fbpx
Ir para o conteúdo
Planos de Saúde Saúde

Por que check-ups devem ser realizados todo ano

Leitura: 5 min
642 visualizações

Com que frequência você tem o hábito de ir ao médico? A partir dos 35 anos homens e mulheres devem passar anualmente por uma bateria de exames, o famoso check-up, que não custa nada para quem tem plano de saúde, já que os exames pedidos costumam constar do rol de procedimentos e eventos obrigatórios definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Não há desculpa, portanto, para não manter a saúde em dia. Essa bateria de exames é necessária para monitorar o organismo e também para pegar qualquer problema bem no comecinho, já que o diagnóstico precoce potencializa o tratamento e as chances de cura.

Casos especiais pedem periodicidade menor para o check-up 

Geralmente a periodicidade indicada para a realização do check-up é anual, mas pode haver casos em que o intervalo entre exames pode ser menor. É o caso, por exemplo, de pessoas já portadoras de algumas patologias, como diabetes, hipertensão e alterações no colesterol, que devem fazer o monitoramento com mais frequência para evitar o agravamento da doença. Considerado uma das pontas da medicina preventiva, o check-up é importantíssimo para detectar qualquer doença logo nos primeiros estágios.

Apesar de o check-up abranger vários aspectos diferentes do organismo, um dos exames mais importantes da bateria é o ecocardiograma a ultrassonografia do coração. O método, que é um estudo anatômico não invasivo do coração, músculo, grandes artérias e válvula através de imagens, permite visualizar praticamente toda a estrutura do órgão. Dessa forma o cardiologista consegue avaliar com alto grau de precisão a força de contração e o estado de relaxamento do coração, detectando anomalias.

Exames são importantes para o diagnóstico precoce de diversas doenças 

No entanto, apesar de ser um dos exames mais importantes, o ecocardiograma não é o único. Além dele, do check-up básico constam ainda os exames de sangue, geralmente hemograma completo; de urina e fezes; o eletrocardiograma, que também analisa os coração, desta vez através de seus impulsos elétricos; e exame oftalmológico, para avaliar a visão. Com essa bateria o médico consegue ter uma boa visão dos principais órgãos, como pulmão, rins, fígado e o coração, além de avaliar a possibilidade de parasitas e vírus, e várias outras patologias.

Fumantes devem fazer exames mais abrangentes 

Os fumantes, no entanto, devem fazer exames ainda mais especializados para avaliar o risco de doenças típicas do tabagismo, como as cardiorrespiratórias, de pulmão e alguns tipos de câncer. Entre os exames específicos estão o eletrocardiograma com prova de esforço; a espirometria com avaliação de função respiratória; a análise expectoração, com pesquisa de células cancerígenas; exame de urina e fezes; TAC ao tórax (tomografia computadorizada); análise de marcadores tumorais, e hemograma completo com glicemia, colesterol e proteína C reativa.

Fique de olho nos períodos de carência do seu plano de saúde 

Se o seu plano de saúde for novo, alguns destes exames mais complexos podem estar ainda em fase de carência, por isso antes de se encaminhar à consulta para fazer o check-up consulte o corretor que vendeu seu plano ou a sua operadora para saber sobre os prazos de carência já cumpridos e não ter uma surpresa desagradável. Se a carência ainda estiver válida, converse com seu médico e veja a possibilidade de substituição ou espera para o fim do período.

De qualquer forma, procure não perder a regularidade dos exames, eles são a melhor forma de você ficar com a saúde em dia sem precisar gastar mais nada além da mensalidade do seu plano de saúde.

Se você ainda não fez ou pretende migrar de plano, o procedimento é bastante simples: consulte as operadoras que atuam na sua região de domicílio, faça uma simulação de preço online sem compromisso e converse com um dos nossos vendedores especializados. Com certeza ele indicará os planos de saúde mais indicados para as suas necessidades, sem pesar no seu orçamento.

Entenda qual é o melhor plano de saúde para você (e para o seu bolso!)Powered by Rock Convert
Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: