Ir para o conteúdo
Saúde odontológica

Os melhores planos odontológicos do país

Leitura: 5 min
7714 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Já são mais de 16 milhões de clientes em todo o país, mas porque será que os planos odontológicos fazem tanto sucesso?

Simples, os valores são infinitamente mais em conta do que o dos procedimentos particulares e a qualidade é a mesma. Por outro lado, os problemas bucais precisam de soluções urgentes no país.

Para se ter uma ideia, pesquisadores do Portal revide fizeram um estudo em 250 municípios brasileiros e descobriram que as pessoas que mais sofrem com dores de dente são justamente os jovens entre 15 e 19 anos.

Por outro lado, segundo os dados da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), 72% dos brasileiros sofrem com alguma sequela causada pelo estresse, entre elas sérios problemas na saúde bucal, uma vez que problemas de baixo autoestima muitas vezes acarretam em abandono da saúde dos dentes.

O problema é agravado porque, em situações de estresse permanente, hormônios como a hidrocortisona e o cortisol desregulam o sistema imunológico ao circular de forma contínua e em maior quantidade.

Por isso, vale a pena conhecer os melhores planos odontológicos e investir na sua saúde bucal, porque nunca foi tão fácil ter um sorriso bonito e saudável.

Benefícios e vantagens em possuir um plano odontológico

As pessoas têm se preocupado cada vez mais em ter qualidade de vida. Para isso, é fundamental cuidar também da saúde bucal. Ter o acompanhamento da saúde bucal e tranquilidade por preços mais acessíveis e sem surpresas desagradáveis são as maiores vantagens dos planos odontológicos, há também outras vantagens, como:

  • Prevenção de doenças bucais e outros incômodos;
  • Cobertura ampla e tratamentos modernos;
  • Profissionais preparados;
  • Tranquilidade financeira;
  • Relação entre custo e benefício;
  • Bem-estar e qualidade de vida.

Confira os melhores planos odontológicos de acordo com a ANS 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reguladora dos planos de saúde em geral, calcula o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) anualmente.

De acordo com a avaliação da ANS, o ranking das top 10 empresas do ramo estão:

  • Belo Dente (com 272.704 clientes)
  • Metlife Planos Odontológicos (726.462)
  • Odontoprev (5.976.083)
  • Odonto System (641.913)
  • Odonto Empresas (508.579)
  • Prodent (410.196)
  • Inpao Dental (337.142)
  • SulAmérica Odonto (número de clientes não informado)
  • InterOdonto (número de clientes não informado)
  • Uniodonto (número de clientes não informado).

As informações foram tiradas no site da ANS e, 12/11/2016.

Confira 6 dicas para escolher bem seu plano odontológico

Na hora de escolher entre os planos odontológicos, verifique a cobertura básica de procedimentos, o valor cobrado para inserir mais serviços na cobertura e os tempos de carência. Verifique também a disponibilidade dos serviços da sua região e os profissionais mais próximos da sua residência. Confira agora outras dicas para escolher bem seu plano:

1. Confira o registro na ANS – Para ter todos os seus direitos assegurados, a operadora deve estar devidamente registrada na ANS. Você pode conferir perguntando ao vendedor o número do registro da operadora que está sendo cotada e fazendo a verificação no site da ANS.

2. Confira e compare procedimentos – Geralmente extrações, tratamentos de gengiva, restaurações, limpezas e tratamento de canal estão incluídos nos procedimentos básicos, mas confira os serviços oferecidos e o que está no contrato. Faça uma comparação entre operadoras para escolher a melhor proposta.

3. Serviços extras – Pergunte sobre a possibilidade de fazer serviços extras que não estão na cobertura contratada mesmo você pagando por fora. Geralmente serviços estéticos não estão incluídos, mas várias operadoras podem oferecer serviços como instalação de aparelho e clareamento dentária por valores mais atraentes para seus clientes.

4. Verifique os prazos de carência – Assim como os planos de saúde, os odontológicos também têm prazos de carência, que podem ser de 24 horas (para emergências, urgências e consultas) a até 180 dias (procedimentos mais caros, como próteses). Escolha os que tiverem as carências mais curtas.

5. Pesquise a opinião dos consumidores – Faça uma pesquisa sobre a operadora nos sites de reclamação dos consumidores. Pode ser que uma operadora que parece oferecer muitas vantagens na prática não seja tão boa quanto parece.

6. Analise a abrangência – Não esqueça de analisar a abrangência (nacional ou regional) de acordo com a sua necessidade.

Antes de falar com um vendedor especializado, faça uma lista das suas necessidades e das suas dúvidas em relação aos planos odontológicos. Além do site da ANS, o corretor é a pessoa mais indicada a prestar todos os esclarecimentos e também indicar o plano que mais tem a ver com o seu perfil.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: