Blog Plano de Saúde

Peso ideal: Como avaliar?

O índice de massa corpórea (IMC), desenvolvido pela OMS, é um dos métodos mais utilizados para determinar se você está com o peso ideal.

O peso ideal é o peso que uma pessoa pode alcançar e conservar, considerando alguns fatores como peso, altura, sexo, idade, entre outros.

O peso ideal é como um mapa, que lhe orienta do ponto de partida ao destino final. Uma pessoa que toma a decisão de emagrecer precisa saber que peso vai atingir e como alcançá-lo. Se não souber que direção seguir, pode se perder.

Conhecer seu peso ideal é lógico, essencial e indispensável antes de começar qualquer dieta. Ele determina seu objetivo a atingir, permitindo planejar seu programa de emagrecimento.

Índice de massa corporal

Uma das maneiras para se obter um indicativo de que você está acima ou abaixo do peso ideal é calcular através do Índice de Massa Corporal (IMC).

O cálculo é feito através da fórmula IMC = peso/(altura x altura), sendo desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O índice normal varia de 18,5 a 24,9.

O IMC é apenas um indicador e não determina exatamente se você está acima ou abaixo do peso ideal, existem outros fatores que devem ser levados em conta como sexo, idade, condicionamento físico, etc.

Limitações do IMC

O IMC apresenta algumas limitações, como:

Caso deseje mais informações, confira o artigo “CyberDiet − Programa de Apoio ao Emagrecimento Saudável”.

Maneiras de avaliar o peso ideal

Uma forma de calcular seu peso ideal é através da circunferência da cintura. Se você medir e for superior a 90 centímetros, então provavelmente está com excesso de tecido adiposo e isso pode ser um risco para sua saúde.

Outra maneira é a medição do percentual de gordura, utilizando um medidor de dobras cutâneas.

É recomendado que você procure um profissional que possa te orientar para alcançar seu peso ideal.

CyberDiet

Através do CyberDiet você:

Caso deseje mais informações, confira o artigo “CyberDiet − Programa de Apoio ao Emagrecimento Saudável”.

Sair da versão mobile