fbpx
Ir para o conteúdo
Dieta Emagrecer

Os primeiros passos para criar uma receita saudável para emagrecer

Leitura: 5 min
420 visualizações

Reeducação alimentar, você já ouviu falar nisso? Se você já fez ou pretende fazer algum tipo de dieta para emagrecer com responsabilidade, provavelmente sim.

Na verdade essas duas palavras guardam em si justamente isso, o segredo para um emagrecimento sadio, benéfico para o corpo, e o melhor, duradouro.

De acordo com os nutricionistas, a receita saudável para emagrecer é ter uma alimentação variada e equilibrada, mas na quantidade certa para o seu organismo, especificamente.

Por isso, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental, o que você encontra com facilidade no seu plano de saúde.

Sem a supervisão de um especialista você corre o sério risco de cair em uma dessas dietas malucas, altamente restritivas que emagrecem rápido, mas não duram nada – e além do efeito sanfona você ainda prejudica o organismo.

Consultar um nutricionista é o primeiro passo para uma receita saudável para emagrecer

Nada de copiar a dieta da amiga do trabalho ou que viu na internet, elas acabam deixando seu corpo sem os nutrientes necessários, fazem você passar fome à toa e ainda promovem um falso emagrecimento – aquele no qual pouco tempo depois você engorda tudo de novo.

Claro, esses regimes altamente restritivos são feitos para durar pouco tempo e visam apenas a perda de peso momentânea.

O nutricionista promove justamente o oposto: você demora um pouquinho mais para reduzir o sobrepeso, mas se alimenta muito melhor, tanto em relação ao paladar e ao prazer de comer, quanto em relação à saúde.

Antes de qualquer outra coisa, ele passará alguns exames para conferir as suas taxas e supostas deficiências nutricionais, fará algumas perguntas (anamnese) e só então vai elaborar um plano alimentar baseado nos seus hábitos, no seu orçamento, na sua rotina, no seu gosto, nas suas dificuldades e facilidades.

A receita saudável para emagrecer deve ser personalizada.

O segredo da reeducação alimentar

É através da elaboração de um plano alimentar individualizado que o nutricionista dará início à sua reeducação alimentar, que nada mais é do que a aquisição de hábitos que fazem bem à sua saúde.

Através dele você tem um leque imenso de opções de alimentos, fica saciada e não apenas emagrece, mas aprende a manter-se magra.

Por isso a consulta com o nutricionista é importante, assim como o acompanhamento da sua dieta, que vai sendo adaptada conforme os resultados obtidos.

Pelo plano de saúde individual você encontra diversos nutricionistas e ainda realiza todos os exames. Atenção apenas aos prazos de carência se o seu plano for novo.

Passo a passo da receita saudável

Alguns pontos de uma receita saudável para emagrecer são comuns a todos e devem fazer parte do seu dia a dia.

Água e chás

Procure beber entre 2 e 3 litros de água por dia ou chás (de preferência verde ou branco) sem açúcar, deixando sucos industrializados e refrigerantes de lado.

Um organismo bem hidratado funciona melhor e tem o metabolismo mais acelerado, queimando mais calorias naturalmente.

Alimentação a cada 3 horas

A alimentação a cada 3 horas mantém estável o nível de glicose no sangue, aumentando o seu grau de concentração e reduzindo a sensação de fome.

Lógico que você não vai comer um prato cheio nesse período, a ideia é justamente reduzir as porções distribuindo-as ao longo do dia.

Assim você evita uma fome exagerada e a perda de massa muscular e o aumento da reserva de gordura que ocorre nos jejuns longos.

O ideal é fazer café da manhã, lanche no meio da manhã, almoço, lanche no meio da tarde, jantar e ceia.

Experimente coisas novas

Reeducar o paladar pode não ser fácil, mas também pode reservar surpresas bem agradáveis. Em vez de comer só o que você gosta, experimente coisas novas, combinações diferentes, evitando alimentos industrializados.

Consuma saladas, legumes, troque as frituras pelos assados e cozidos, deixe o fast food de lado e tudo o que tiver sal em excesso, temperando seus alimentos com ervas aromáticas – que, inclusive, dão muito mais sabor.

A dica é não desistir na primeira tentativa: experimente de novo e de novo, até se habituar e até passar a gostar daquilo. Opte pelos integrais, pelas comidas ricas em fibra, troque os doces da sobremesa por frutas.

E faça receitas novas, seu nutricionista vai ajudá-la com receitas saudáveis e saborosas.

Comece e não desanime, até porque bastam 3 semanas para você começar a pegar os hábitos de uma receita saudável para emagrecer.

Então pegue agora mesmo seu guia do plano de saúde e escolha o nutricionista que o acompanhará nessa jornada.

Ainda não tem um plano de saúde individual? Faça agora mesmo uma cotação online totalmente sem compromisso e converse com um vendedor especializado. Ele encontrará o plano perfeito para você!

Denise
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Denise Huguet

Jornalista formada pela PUC-RJ com certificação pela Rockcontent em produção de conteúdo. Já fui repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e apresentadora de telejornal com passagens por jornais como O Globo, O Fluminense, A Tribuna e várias instituições de pesquisa e ensino. Desde 2010 me dedico integralmente à produção de conteúdo. Portfólio: https://denisehuguet.wixsite.com/dhcomunicacao

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: