fbpx
Ir para o conteúdo
Bem estar Para Homens Para Mulheres Saúde

Os 6 segredos de uma boa postura corporal no trabalho

Leitura: 4 min
1651 visualizações

Ter uma boa postural corporal é sinônimo de saúde. Coluna ereta, ombros alinhados e olhar reto quando unidos tem poderes de diminuir dores nas costas, aumentar a autoestima e ainda diminuir a indesejada barriguinha proeminente, pois reposiciona a gordura localizada, proporcionando assim, melhor contorno corporal.

 

Muitos planos de saúde são procurados por pessoas que sofrem dores corporais que são provenientes da má postura no trabalho. Sessões de fisioterapia, acupuntura e alongamentos tem o poder de acabar com qualquer incômodo.

A maioria das dores e desconfortos podem ser diminuídas ou então eliminadas através de simples ações que podem ser realizadas durante o expediente. Confira a seguir os 6 principais segredos para uma postura corporal correta no ambiente de trabalho.

1. Coluna ereta

Manter a coluna ereta, e evitar inclinar o tronco para frente enquanto trabalha é uma das melhores maneiras de manter a boa postura corporal durante o trabalho. Agindo dessa forma, automaticamente as costas ficarão encostadas na cadeira, bem com os dois pés ficarão apoiados ao chão, isso evitará sobrecarga principalmente na coluna lombar, aliviando possíveis dores e desconfortos.

 

2. Uma boa noite de sono pode ajudar

Posições na hora do sono podem aliviar a coluna. Dormir de lado, com travesseiros baixo para apoiar a cabeça e também entre as pernas é o suficiente para permitir que a coluna não rotacione, além de garantir uma altura adequada ao quadril durante a noite. Dessa maneira, o corpo não sofre qualquer tipo de pressão e as dores são aliviadas.

3. Distribua o peso

Enquanto uns trabalhem em pé, outros trabalham sentados. A dica para quem passa grande parte do dia em pé é: Distribua o peso do corpo da maneira mais homogênea possível, ou seja, descarregue o peso sobre os dois pés, evite apoiar todo seu peso em apenas um único lado do corpo. Essa é uma maneira de evitar danos a coluna, como escoliose, por exemplo, além de aliviar dores e tensões.

 

4. Evite pesos

Evite fazer uso de bolsas pesadas sobre apenas um ombro, caso tenha que carregar algo, dê preferência a uma mochila que distribuirá o peso de maneira homogênea, ou então se possível, leve o conteúdo a ser carregado dentro de uma mala segurando com uma das mãos. Peso em demasia apoiada de forma incorreta só traz malefícios.

5. Musculação e atividades físicas são de grande auxílio

Praticar atividades físicos de maneira regular, e realizar musculação ao menos 3 vezes por semana proporciona um ganho de força e até mesmo de massa muscular, além de deixar o corpo mais forte, essas atividades facilitam a adoção de uma postura corporal correta.

6. Pratique alongamentos e faça pausas

Antes, durante e depois do expediente é possível realizar simples alongamentos que tendem a liberar a
tensão e relaxar a musculatura, além disso, pausas para beber água, tomar um café e ir ao banheiro fazem com que as pessoas saiam de uma posição fixa, aliviando assim basicamente toda a musculatura corporal.

 

Muitas empresas já possuem convênios e até mesmo parceria com planos de saúde para proporcionar melhor
qualidade de trabalho aos seus funcionários. Se sua empresa não possui pareceria com planos de saúde ou então não oferece esses tipos de serviços a seus funcionários, procure seu superior e converse com ele sobre a possibilidade de um sistema desse ser implantando, afinal funcionário saudável, com plano de saúde trabalha melhor.

 

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: