Ir para o conteúdo
Saúde

Os benefícios da doação de sangue para o doador

Leitura: 5 min
6176 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Você sabia que a solidariedade não faz bem apenas à alma, mas também pode fazer bem à saúde? A doação de sangue é uma das atitudes mais bonitas do ser humano, que além de salvar vidas também faz muito bem ao organismo do próprio doador, tornando o ato ainda mais especial. Apesar de várias pessoas serem doadoras habituais, a doação ainda está muito abaixo do necessário em vários países, entre eles o Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente são colhidas 108 milhões de doações globais, metade delas em países de alta renda, onde elas são nove vezes maiores do que nos países pobres e onde estão apenas 20% da população mundial.

No Brasil, só 1,8% da população doa sangue, mais de 50% de forma voluntária e não remunerada. Em 2014 foram 3,7% milhões de bolsas de sangue doadas no país, ainda assim um número insuficiente para atender a demanda, que abrange tanto o sistema público de saúde como os beneficiários de planos de saúde. No entanto, se soubessem os benefícios da doação, muita gente com certeza seria voluntária. Veja como a doação pode fazer bem ao organismo.

Doação de sangue reduz o risco de câncer 

Ele é uma das doenças mais temidas do mundo, em suas várias formas, mas a doação diminui a quantidade de radicais livres no sangue, o reduz as chances de diversos tipos de câncer, como o de fígado, garganta, cólon e pulmão. É justamente o contrário do mito que se acreditava antigamente: a ciência moderna já comprovou cientificamente que a doação reduz o risco da doença, não o contrário.

Doenças cardíacas também têm risco reduzido pela doação

O excesso de ferro no sangue é um problema grave, que causa estresse oxidativo no sangue, mas estudos recentes mostraram que em homens e mulheres (que não menstruam) a doação apenas uma vez por ano já reduz em 88% a propensão de ataque cardíaco. Nas mulheres que menstruam esse controle já é feito naturalmente pela perda mensal, mas nos demais casos a doação é considerada uma eficiente ferramenta de controle da ferricitina, além de reduzir também a viscosidade do sangue. No entanto, quem já tem níveis baixos de ferro no sangue deve conversar com seu médico do plano de saúde para saber se a doação é ou não viável.

Faça a doação e tenha um mini-Checkup gratuito todo ano 

A doação de sangue só pode ser feita por quem tem boa saúde, por isso na ocasião é feita uma bateria de exames, totalmente sem custo para o doador. Logo antes de doar você já fica sabendo como anda a sua pressão arterial e se há alguma anomalia no nível de hemoglobina – além do seu tipo de sangue, caso você não tenha certeza. Na amostra que é retirada são feitos também exames para detectar algumas doenças que impedem a doação, como  AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, contato prévio com hepatite B e C e vírus HTLV.

Uma única doação pode salvar até 4 vidas 

A sensação de saber que pode estar salvando quatro vidas de uma só vez é indescritível e com certeza faz bem à alma – o que já é um bom caminho para uma vida mais saudável. Doar não dói, não custa nada e causa um impacto positivo no mundo. Aproveite seu plano de saúde para manter-se em dia com seus exames e aproveite para perguntar ao seu médico se não há qualquer empecilho para que faça a sua doação. Agora, no final do ano, o grande número de acidentes nas estradas por conta das viagens de férias tornam a doação ainda mais importante. Basta uma vez por ano para você fazer uma grande diferença na vida de diversas pessoas. Pense nisso.

Já tem seu plano de saúde? Não? Então faça um agora mesmo sem nem precisar sair de casa. Em poucos passos você escolhe a operadora, o melhor plano para o seu caso e ainda conta com a assistência totalmente especializada de nossos corretores. Faça esse bem a você mesmo e aos outros, doe sangue.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: