Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Plano de saúde para hipertensos: tire suas dúvidas!

Leitura: 7 min
1286 visualizações

O plano de saúde para hipertensos é ideal para quem quer um cuidado especial na hora de tratar da pressão alta. Nesse conteúdo, iremos falar um pouco sobre o que é a hipertensão e o que o plano de saúde pode ser benéfico para quem sofre dessa condição!

O plano de saúde

A saúde é denominada como o estado completo de bem-estar, e que permite que qualquer ser vivo tenha uma boa qualidade de vida. Sabendo que os planos governamentais desta área são (em certa) medida defasados, e que também não são capazes de atender a toda população, muitas pessoas acabam optando por um plano de saúde para hipertensos que oferece assistência médica e hospitalar privada através das operadoras de plano.

Se você for uma pessoa que pensa de modo preventivo com seu bem-estar, e que foca na sua qualidade de vida, um plano de saúde particular pode garantir a assistência à sua saúde necessária para que se atinja o máximo de sua disposição física, mental e social. Além de você poder recorrer ao médico quando ficar doente, também existem outros benefícios (dependendo do seu tipo de plano) que um plano de saúde para hipertensos pode oferecer, como: 

  •         Atendimento de qualidade;
  •         Atendimento de urgência ou emergência; 
  •         Facilidade de acesso a consultórios e hospitais credenciados;
  •         Facilidade de marcar consultas online ou por meio de call centers;
  •         Possibilidade de portabilidade, caso você mude para outra região;
  •         Preços mais em conta;
  •         Acesso a diversas especialidades médicas. 

Você sabia que, acordo com o levantamento de dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), atualizado em setembro de 2019, existem 47.105.097 pessoas beneficiárias de planos privados de saúde, por cobertura assistencial em todo Brasil.

O que é a pressão alta?

A pressão alta – também chamada de hipertensão – é uma condição comum e ocorre quando a pressão arterial aumenta para níveis prejudiciais à saúde. A medição da pressão arterial leva em consideração a quantidade de sangue que passa pelos vasos sanguíneos e a quantidade de resistência que o sangue encontra enquanto o coração está bombeando.

Artérias estreitas aumentam a resistência – entretanto, quanto mais estreitas forem as artérias, maior será a pressão arterial. A longo prazo, o aumento da pressão pode causar problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas.

Os sintomas da pressão alta

A hipertensão é geralmente uma doença silenciosa – muitas pessoas não irão sentir seus sintomas. Pode levar anos ou mesmo décadas para que a condição atinja níveis graves o suficiente para que os sintomas se tornem evidentes. Mesmo assim, esses sinais podem ser atribuídos a outros problemas.

Os sintomas de hipertensão grave podem incluir:

  • Dores de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Hemorragias nasais;
  • Rubor;
  • Tontura;
  • Dor no peito;
  • Mudanças visuais;
  • Sangue na urina.

Quando os sintomas aparecem, é necessária a atenção médica imediata. Os sinais não ocorrem em todas as pessoas com hipertensão, mas esperar o surgimento dos sintomas dessa condição pode ser fatal!

Como posso adquirir um plano de saúde?

Os planos de saúde têm sido cada vez mais difíceis das pessoas adquirirem, devido aos altos custos – por isso, muitos não são disponibilizados para pessoas físicas independentes. 

A maneira mais usual de adquirir um plano de saúde para hipertensos é através da empresa. Na maioria das companhias, os funcionários recebem como benefício (que é descontada da sua bolsa auxílio) um convênio de saúde, determinado pela própria empresa. Contudo – por mais inacreditável que pareça – o plano de saúde não é um benefício obrigatório por lei.

Outra forma, é buscar uma operadora de saúde que possa lhe auxiliar na hora de contratar o melhor plano. Para isso, existem simuladores e blogs com dicas e informações essenciais!

Quais os benefícios? 

Maior segurança e qualidade

O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho na qualidade de vida.

Expectativa de vida

Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.

Coberturas nacionais

Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.

Adoecer com menor frequência

Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.

Rapidez para marcar exames

O mesmo vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.

Facilidade em consultas

Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: