Blog Plano de Saúde

Planos de saúde dão acesso à consultas com psicólogo?

consultas com psicólogo

Você já parou para pensar se está na hora de ir ou levar seu filho a consultas com psicólogo? Sim, porque são vários os motivos que podem levar ao profissional, que pode ser de grande ajuda, por exemplo, para adolescentes que não estão sabendo lidar com as angústias naturais da idade, pessoas que passaram por traumas causados por perdas, cirurgias ou acidentes, crianças em fase escolar que apresentam mal rendimento, idosos que se veem sozinhos e com pouca perspectivas após a aposentadoria e diversos outros fatores.

Saúde mental é um tema que vem sendo discutido cada vez mais com o passar dos anos e, não é à toa. De acordo com uma pesquisa da OMS, 33% da população mundial sofre de ansiedade e cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com depressão e, segundo a mesma pesquisa, a depressão será a doença mental mais incapacitante do mundo.

Apesar dos benefícios que um psicólogo pode levar ao bem estar de um indivíduo, muitas pessoas ficam sem o atendimento por conta do valor das consultas, consideradas caras – menos para quem tem plano de saúde, já que elas estão no rol de cobertura obrigatória determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reguladora dos planos de saúde.

Qual a melhor hora de procurar um psicólogo? 

De acordo com os especialistas, há três motivos mais comuns para pessoas que busca consultas com psicólogo. Um deles é livrar-se de um sofrimento – quando percebe-se a incapacidade de lidar com seus próprios sentimentos, pensamentos ou comportamentos ou quando começamos a estranhar nossas próprias reações a determinados fatos do cotidiano.

Pode ser que sensações passageiras de angústia, cansaço, tristeza, estresse ou ansiedade comecem a se tornar nem tão passageiras assim e esteja, na verdade, escondendo algo mais grave.

Um segundo motivo é o autoconhecimento, porque, por mais que possa parecer estranho, às vezes é preciso falar com o outro para podermos descobrir, lá no fundo do nosso inconsciente, quem nós somos de verdade.

Outros motivos bem comuns são as fobias, um medo inexplicável ou exagerado por alguma coisa, pessoa ou situação, e ainda a insatisfação com seu próprio corpo ou a necessidade de emagrecimento, como o acompanhamento realizado contra a obesidade.

Seja qual for o motivo – que podem incluir ainda lidar com situações difíceis, sentimento de culpa ou sofrimento com alguma coisa relacionada ao passado, dificuldades de relacionamento, necessidade de superar uma perda, entre outros – o importante é não procurar por rótulos, mas sim pelo seu bem-estar e qualidade de vida.

Planos de saúde oferecem até 40 sessões anuais com psicólogos 

Por isso, os planos de saúde oferecem cobertura com psicólogos com um teto de até 40 consultas ou sessões por ano. Para ter direito a elas, no entanto, é preciso preencher pelo menos um dos três critérios definidos pela ANS:

Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), no entanto, a quantidade de sessões para tratamento não devem ser limitadas pelas empresas de saúde, devendo ser respeitada quantidade indicada pelo profissional, no caso o psicólogo. Portanto, havendo a necessidade de superar as 40 consultas com psicólogo ou sessões anuais, é possível questionar as empresas através do Poder Judiciário.

Escolha o melhor plano de saúde de acordo com o seu perfil 

Na maioria dos casos, entretanto, a quantidade anual determinada pela ANS costuma ser suficiente e já significa uma grande economia ao bolso do beneficiário, que conta ainda com uma quantidade imensa de excelentes profissionais e clínicas especializadas dentro da sua área de cobertura. Por isso, se você ou alguém da sua família ainda não tem um plano de saúde, conheça as várias opções que são oferecidas hoje pelas operadoras em todo o território nacional.

Existem planos de saúde para todos os perfis de consumidor, portanto, a dica é fazer uma lista das suas principais necessidades, como médicos e exames utilizados com mais frequência e escolher a opção que tiver os melhores profissionais próximo da sua casa ou endereço comercial.

Faça um orçamento online totalmente sem compromisso e converse com um de nossos corretores especializados, ele é a melhor pessoa para indicar o plano de saúde perfeito para você e a sua família.

Sair da versão mobile