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Dieta

Os 10 alimentos para comer no verão

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Todo mundo ouve falar que verão é época de comidas leves, mas atire a primeira maçã quem realmente souber porquê. Não, não é uma questão de escolha ou gosto pessoal, a explicação, ao contrário, é química e biológica. Uma delas é a própria temperatura corporal, em torno dos 36ºC e que é mantida através do consumo maior (no inverno) ou menor (no verão) de calorias. Menos consumo, menos ingestão também. Por outro lado, quanto mais comemos e quanto mais consumimos calorias, mais sangue é deslocado para o aparelho digestivo, causando cansaço, tontura ou sono.

Portanto, quanto mais leve e facilitada for a digestão melhor o organismo funciona no calor. Qualquer indisposição deve ser levada ao seu médico do plano de saúde, mas se você investir em uma alimentação leve e balanceada, as chances de você se sentir mal são reduzidas. Por isso, nós separamos 10 alimentos que você não deve deixar de ingerir neste verão – mas você também pode pedir ao nutricionista do seu plano de saúde para preparar um cardápio especial para essa época do ano.

1. Saladas 

Levinhas e saborosas elas ajudam o organismo a trabalhar melhor. E aí vai uma boa notícia para quem gosta de maionese: consumida com moderação, além de dar mais sabor aos alimentos, ela não engorda. Preste atenção apenas no seu prazo de validade e na forma de armazenamento. Você também pode prepará-la em casa sempre fresquinha, afinal a base da maionese é gema de ovo cozida e azeite batidas em ponto de creme.

2. Frutas 

Na sobremesa, no lanche até nos próprios pratos, as frutas são um alimento maravilhoso no calor, cada qual com sua característica. Nos dias muito quentes, prefira as caudalosas, como melancia, melão, laranja e tangerina. Já a banana, uva e abacate, por exemplo, são ricos em potássio, ajudando a recompor a substância geralmente perdida pelo suor.

3. Picolés de frutas 

Delícia refrescante em todas as idades, o picolé de fruta é saudável e ajuda a baixar a temperatura do corpo quando está muito calor. É também uma boa forma de incentivar o hábito das frutas na garotada.

4. Água de coco 

Também rica em potássio, a água de coco é uma excelente alternativa aos refrigerantes além de ser saborosa, repor eletrólitos perdidos com o suor e não engorda.

5. Grãos e sementes 

Graças à grande quantidade de fibras, grãos e sementes dão sensação de saciedade, deixam os lanches mais gostosos e ainda são ricos em vitaminas. Ficam uma delícia também nas saladas.

6. Smoothies 

Sensação dos últimos verões, a bebidinha gelada feita com iogurte e frutas praticamente não tem gordura – principalmente se feita com iogurte natural – é gostosa e rica em vitaminas. Faça do sabor que mais gostar.

7. Carnes magras 

Rica em proteínas de alto valor biológico, as carnes magras devem ser consumidas principalmente por quem não abre mão da malhação. Opte pelos grelhados e assados, sempre que puder.

8. Frutos do mar 

Sempre com cuidado com a procedência e o armazenamento, os frutos do mar também são ricos em proteínas. Dão sensação de saciedade, são ricos em antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres – responsáveis também pelo envelhecimento precoce das células agravado pelo sol – e são uma delícia também em saladas.

9. Pão e biscoito integral 

Não tire os carboidratos da sua dieta, eles são importantes fonte de energia para o perfeito funcionamento do organismo, mas dê preferência aos grãos integrais e em quantidade moderada.

10. Suco de soja 

Com ou sem frutas, eles são uma delícia, sendo também uma ótima alternativa para a hidratação o verão.

Na dúvida, não hesite em consultar um dos nutricionistas do seu plano de saúde. O especialista é a pessoa mais indicada para fazer um plano alimentar perfeito para você e sua família atravessarem os meses de verão com saúde e qualidade de vida.

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