Ir para o conteúdo
Plano Coletivo por Adesão Plano de Saúde para Empresas Planos de Saúde

Plano de Saúde Coletivo por Adesão: você sabe o que é?

Leitura: 5 min
3052 visualizações

Ter um plano de saúde nos dias de hoje é sinônimo de segurança, conforto e tranquilidade. Uma vez que cerca de 60% dos brasileiros julgam o serviço do SUS como ruim ou péssimo, contar com o Sistema Único de saúde não parece ser uma boa opção, pelo menos para a maioria da população. Pensando dessa forma, contratar um plano de saúde é sem sombra de dúvidas a melhor maneira de ter acesso rápido e fácil à saúde de qualidade.

Atualmente existem dois modelos de planos de saúde, os individuais e os coletivos, nesse texto, falaremos sobre os planos de saúde coletivos por adesão, você sabe o que é? Não? Então confira logo abaixo!

Plano de saúde coletivo

Atualmente existem dois tipos de planos de saúde coletivos:

Planos de saúde coletivos empresariais;
Planos coletivos por adesão.


Os planos de saúde coletivos empresariais, prestam assistência médica à saúde dos funcionários da empresa contratante graças ao vínculo empregatício ou então estatuário.

Já os planos de saúde coletivos por adesão são contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou então setorial, como é o caso de conselhos, sindicatos e demais associações profissionais.

Plano de saúde coletivo por adesão

Como citado anteriormente, o plano de saúde coletivo por adesão é uma modalidade de serviço que é oferecida por uma pessoa jurídica a um determinado grupo de pessoas, com o contrato firmado entre as partes. Todos os integrantes do plano se tornam titulares e ganham o direito a ter acesso aos serviços de assistência médica e demais coberturas oferecidas pelo plano de saúde contratado.

Diferenças entre plano de saúde individual e coletivo por adesão

As principais diferenças entre os planos de saúde individual e coletivo por adesão são:

CONTRATAÇÃO DO PLANO

Plano de saúde individual: Qualquer pessoa pode contratar esse tipo de plano.

Plano coletivo por adesão: A pessoa precisa estar inserida em alguma entidade como empresas, sindicatos ou então qualquer outra associação profissional.

VALORES

Plano de saúde individual: Pagam o preço estabelecido pelo plano contratado.

Plano coletivo por adesão: As tarifas podem ser até 50% mais baratas do que nos planos individuais.

Quer acessar a tabela de preços de um plano de saúde específico? Clique aqui!

PERÍODO DE CARÊNCIA

Plano de saúde individual: É necessário esperar os tempos estabelecidos pelo plano para ter acesso a alguns procedimentos.

Plano coletivo por adesão: Por ser geralmente composto por muitas pessoas, os períodos de carência geralmente são menores quando comparados aos dos planos individuais.

VENCIMENTO

Plano individual: O vencimento é sempre na data em que se fecha a contratação do plano de saúde.

Plano coletivo por Adesão: O vencimento tem data programada e variada, podendo ser escolhidas datas entre os dias 10 e 25 de cada mês.

REAJUSTE DE VALORES

Plano individual: O reajuste sempre ocorrerá na data de contratação do plano de saúde.

Plano coletivo por adesão: O reajuste ocorre em um mês específico, geralmente escolhido pelo contratante.

Na utilização do plano coletivo por adesão, as semelhanças são as mesmas de um plano de saúde individual. O paciente do plano coletivo tem direito a consultas, exames, internações, cirurgias e demais procedimentos oferecidos pelo plano contratado.

Se você trabalha em uma empresa ou é filiado a alguma associação comercial ou sindicato e não tem plano de saúde coletivo por adesão, entre em contato com seus superiores ou responsáveis e converse com eles sobre a possibilidade de um sistema desse ser implantado. A contratação, além de ser rápida é simples, irá beneficiar um grande número de pessoas.

Responsáveis por empresas, os benefícios de um plano de saúde coletivo por adesão também atingem à saúde da empresa, sendo assim, não perca mais tempo, entre contato com as operadoras de saúde de sua região e contrate agora mesmo um plano de saúde coletivo ou  por adesão. Quer falar com um de nossos corretores? Então clique aqui.

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: