fbpx
Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Plano de saúde: por que é tão importante ter um plano de saúde em 2020?

Leitura: 5 min
172 visualizações

Que ter um plano de saúde atualmente é indispensável, todo mundo sabe! Existem várias opções de planos e com diversas coberturas que são ótimas opções para que você não dependa do sistema público de saúde!

Dentro das propostas de plano de saúde existem uma grande variedade de tipos de plano, taxas, coberturas e adicionais oferecido e é fundamental conhecer bem a operadora antes de contratá-la. Para isso, é necessário pesquisar e comparar diferentes planos até encontrar o ideal para você!

Quais são os tipos de plano de saúde que existem?

Existem cinco possibilidades de cobertura:

– Ambulatorial;

– Hospitalar (com ou sem obstetrícia);

– Referência;

– Odontológico.

Cada classificação define os serviços na qual o contratante tem direito, como consultas, exames e tratamentos, além de acomodação e internação. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) garante um atendimento mínimo conforme o tipo do seu plano.

Formas de contratação 

As regras de utilização também mudam se você escolher um plano individual/ familiar ou um coletivo:

Plano Individual ou familiar

Nos planos de saúde familiar ou individual, você pagará um valor mensal mesmo que não utilize os serviços todo mês. Então, se você tem alguma doença crônica e precisa de médicos com frequência, esta modalidade, as vezes, pode ser a ideal. Porém, os planos individuais passam sempre por descredenciamento de médicos e hospitais.

Coletivo

Quando você contrata esse serviço por conta própria, você paga mensalidades menores, mas consultas, atendimentos e exames são cobrados. Ou seja, se você vai ao médico poucas vezes por ano, essa pode ser a melhor escolha. Caso escolha o plano coletivo, pergunte sobre valores dos serviços antes de assinar qualquer papel. Os reajustes anuais podem ser maiores do que no plano individual, pois não é determinada pela ANS.

Quais as vantagens de ter um plano de saúde?

Menos burocracia

A mudança de um plano para outro, também conhecida como portabilidade, costuma necessitar de muita papelada, e isso pode gerar desperdício de tempo e uma pequena dor de cabeça.

Você precisará se adequar às regras de um novo plano, e pode ser que aquele médico que te acompanha há tanto tempo não seja um credenciado. Isso pode ser um problema, principalmente no caso de ginecologistas.

Uma boa forma de economizar

Com um plano de saúde, você precisa de apenas uma pequena parte do seu orçamento para fazer o pagamento. Sem um, o mais indicado é abrir uma poupança para algumas emergências que podem aparecer. O problema é que isso exige muito mais disciplina da sua parte, não só para depositar o dinheiro todo mês como também para não o retirar de lá.

Além do mais, como já foi dito acima, o montante que você guardou pode não ser o suficiente para determinados tipos de tratamento, o que implicará em mais gastos, prejudicando a sua vida financeira.

Mais segurança

Você nunca sabe quando algo pode acontecer, principalmente quando o assunto é saúde. Uma dor que aparece sem motivos, algum acidente ou mesmo uma gravidez inesperada.

Estar com o seu plano de saúde em mãos oferece um grande alívio e conforto em momentos como esse. A única coisa que você precisa fazer é marcar uma consulta e ir ao médico, sem burocracia e sem filas de espera.

Por que é importante ter um plano de saúde?

Consultas particulares, realização de exames, internações e situações emergentes podem custar bem caro. Por mais que os preços dos planos de saúde não sejam tão baratos, é um investimento para sua saúde e podem custar muito menos do que fazer todo o processo independente.  

Além disso, quando o convênio de saúde cobre suas necessidades, a probabilidade de que você adoeça ou tenha um problema de saúde diminui muito. A empresa Vitta, por exemplo, criou algo inédito no mercado: Os primeiros planos de saúde para Startups (ANS 42191-0), que conta com um processo automatizado de Equipe de Saúde e Médicos Pessoais. Ou seja, você recebe literalmente um acompanhamento da sua saúde via Whatsapp, e, por consequência, previne idas desnecessárias ao Hospital – enquanto estas poderiam ser simples consultas. Além disso, medicamentos estão inclusos nos planos.

Agora você sabe a importância e necessidade de se ter um plano de saúde! Para escolher o melhor plano, comece verificando quais as operadoras que atuam na sua região. Faça uma simulação online sem compromisso aqui e converse com um dos nossos vendedores especializados. Ele o ajudará a escolher o plano de saúde perfeito para o seu perfil.

Entenda qual é o melhor plano de saúde para você (e para o seu bolso!)Powered by Rock Convert

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: