Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

O que você deve saber antes de contratar um plano de saúde?

Leitura: 5 min
3781 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Ter um plano de saúde é um grande desejo da maioria dos brasileiros. Com o sucateamento da saúde pública em grande parte do Brasil, o grande medo da maioria dos cidadãos do país é depender do Sistema Único de Saúde para precisar de um tratamento. Dessa forma, nada melhor do que contratar um plano de saúde e garantir a segurança e o conforto de toda a família, não é mesmo? Mas aqui vai um alerta, é necessário saber de algumas coisas antes de contratar qualquer plano de saúde. Confira a seguir o que você deve saber antes de contratar um plano de saúde.

Ranking do plano de saúde perante a ANS

Pouca gente sabe, mas os planos de saúde estão em um ranking da ANS. Nesse Ranking vários aspectos são analisados. Dentre os mais importantes podemos citar: Economia, qualidade e aspectos operacionais. Vale a pena dar uma olhada, se o plano de saúde que você deseja contratar estiver desqualificado é melhor mudar sua escolha.

Avaliação dos próprios usuários sobre o plano

É sempre importante e também necessário saber o que os usuários pensam e tem a dizer dos planos de saúde que contrataram. É obrigatório por lei, que os usuários possam avaliar seus planos de saúde, sendo assim, acesse o site do plano de saúde que deseja contratar e fique por dentro do que os usuários têm a dizer sobre eles. Se a avaliação for negativa nem assine o contrato.

Tipo de plano

Antes de contratar um plano de saúde é importante saber qual é o tipo de plano que está sendo contratado. Defina se o plano será familiar, ou então individual e avalie quantas pessoas farão parte do plano e suas. É importante que o plano de saúde escolhido atenda suas reais necessidades, como ser ambulatorial, obstetrícia, hospitalar e odontológico, por exemplo.

Período de carência

Outro item importante que necessita estar bem definido e conhecido antes de contratar um plano de saúde é o período de carência. O período de carência geralmente não muda muito entre os diferentes planos de saúde no mercado. O tempo pra consultas e exames geralmente é um mês, para cirurgias de doenças/traumas inexistentes na contratação é de seis meses e para doenças pré-existente geralmente entre 18 e 24 meses.

Suas necessidades com saúde

Avalie suas necessidades médicas e as da sua família. Considere fatores como idade, histórico médico, uso frequente de serviços médicos e medicamentos.

Muitas vezes, procurar por um plano de saúde quando precisamos de atendimento de qualidade e em um tempo de espera praticamente inexistente.

Mensalidade

Provavelmente o item mais importante a ser levado em consideração antes de contratar um plano de saúde é o valor da mensalidade. Saber quanto o plano custará por mês para você é primordial para você poder arcar com as despesas e ser coberto pelo plano de saúde. Por isso, antes de fechar negócio, pergunte o valor das parcelas mais de uma vez para ter certeza de que realmente entendeu e que pode honrar esse compromisso mensal.

Por que é importante ter um plano de saúde?

Consultas particulares, realização de exames, internações e situações emergentes podem custar bem caro. Por mais que os preços dos planos de saúde não sejam tão baratos, é um investimento para sua saúde e podem custar muito menos do que fazer todo o processo independente.  Além disso, quando o convênio de saúde cobre suas necessidades, a probabilidade de que você adoeça ou tenha um problema de saúde diminui muito.

Ter um plano de saúde hoje em dia é mais do que uma necessidade. Com o SUS na UTI e com os médicos e hospitais particulares cobrando fortunas, o caminho mais correto e sensato no que diz respeito a tranquilidade e segurança é contratar um plano de saúde.

Se você ainda não tem um plano de saúde entre em contato com as operadoras de sua região, siga os passos desse texto e contrate o melhor plano de saúde para o seu perfil e/ou de sua família.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: