fbpx
Ir para o conteúdo
Saúde odontológica

Plano Odontológico Empresarial: Vale a pena contratar?

Leitura: 9 min
580 visualizações

Escolher o melhor Plano Odontológico Empresarial costuma gerar várias dúvidas entre os empreendedores. Afinal de contas, o que é preciso levar em consideração na hora de contratar o serviço? Qual o plano ideal para atender por completo às suas expectativas e às expectativas dos seus colaboradores?

Afinal, os funcionários dão muito valor a esse tipo de benefício, pois sentem que a empresa se preocupa com a saúde e a qualidade de vida deles. Logo, a contratação do plano adequado aumenta o índice de satisfação e diminui as ausências no trabalho por motivos de doença, além de ser uma forma de atrair talentos.

 

Confira as vantagens de um plano odontológico empresarial

Ter um Plano Odontológico Empresarial é benéfico tanto para empresas quanto para os funcionários que trabalham nela.

Para empresas, os benefícios serão as reduções de faltas por dores e incômodos bucais, algo normal para muitas pessoas. Já para os funcionários, o principal benefício é o acesso a uma saúde bucal de qualidade e especializada.

É importante lembrar, que funcionário com a saúde bucal em dia trabalha melhor e mais feliz.

Dentre as várias vantagens, podemos destacar:

  • Prevenção de doenças bucais;
  • Cobertura ampla e tratamentos modernos;
  • Profissionais preparados;
  • Tranquilidade financeira;
  • Custo-benefício.
  • Qualidade de vida e bem-estar.

 

O Plano Odontológico Empresarial é mais barato?

Em geral, os planos odontológicos empresariais custam um valor abaixo de R$ 50,00 – dependendo do tipo de plano – e garantem aos contratantes a possibilidade de manterem sua saúde bucal em dia. 

Ou seja, vale muito mais a pena você adquirir um plano pela sua empresa – são diversos benefícios e vantagens dos funcionários, além de preços bem mais acessíveis!

 

Dicas importantes na hora de escolher seu plano odontológico

Veja se a operadora tem registro na ANS

Em primeiro lugar, é fundamental investigar se o plano está cadastrado na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), vinculada ao Ministério da Saúde. Para tal, peça o número de registro a fim de conferir, no site do órgão, se o convênio odontológico foi autorizado a funcionar.

Um plano registrado deve atender às normas requeridas pela ANS. Além disso, avalie se ele oferece os procedimentos básicos estabelecidos pela agência de saúde. Em geral, a cobertura é ampla e deixa de contemplar somente procedimentos ortodônticos ou relacionados à estética.

Verifique a rede credenciada e a abrangência do plano

Analisar a rede credenciada atendida pelo convênio é essencial para garantir um serviço de qualidade aos seus colaboradores. Sendo assim, pesquise as clínicas e os consultórios e veja, ainda, se o plano inclui os laboratórios e os hospitais. É preciso, também, considerar a reputação dessas instituições no mercado.

Além disso, observe quais localidades são abrangidas, uma vez que existem coberturas regionais e nacionais. Afinal, você pretende contratar um serviço que englobe todo o país ou o atendimento na cidade e região em que a empresa está localizada é o suficiente? Ciente disso, escolha o convênio que supra plenamente as suas necessidades.

Analise o preço do convênio odontológico

Seu potencial de investimento é outro critério a ser levado em conta ao contratar um plano odontológico para os funcionários de sua empresa. Nesse ponto, vale a máxima de que o barato demais pode sair caro, mas isso não significa que o convênio mais oneroso é o ideal para você.

A dica é fazer uma pesquisa de mercado para descobrir as diferenças de valores e avaliar qual serviço oferece o melhor custo-benefício. Se, por exemplo, um plano com coparticipação atende ao que procura, por que não optar por ele? Tudo dependerá de qual tipo de convênio odontológico pretende oferecer aos seus colaboradores.

Saiba qual é a cobertura do plano

Um aspecto importante na hora de escolher o plano odontológico empresarial é a cobertura. Na maioria dos casos, as operadoras oferecem serviços de limpeza, restauração, extração e tratamento de gengiva e canal, por exemplo, sem custo algum.

Porém, é fundamental investigar se o convênio cobre outros serviços, como procedimentos de ortodontia — para quem utiliza aparelho — e estéticos. Em caso positivo, questione se há taxas adicionais para usufruir deles e quais são os valores.

Observe o período de carência

É comum que as operadoras estipulem um período de carência para a utilização de determinados serviços odontológicos. Quando tratamos de casos emergenciais ou de urgência, no entanto, é possível usar o convênio 24 horas depois, na maioria das vezes.

Porém, para realizar procedimentos mais complexos, como o implante de prótese dentária, o prazo pode chegar a até 180 dias. Logo, tanto você quanto os seus colaboradores devem estar cientes do período exato para ter direito aos serviços a fim de não serem pegos de surpresa.

 

Conheça alguns planos odontológicos do mercado

Amil Dental

Conhecida por sua excelência em convênios médicos e de saúde, a Amil também oferece serviços de qualidade na área odontológica, tanto em planos individuais, como em planos coletivos para pequenas e microempresas. Os principais benefícios dos planos odontológicos Amil são as coberturas de urgência e emergência 24 horas, cirurgias e extrações de dentárias, tratamentos de canal, Raio-X, tratamento de gengiva, próteses, odontopediatria e muito mais. Esse tipo de plano está disponível para empresas que tenham a partir de dois funcionários registrados.

Bradesco Dental Empresarial

Os planos de saúde Bradesco são amplamente reconhecidos e até mesmo recomendados por médicos e demais profissionais da saúde. O mesmo ocorre com o plano empresarial Bradesco. A Bradesco Dental oferece às empresas diferentes modalidades de contratação de acordo com a quantidade de funcionários. A contratação opcional, para empresas a partir de 100 vidas, permite inclusão opcional dos funcionários e dependentes.

Ao contratar um plano da Bradesco Dental a empresa oferece aos funcionários acesso a uma rede exclusiva de profissionais especialistas em diversas áreas da odontologia, com condições especiais para realização de procedimentos cirúrgicos e protéticos através da tabela Bradesco Dental, que representa cerca de 50% em relação ao que é praticado no mercado particular. Um verdadeiro benefício aos funcionários que aderirem ao plano.

Planos odontológicos Unimed

A exemplo de outros convênios, a Unimed possui planos de saúde, e também planos odontológicos no modelo empresarial em diversos estados espalhados pelo Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

O plano odontológico empresarial da Unimed oferece uma série de coberturas a procedimentos como consultas, pinos, restaurações, blocos, tratamentos de canais e gengivas, raio-x, extrações, documentação ortodôntica necessária para colocação de aparelho, além de emergências 24 horas.

Para que a empresa possa contar com o plano odontológico da Unimed, são necessárias pelo menos 5 vidas, sendo 2 titulares. Não existe limite máximo de clientes constantes em contrato. Além disso, é permitida a inclusão de cônjuges e filhos até 24 anos.

Sul América

Com a mesma qualidade oferecida nos planos de Saúde, a Sul América possui planos odontológicos empresariais de qualidade com preços baixos e acessíveis, na casa dos R$ 50,00. Os funcionários de empresas que contratarem o Sul América Odonto terão disponíveis atendimentos de urgência e emergência, consultas, extrações, radiografia, restaurações, tratamentos de canais e gengiva e muitos outros benefícios. O plano pode ser contratado a partir de apenas 3 funcionários registrados.

 

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: