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Planos de Saúde Saúde

O que um plano de saúde de qualidade precisa ter?

Leitura: 8 min
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A cada ano aumenta o número de usuários de planos de saúde e a procura por esses serviços. A popularidade dos planos cresce a cada dia, pois contar com o conforto proporcionado pelas operadoras do país já se mostrou, de longe, a melhor forma de cuidar da própria saúde e também da família.

Serviços médicos em hospitais e clínicas particulares não têm preços tão acessíveis e, se você não tem um plano de saúde, acaba tendo que arcar com altas despesas se surgir alguma doença ou problema de saúde que não estava previsto. Para garantir tranquilidade também nesses momentos, os planos de saúde oferecem acompanhamento e atendimento em qualquer hora do dia.

No entanto, é difícil escolher qual operadora e qual serviço de plano de saúde contratar, pois a oferta é grande e há centenas de empresas que trabalham com isso no Brasil. As operadoras mais conhecidas são as que garantem os melhores serviços, no entanto você também pode contar com as empresas pequenas e em desenvolvimento na hora de contratar o plano ideal para a sua condição física e financeira. Para tirar as dúvidas, veja quais são as características dos planos de qualidade:

 1. Localização próxima:

O primeiro passo para iniciar uma pesquisa sobre planos de saúde é verificar as operadoras que atuam na sua região. Embora algumas empresas possuam planos sem restrições de localização, outras são regionais e irão atender você apenas na localidade em que você mora ou em cidades vizinhas.

Um plano de qualidade é aquele que apresenta opções na sua cidade ou próximo de você, caso more em municípios pequenos ou de interior.

O plano precisa apresentar conforto na hora de se dirigir a um hospital ou a uma clínica, sendo esse um requisito básico que deve contar muitos pontos na sua escolha.

2. Ampla cobertura

Ampla cobertura significa quantos hospitais e clínicas credenciadas a empresa possui. Esse conforto garante a você mais opções de locais para ser atendido, além de fornecer uma extensa lista de profissionais credenciados que estarão ao seu dispor. As organizações de grande porte apresentam cobertura maior, porém é possível que a rede das operadoras menores sejam o suficiente para o seu caso.

3. Reconhecimento no mercado

Para ter certeza de que está fazendo um bom negócio, vale a pena investigar se a operadora em questão possui reconhecimento no mercado. Você pode pesquisar quantos clientes estão cadastrados e quantas reclamações existem referentes aos serviços prestados, além de ver também elogios de outros usuários.

Esse tipo de pesquisa é um excelente controle de qualidade e pode ser muito importante na sua escolha, principalmente se quiser optar por uma empresa menor. Diferente das grandes operadoras, as empresas pequenas de plano de saúde não possuem uma credibilidade tão alta. No entanto, a concorrência faz com que muitas dessas operadoras se esforcem para oferecer o melhor atendimento possível, além de preços baixos, o que pode ser uma excelente vantagem.

4. Serviços básicos

O plano que você escolher, para ser de qualidade, precisa apresentar um mínimo de serviços básicos. Consultas com diversos profissionais, exames e tipos de internação estão entre os serviços oferecidos pela maioria das empresas. Veja se a sua operadora escolhida fornecesse esses serviços básicos. É importante também que tenha a opção de plano odontológico, caso o cliente queira.

5. Serviços personalizados

Os planos de qualidade também devem apresentar opções para personalizar. Você deve ter o direito de fazer algumas escolhas, colocar serviços necessários no seu contrato ou retirar serviços que não são úteis no seu caso. Esse tipo de opção faz com que você seja capaz de montar um plano totalmente adequado a sua necessidade.

6. Opções extras

Quanto mais opções extras o plano de saúde oferecer, melhor será a sua qualidade na prestação do serviço. Embora opções extras deixem os planos mais caros, você pode escolher livremente de acordo com a sua condição financeira. É possível aumentar o conforto dos serviços e ter um atendimento de primeira linha. Verifique que tipos de serviços a mais o plano que você deseja oferece.

7. Confortos online

Empresas de qualidade também trabalham com opções muito confortáveis aos clientes, como a possibilidade de agendar consultas e pedir autorização de cirurgias de maneira online. Se você puder utilizar a internet para facilitar a obtenção dos serviços médicos, é um ponto positivo ao plano escolhido.

8. Valores em conta

Os preços adequados também significam qualidade. Isso não significa que quanto mais caro é o plano mais alta é a qualidade, mas que o serviço tem que ser capaz de oferecer um preço justo ao cliente. Se você contratar um serviço básico, sem muitas opções, o valor não pode ser mais caro do que o oferecido pela concorrência.

Faça uma pesquisa de preço para decidir que valores estão mais de acordo com a sua situação financeira. Lembre-se que os serviços oferecidos por empresas menores são mais baratos que os planos das grandes operadoras. No entanto, é preciso ficar atento quanto a qualidade dos planos das empresas mais baratas e desconhecidas no mercado.

9. Atendimento de qualidade

Você pode julgar facilmente a qualidade do atendimento de acordo com o tratamento que receber de um representante de vendas. Além disso, a empresa tem que estar a sua disposição para resolver qualquer problema que aparecer com facilidade. Fique atento as cláusulas do contrato para evitar problemas futuros. Porém se ocorrer, garanta que a operadora escolhida tem todas as condições de tratar você com a atenção que merece.

10. Seriedade com as leis

Os serviços oferecidos pelas operadoras de planos de saúde são regulamentados pela ANS – Agência Nacional de Saúde. O órgão garante que os clientes terão seus direitos defendidos e impede que as empresas abusem com cobranças indevidas, aumento de mensalidade e outras decisões que prejudicam os assegurados.

Você pode ver as regras com facilidade no site da ANS e tirar qualquer dúvida com relação ao seu plano. Verifique se a empresa obedece no contrato todas as recomendações do órgão. Esta é a melhor forma de ter os direitos garantidos e mais tranquilidade com a certeza de que a operadora escolhida é de confiança e apresenta qualidade máxima nos seus serviços.

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