fbpx
Ir para o conteúdo
Plano de Saúde para Empresas Planos de Saúde Seus Direitos

Plano de Saúde para Microempresa: Qual a Segurança em Contratar

Se você possui uma pequena empresa e ainda está na dúvida se contrata ou não um plano de saúde para microempresa, esse artigo é para você.

Leitura: 11 min
1292 visualizações

Os microempreendedores ganham cada vez mais espaço no Brasil. Com o modelo de negócio legalizado a partir de 2009, os trabalhadores autônomos se enxergam em meio a um mundo de oportunidades e benefícios. Com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), os microempreendedores podem usufruir, por exemplo, do plano de saúde para microempresa.

Entre os benefícios que as operadoras de saúde oferecem para esses empreendedores, estão os preços da mensalidade que chegam a ser aproximadamente 35% mais baixos que planos individuais e familiares, maior amplitude de serviços e de dependentes do plano.

Todas as empresas que disponibilizam o serviço, levam em conta o perfil da classe e, justamente por esse motivo, apresentam planos compatíveis.

Até 2014, mais de 3 milhões de trabalhadores formalizaram negócios através do modelo de microempreendedorismo e a maioria, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), contratou um plano.

Tanto é que a adesão ao plano de saúde para microempresa é a que mais cresce no Brasil atualmente e, consequentemente, os benefícios aumentam na mesma proporção.

Entenda um pouco mais como funciona esse sistema e analise todos os pontos antes de contratar um plano avulso para você e, quem sabe, para sua família ou colaboradores.

plano de saúde para microempresa

Por que é seguro ter um plano de saúde para microempresa?

Os microempreendedores têm muitos desafios, principalmente por comandarem empresas pequenas, muitas vezes no início dos trabalhos.

É preciso se preocupar com o sucesso de vendas, metas, resultados e com o crescimento da microempresa. Todo o seu histórico profissional depende diretamente da sua organização junto à esses fatores.

Algo que impacta diretamente no sucesso de uma empresa é a motivação e as boas condições de trabalho dos funcionários.

E um bom empreendedor não se preocupa somente com as vendas, como também na satisfação dos trabalhadores que vão ajudar nos bons resultados.

Algumas pesquisam mostram que um dos fatores que fazem com que os funcionários permaneçam em empresas são os benefícios concedidos a eles.

Um deles é o plano de saúde, que garante não somente boas condições de saúde aos envolvidos na empresa, mas também segurança de permanência e resultados efetivos.

plano de saúde para microempresa

Hoje já é maioria o número de empresas brasileiras que oferecem planos de saúde parcialmente, ou integralmente aos funcionários. Para os trabalhadores, ter esse auxílio saúde, com assistência médica de qualidade, é tão atrativo quanto bons salários.

Pesquisas da ANS mostram ainda que a qualidade de vida e a saúde de todos os envolvidos em uma empresa nunca foram levados em consideração como são agora.

Isso se dá porque o sistema público de saúde está cada vez mais precário e mais longe de oferecer um atendimento hospitalar e ambulatorial de qualidade.

Por isso, a saúde física e o equilíbrio entre ela e a mente garantem a segurança aos microempreendedores. É sempre mais vantajoso que o funcionário esteja bem de saúde e feliz, gerando um benefício mútuo para a organização.

Pensando nisso, microempreendedores que não investiam em plano de saúde para microempresa começaram a mudar de comportamento, já que o afastamento de funcionários devido a problemas de saúde pode causar prejuízos aos negócios, ainda mais em microempresas, onde a falta de uma pessoa já faz muita diferença.

Sem o plano de saúde, a microempresa corre um risco maior de desfalque com as longas esperas nas filas do serviço público, por exemplo.

Com a máxima “funcionário doente, empresa doente”, as pequenas empresas analisam e encontram, cada vez mais, vantagens em contratar um plano de saúde para microempresa para mandar o funcionário saudável e motivado produzir ainda mais.

Além da garantia de saúde e de bem-estar, os funcionários beneficiados pelo plano de saúde para microempresa possuem mais dois benefícios.

A primeira segurança é que, em caso de desligamento da empresa sem justa causa, o plano pode ser mantido por um período entre seis meses e dois anos, dependendo da operadora contratada, desde que as mensalidades sejam pagas em dia.

A segunda segurança é que os serviços de saúde privados podem ser usados imediatamente após a adesão ao plano, sem o período de carência que outras categorias, como individual e familiar.

Operadoras que oferecem plano de saúde para microempresa

Segundo a ANS, mais de 90% das operadoras de saúde já oferecem plano de saúde para microempresa, justamente por causa dessa preocupação e do aumento da demanda.

Se você é um microempreendedor e quer desfrutar dos benefícios e da segurança que um plano de saúde traz, confira quais operadoras podem ser pesquisadas por oferecerem o serviço:

Amil, Bio Saúde, Bio Vida, Classes Laboriosas, Amil linha Dix, Golden Cross, Greenline, Health Santaris, Intermédica, Lincx, Marítima Saúde, Next Seisa, One Health, Ômega Saúde, Plena Saúde, Unimed, Allianz, Ameplan, Biolife Saúde, Bradesco Saúde, Garantia de Saúde, Life Empresarial, Med Tour, Medical Health, Medisanitas, Notredame Seguros, Santamália Saúde, São Cristovão Saúde e SulAmérica Saúde.

Todas essas operadoras oferecem plano de saúde para microempresa com direito a adesão de membros da família do microempreendedor e dos funcionários que também contratarão o plano.

O número máximo e mínimo de dependentes depende da política interna de cada operadora, no entanto, o número mínimo varia entre duas e três vidas.

Como funciona um plano de saúde para microempresa?

plano de saúde para microempresa pode ser contratado apenas por microempresas com CNPJ ativo na Receita Federal.

Para adquirir um plano de saúde deste tipo é preciso no mínimo duas, ou três pessoas adicionadas, já que não há planos empresariais disponíveis para apenas uma pessoa.

O plano de saúde para microempresa oferece toda a cobertura que os planos comuns oferecem, como a cobertura médica, ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, odontologia e acomodação em enfermaria.

Ao investir um pouco mais de dinheiro em planos para microempreendedores mais completos, os serviços podem aumentar e os benefícios como acomodação em quarto privativo, resgate aéreo, desconto em medicamentos e atendimento em hospitais de referência podem ser adquiridos.

Para pesquisar qual o melhor plano para o seu tipo de microempreendedorismo, clique aqui e peça uma cotação.

Vale lembrar que o plano de saúde para microempresa é menos burocrático. Com a ajuda de um corretor, o microempreendedor vai precisar apenas dos documentos pessoais, do CNPJ ativo e dos documentos que comprovem o trabalho da microempresa e quantos funcionários serão beneficiados com o novo plano.

O controle das mensalidades e dos serviços adicionais requisitados fica todo com a operadora de saúde e com o corretor.

plano de saúde para microempresa

ANS estabelece novas regras para esse tipo de plano de saúde

De acordo com o site G1, muita gente estava se registrando como microempreendedor apenas para conseguir ter acesso a um plano de saúde sem saber da obrigação dos impostos.

Também houve um crescimento do desaparecimento progressivo dos planos individuais e dos altos preços cobrados pelas operadoras que ainda prestam este tipo de serviço.

A partir de agora, os microempreendedores individuais terão que cumprir um período de carência de seis meses e comprovar atividade empresarial neste período, antes de contratar um plano de saúde para microempresa.

A ANS informou que quem já se registrou como microempreendedor individual e contratou plano de saúde coletivo, mas não exerce atividade empresarial, poderá ter o contrato rescindido.

Cabe às operadoras fazer esta verificação na data de aniversário do plano e, se for o caso, enviar a notificação da rescisão com 60 dias de antecedência.

Por que vale a pena contratar um plano de saúde para microempresa e garantir a segurança do benefício?

O capital humano é bem mais precioso que resultados financeiros, mesmo estes sendo muito importantes e essenciais em microempresas que precisam crescer e se estabelecer no mercado.

No entanto, não se pode colocar os produtos e o dinheiro na frente da equipe e de seus dependentes, já que os resultados só serão bons se o time de funcionários estiver igualmente bem.

Para uma boa produção, a saúde, o bem-estar físico e o corpo de todos os envolvidos devem estar em perfeitas condições.

E para garantir isso, é preciso adquirir um bom plano de saúde que assegure a todos, já que o serviço público pode deixar na mão e desapontar, devido a falta de médicos, de tecnologia, de estrutura necessária e de leitos.

Com a garantia de um atendimento médico avançado e de qualidade, a segurança da microempresa, em diversos aspectos, é igualmente garantida.

A segurança de manter funcionários contentes com as condições de trabalho, a segurança de não ter desfalque na equipe por problemas de saúde e descontentamento, a segurança de um capital financeiro bem aplicado em operadoras de saúde que garantem o serviço exigido, entre outros aspectos que devem ser levados em conta.

O plano de saúde para microempresa garante também a saúde da pequena empresa, reforçando a segurança de um crescimento e de um reconhecimento mais rápido no mercado.

Ficou mais fácil agora contratar um plano para sua microempresa? Faça uma simulação agora mesmo e não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar a sua opinião com a gente!

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: