Plano de saúde internacional: A importância para estudantes!
Estudar no exterior é um sonho cada vez mais próximo para muitos brasileiros, que contam com programas do governo e intercâmbios acessíveis. As facilidades burocráticas para alugar e comprar imóvel em cidades americanas como Orlando e Estados Unidos também têm contribuído largamente para cursinhos de especialização ou mesmo o ensino regular em colégios e faculdade sejam feitos em território estrangeiro. No entanto, um dos gastos que mais pode pesar na decisão é justamente em relação à saúde. Afinal, se por aqui o SUS é capenga, mas existe, na maioria absoluta dos países, sem isso há. Por isso ter um bom plano de saúde internacional é fundamental para quem vai estudar no exterior.
Conte sempre com o imprevisto
Você pode ser jovem, ter uma saúde de ferro, não ter tido sequer um único resfriado nos últimos cinco anos, mas o que acontece é que isso não quer dizer absolutamente nada: infelizmente ninguém está livre de uma dor de dente, de um tropeção no meio da rua ou um acidente mais sério – sem falar nas mazelas que surgem ninguém sabe da onde.
Preste atenção em algumas dicas antes de contratar um plano de saúde internacional
Seja qual for a duração do intercâmbio, é melhor estar coberto do que contar com a sorte, até para não precisar antecipar a sua volta. As melhores operadoras oferecem planos individuais com opção de cobertura internacional, mas atenção a algumas dicas na hora da escolha:
Atividades
É sempre bom você informar todas as atividades que você pretende desenvolver no exterior. Até porque a cobertura varia de uma operadora para outra e algumas não cobrem esportes radicais, por exemplo. Tudo bem que você vai para estudar, mas ninguém passa 24 horas na frente dos livros. Então seja sincero e procure abranger todas as possibilidades.
Doença pré-existente
De praxe, você já deve informar no formulário de requisição do plano a existência de alguma doença pré-existente. Mas no caso do plano de saúde internacional ela é ainda mais importante, porque você pode precisar de algum serviço especializado. Então verifique os termos do contrato em relação a isso e para onde você deve se encaminhar no país em que estará em caso de necessidade específica.
Não fique com dúvida
Leia todo o contrato e pergunte ao seu corretor todas as dúvidas que você tiver ou os pontos que não estiverem bem claros. São várias as regras para o atendimento no exterior, por isso certifique-se de compreender e concordar com todas elas antes de assinar o contrato.
Como funciona os planos individuais com opção de cobertura internacional
Ela varia de acordo com a operadora e o plano contratado, por isso verifique na sua região quais as que oferecem o serviço e tenha um atendimento personalizado com um vendedor. Em São Paulo e em São Luis do Maranhão, por exemplo, além de outras cidades, a One Health, que faz parte do Grupo Amil, oferece o Lincx LT3 oferece cobertura de urgência e emergência para prazos de permanência no exterior de até 180 dias, com serviço de concierge internacional e cobertura de até US$ 100 mil.
Já a SulAmerica, oferece a Assistência 24 horas tanto em nível nacional quanto internacional, com remoção médica do segurado, hospedagem de acompanhantes por até 5 dias, retorno dos mesmos, retorno antecipado do segurado para casa, remoção e repatriação em caso de falecimento e ainda ajuda em caso de bagagem extraviada.