Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Plano de Saúde: como funciona a carência para exames?

Leitura: 9 min
123873 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Explicamos detalhadamente como funciona a carência para exames dos 4 principais convênios do Brasil e quais os prazos determinados.

Normalmente, quando você contrata um plano de saúde, você assina um termo em que afirma estar ciente que existem carências para exames, consultas, internações, cirurgias, etc. Isso é muito comum. É um tempo que o convênio propõe para liberar os atendimentos para o cliente e, assim, não ter prejuízo. Esse prazo precisa estar sempre discriminado no seu contrato de adesão ao plano.

Mas você sabia existem prazos máximos de carência para exames que são definidos por lei? A carência para exames, por exemplo, é catalogada em 2 tipos: carência para exames simples, que assim com as consultas médicas pode ser de no máximo 30 dias, e carência para exames complexos que tem o prazo máximo de 90 dias, definido pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

Respeitando essa carência para exames, mínima proposta pela ANS, cada plano de saúde pode definir um período próprio para sua carência para exames, consultas, operações cirúrgicas e entre outros, não podendo extrapolar o prazo máximo estipulado por lei.

Mas qual é a carência para exames do seu convênio? Você não sabe? Muita gente também não se atenta para esse detalhe quando contrata um plano de saúde.

Se por acaso seu plano não estiver nesse artigo, a informação sobre a carência para exames está no contrato e também deve ser fornecida pelo plano de saúde caso você solicite. Então, procure se informar.

É importante também ressaltar que existe diferença entre planos contratados de uma mesma empresa. Existem os planos individuais, empresariais e em algumas operadoras, existem até os familiares e dentro dessas esferas, ainda existem divisões (básico, plus, gold, master, silver, e etc). Sendo assim, não necessariamente o prazo de carência explicado aqui é o mesmo que está no seu contrato. Por isso, fique de olho. Vale muito a pena se informar sobre isso e reler o seu contrato para entender melhor e poder garantir seus direitos como consumidor, cliente e paciente do plano de saúde.

Bom, então vamos lá, selecionamos 3 das maiores empresas de planos de saúde que atuam no Brasil. Todas as 3 possuem diversas categorias de planos, empresarial e individual, com os diferentes planos já mencionados (gold, plus etc.) e com uma variação de preços para a escolha do cliente. As 3 empresas escolhidas foram: a SulAmérica, a Amil e a Bradesco Saúde. Todas essas empresas atuam em todo o país e são muito conhecidas e bem conceituadas na esfera nacional.

Mas, o que é a carência?

A palavra carência significa, literalmente, a necessidade de algo básico, falta, privação.

Ou seja, no contexto de planos de saúde, a carência é o tempo que você terá que esperar até começar a usar seu plano. Um plano de saúde sem carência é um plano na qual não existe a espera para começar a usá-lo.

A operadora pode estabelecer o prazo de carência em razão da necessidade de fazer uma reserva para garantir os atendimentos desde que sejam nos limites da lei. Esse período deve estar expresso, obrigatoriamente, de maneira clara no contrato.

SulAmérica

Segundo o regulamento da SulAmérica, as carências que constam para exames são:

— Carência 15 dias: ultrassonografia obstétrica e outros serviços auxiliares de diagnose necessários ao acompanhamento do processo gestacional;

Não está informado no regimento do plano de saúde, mas acredita-se que a SulAmérica siga o prazo estabelecido pela ANS para carência dos demais exames.

ENCONTRE UM VENDEDOR DO PLANO SULAMÉRICA NA SUA REGIÃO

Amil

Conforme a própria resolução da Amil:

Exames e Procedimentos Especiais, Realizados em Ambulatorial, Relacionados na Cláusula Contratual tem o prazo de 180 dias de carência, assim como os exames descritos abaixo:

Cento e oitenta dias de carência: exames de Endoscopia Digestiva, Respiratória e Urológica;
Cento e oitenta dias de carência: exames de Ultra-Sonografia;
Cento e oitenta dias de carência: exames Radiológicos de Tomografia Computadorizada, de Neurorradiologia, Angiografias, Coronariografias, Mielografias, Radiologia Intervencionista e Exames de Ressonância Magnética;
Cento e oitenta dias de carência: exames de Hemodinâmica, Cardiovasculares em Medicina Nuclear Diagnóstica e Imunocintilografia prazo.

CONFIRA A TABELA DE PREÇOS DO PLANO DE SAÚDE AMIL

Bradesco Saúde

O Bradesco Saúde, plano de saúde do Grupo Bradesco possui as seguintes carências para exames:

Quinze dias de carência para: ultrassom, anatomopatologia, radiologia, endoscopia, eletrocardiografia, eletroencefalografia;
Cento e oitenta dias de carência para: exames e terapias, exceto os citados acima.
Esses são 4 dos maiores planos de saúde do país, 4 dos mais usados e 4 dos mais conceituados.

É importante ressaltar que existem algumas modalidades de plano de saúde que não possuem carência, mas essas modalidades são raríssimas e normalmente costumam ser bem caras também. Por isso, não vamos citá-las aqui, mas é importante informar e se você se interessar por essa modalidade vale a pena pesquisar um pouco sobre o assunto.

Basicamente, como foi possível constatar nos quatro exemplos dados, o padrão de prazo de carência para exames costuma seguir o prazo máximo permitido pela ANS. É muito importante estar ciente dessas carências quando se contrata o plano de saúde, pois elas precisarão ser cumpridas e é importante esse conhecimento para que o plano não prolongue a carência para exames.

CONSULTE A TABELA DE PREÇOS DOS PLANOS BRADESCO SAÚDE

E se a carência do meu plano for maior que a estipulada pela Agência Nacional de Saúde?

Bom, nesse caso mude urgente de plano de saúde, entre em contato com a ANS e também com o PROCON, pois seu plano de saúde está cometendo um crime, violando o seu direito como consumidor, cliente e paciente.

O prazo de carência para exames ou para qualquer um dos procedimentos que são cobertos pelo seu plano precisam concordar com a lei vigente e também é importante lembrar, que você tem seus direitos como cidadão de ser entendido e de acordo com código de ética médico (ele existe e é considerado uma lei), nenhum paciente pode ficar sem atendimento médico quando necessário. Então, caso seu exame seja urgente, hospital e médico não podem negar atendimento pela carência, ou, porque não cobre o seu convênio.

É importante ter um plano de saúde que não te abandone na hora da necessidade e esteja lá para fazer valer o contrato e prestar os serviços para o qual você paga uma mensalidade todo mês.

Fique atento. Procure um plano de saúde sério. Lembre-se você está confiando a sua saúde e a saúde de sua família a essa empresa, e se ela não consegue cumprir uma cláusula de contrato, como poderá ficar responsável por cuidar de você de sua família quando estiverem doentes?

Reflita e tome sua decisão. A escolha de um plano de saúde é muito séria e você pode pensar que a carência para exames não é nada de mais, mas pense: e se for um exame urgente? Uma tomografia que pode diagnosticar uma doença séria e assim salvar sua vida? E mesmo não pensando em exames, uma emergência, uma cirurgia? Você confiaria sua vida a essa empresa?

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE PLANOS DE SAÚDE COM NOSSOS VENDEDORES

Pesquise, utilize as ferramentas disponíveis para tomar sua decisão, pesquise na internet, fale com amigos e familiares, e conte sempre conosco para te ajudar a tomar a melhor decisão. Estaremos sempre aqui postando dicas e tirando dúvidas para você poder sempre fazer a melhor escolha para você e para sua família.

[rock-convert-cta id=”8049″]

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: