Os benefícios dos planos de saúde para quem é fanático por musculação
Há muito tempo que malhar o corpo deixou de ser apenas uma questão de estética, hoje já se tem consciência de que os exercícios físicos e a musculação são uma questão de saúde.
A cada ano é maior a quantidade de pessoas acima dos 50 anos que praticam musculação como forma de manter a agilidade e o tônus muscular – e os planos de saúde têm-se mostrado parceiros perfeitos nessa dupla.
Mas se por um lado, em qualquer idade, os benefícios da musculação vão além do tônus definido, por outro o acompanhamento médico é essencial para evitar excessos e problemas desnecessários.
Quais são os tipos de plano de saúde que existem?
Existem cinco possibilidades de cobertura:
– Ambulatorial;
– Hospitalar (com ou sem obstetrícia);
– Referência;
– Odontológico.
Cada classificação define os serviços na qual o contratante tem direito, como consultas, exames e tratamentos, além de acomodação e internação. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) garante um atendimento mínimo conforme o tipo do seu plano.
Musculação emagrece mesmo fora da academia
Músculos definidos são bonitos – e há até quem goste dos exageros – mas além da parte estética, a musculação faz muito mais bem ao corpo do que a maioria das pessoas pensa.
Os treinos repetidos com carga nem sempre são muito agradáveis, mas a verdade é que eles aumentam o gasto calórico e o ganho de massa magra acelera o metabolismo. Como resultado, o corpo passa a funcionar de forma mais eficiente.
Isso significa que há um processo natural de emagrecimento – inclusive fora da academia, já que o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando o corpo está parado.
O ideal, no entanto, é regular a musculação com uma dieta adequada à sua idade e ao gasto calórico diário. Para isso, é essencial fazer um planejamento alimentar com um nutricionista, especialista que faz parte da cobertura obrigatória de todos os planos de saúde definida pela ANS.
Corpo fica mais jovem
Já a partir dos 30 anos, tanto homens quanto mulheres começam a perder massa muscular, um processo que pode causar problemas na terceira idade, como falta de equilíbrio e redução da coordenação motora – quando não fazem atividades físicas.
Quatro vezes por semana de musculação são suficientes para barrar esse processo e combater o acúmulo de gordura que também dá a aparência de envelhecimento ao corpo.
Como os músculos servem como uma espécie de colete para o esqueleto, a musculação colabora também para a proteção dos ossos, reduzindo o risco de algumas doenças, como a osteoporose, já que há maior absorção de cálcio pelos ossos durante exercícios físicos intensos.
No entanto, o levantamento repetido de pesos pode sobrecarregar algumas articulações, como joelhos, por exemplo. Com seu plano de saúde individual você pode manter o acompanhamento de um fisioterapeuta e/ou ortopedista que o informe dos limites mais adequados ao seu tipo físico e idade.
Musculação fortalece o coração
As cardiopatias podem acometer pessoas de todas as idades, algumas congênitas, outras hereditárias, e as adquiridas que costumam afetar mais os idosos.
Fazer um acompanhamento cardiológico através do seu plano de saúde é fundamental, principalmente após os 40 anos, já que as chances de fatalidade em um evento de infarto é maior entre os 40 e 50.
No entanto, a musculação também colabora para o fortalecimento do coração, controlando a pressão sanguínea e combatendo o colesterol, deixando o coração mais saudável.
Melhora a qualidade de vida
Qualidade de vida também é ter amigos, sentir-se bem consigo mesmo e parte de um todo importante, com objetivos saudáveis em comum.
Na academia você faz amigos, troca experiências e conhece pessoas novas, seja no revezamento dos aparelhos de musculação, nas festinhas e reuniões ou até na venda de roupas.
E é bom prestar atenção, porque várias operadoras de planos de saúde promovem ações preventivas e programas de qualidade de vida. Na dúvida, consulte o seu corretor.
Viu como musculação e plano de saúde são a dupla perfeita? Se você ainda não fez o seu, contate agora mesmo um vendedor especializado e encontre aquele que mais tem a ver com o seu perfil. Invista na sua saúde e viva muito mais feliz!