Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Plano de saúde particular: quais são as suas vantagens?

Leitura: 4 min
180 visualizações

Um plano de saúde particular é um dos serviços que mais são procurados em todo país – tanto pela facilidade, quanto pelos baixos custos quanto a procedimentos médicos, exames e entre outros.

Entretanto, além do plano de saúde particular, podemos recorrer ao nosso sistema de saúde pública, como o SUS. Nesse texto, iremos abordar mais profundamente sobre o mundo dos planos de saúde e a saúde pública do Brasil.

O que é um plano de saúde?

O plano de saúde particular é um serviço oferecido por operadoras, empresas privadas, com intuito de prestar assistência médica e hospitalar.

O funcionamento é bem simples. Após se contratar um plano de saúde, você terá disponível uma ampla rede qualificada de diversos serviços relacionados à saúde. Ou seja, você poderá consultar médicos, fazer exames em laboratórios, frequentar clínicas e hospitais sem se preocupar com o preço, desde que estejam em seu plano de saúde.

Frequentando essa rede, o seu pagamento é feito automaticamente pelo seu operador de seu

plano médico. Ou seja, você autoriza o seu operador a pagar para si as despesas  médicas que for frequentar.

Além de você poder recorrer ao médico quando ficar doente, também existem outros benefícios (dependendo do seu tipo de plano) que um plano de saúde particular pode oferecer, como: 

  • Atendimento de qualidade;
  • Atendimento de urgência ou emergência; 
  • Facilidade de acesso a consultórios e hospitais credenciados;
  • Facilidade de marcar consultas online ou por meio de call centers;
  • Possibilidade de portabilidade, caso você mude para outra região;
  • Preços mais em conta;
  • Acesso a diversas especialidades médicas. 

Você sabia que de acordo com o levantamento de dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), atualizado em setembro de 2019, existem 47.105.097 pessoas beneficiárias de planos privados de saúde, por cobertura assistencial em todo Brasil.

Quais os tipos de plano de saúde?

É importante saber quais os tipos de plano que um convênio pode oferecer, bem como os benefícios e coberturas que ele pode oferecer. Separamos alguns dos tipos mais comuns e populares e o que eles podem oferecer:

Plano Odontológico

Esse é um plano básico, que tem como função o atendimento odontológico. Nele você consegue marcar consultas, exames, atendimento de urgência – e dependendo do plano, você também pode ter o benefício de cirurgias incluso.

Plano de Referência

Esse plano oferece o atendimento médico-hospitalar em acomodações de enfermaria – além disso, você também tem o direito a parto, UTI, exames e outros tratamentos dentro dos procedimentos da ANS.

Plano Ambulatorial

Esse tipo não oferece a internação hospitalar – entretanto, consegue cobrir exames e consultas que não necessitem da estrutura hospitalar.

Plano Hospitalar com ou sem obstetrícia

Esse é um dos planos mais completos, podendo ser encontrados com ou sem obstetrícia – com exceção disso, ambos os planos possuem uma cobertura completa no quesito de internações, exames, consultas e UTI.

O plano com obstetrícia – além de todos os benefícios citados anteriormente – oferece o parto e todos os cuidados com o recém-nascido. Dependendo da sua operadora de saúde, alguns planos oferecem até mesmo UTI neonatal e atendimento sem custos no 1º mês de vida da criança.

Como eu posso contratar?

Os planos de saúde individuais têm sido cada vez mais difíceis das pessoas adquirirem, devido aos altos custos – por isso, muitos não são disponibilizados para pessoas físicas independentes. 

A maneira mais usual de adquirir um plano de saúde particular é através da empresa. Na maioria das companhias, os funcionários recebem como benefício (que é descontada da sua bolsa auxílio) um convênio de saúde, determinado pela própria empresa. Contudo – por mais inacreditável que pareça – o plano de saúde não é um benefício obrigatório por lei.

FAÇA SUA COTAÇÃO ONLINE E GRATUITA!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: