colocado na mão direita e no pé esquerdo da criança, medindo a concentração de oxigênio no sangue.

Teste da linguinha

Outro dos principais exames do bebê é o teste da linguinha. Por meio dessa avaliação, é possível identificar se o freio da língua está presente, por meio da simples observação. Caso a criança tenha algum problema ou alteração anatômica que comprometa a mamada, o pediatra pode fazer um pequeno procedimento, chamado frenotomia.

Esses são os principais exames do bebê, que devem ser feitos de maneira precoce, preferencialmente dias após o nascimento. Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas, lembrando que é esse profissional que determina a frequência das consultas, de acordo com a saúde e as necessidades da criança!

Gostou de conhecer os principais exames do bebê? Quer cuidar da saúde dos seus filhos? Então visite o nosso site e descubra o plano ideal para você e sua família!

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: