O que é um convênio hospitalar?
Antes de mais nada, temos que lembrar que o termo “convênio hospitalar” já não é mais tão utilizado atualmente, sendo mais comum chamá-lo de plano de saúde.
No geral, um convênio é um serviço oferecido por operadoras, empresas privadas, com intuito de prestar assistência médica e hospitalar.
O funcionamento é bem simples. Após se contratar um plano de saúde, você terá disponível uma ampla rede qualificada de diversos serviços relacionados à saúde. Ou seja, você poderá consultar médicos, fazer exames em laboratórios, frequentar clínicas e hospitais sem se preocupar com o preço, desde que estejam em seu plano de saúde.
Frequentando essa rede, o seu pagamento é feito automaticamente pelo seu operador de seu plano médico. Ou seja, você autoriza o seu operador a pagar para si as despesas médicas que for frequentar.
FICOU INTERESSADO? FAÇA SUA COTAÇÃO!
O que é o convênio hospitalar?
Com o convênio hospitalar, os colaboradores podem possuir o atendimento hospitalar das redes credenciadas e das unidades de urgência e emergência – quando envolvem risco a vida do paciente ou que recorra a uma internação.
É importante ressaltar que, nesse tipo, não é possível realizar consultas e exames de rotina fora do estado de internação.
Muitas vezes, o convênio hospitalar poderá oferecer cobertura como:
- Anestesia;
- UTI;
- Transfusão de sangue;
- Internação comum;
- Embolização;
- Exames e consultas no próprio hospital;
- Quimioterapia;
- Radioterapia;
- Acompanhamento pós-operatório;
- Fisioterapia;
- Procedimentos específicos – como diálise, hemodiálise e entre outros;
- Hemodinâmica e nutrição parental.
Qual o valor?
Em um convênio hospitalar, o que determina o valor são as suas opções e preferências para sua utilização – como o tipo de quarto, o plano, carências e entre outros.
Entretanto, esse tipo de convênio pode variar entre R$100,00 a R$600,00 reais. É importante que se pesquise corretamente, para que se obtenha o melhor plano para suas necessidades.
Como posso contratar?
Os planos de saúde têm sido cada vez mais difícil de ser adquirido pelos demais em nosso país, principalmente por conta de o convênio hospitalar ser ligeiramente caro, em alguns aspectos– por isso, muitos não são disponibilizados para pessoas físicas independentes.
A maneira mais usual de adquirir um plano de saúde é através da empresa. Na maioria das companhias, os funcionários recebem como benefício (que é descontada da sua bolsa auxílio) um convênio de saúde, determinado pela própria empresa. Contudo – por mais inacreditável que pareça – o convênio médico não é um benefício obrigatório por lei.
FAÇA UMA COTAÇÃO GRATUITAMENTE E ONLINE!
Quais os tipos de convênios?
É importante saber quais os tipos de plano que um convênio pode oferecer, bem como os benefícios e coberturas que ele pode oferecer. Separamos alguns dos tipos mais comuns e populares e o que eles podem oferecer:
Plano Odontológico
Esse é um plano básico, que tem como função o atendimento odontológico. Nele você consegue marcar consultas, exames, atendimento de urgência – e dependendo do plano, você também pode ter o benefício de cirurgias incluso.
Plano de Referência
Esse plano oferece o atendimento médico-hospitalar em acomodações de enfermaria – além disso, você também tem o direito a parto, UTI, exames e outros tratamentos dentro dos procedimentos da ANS.
Plano Ambulatorial
Esse tipo não oferece a internação hospitalar – entretanto, consegue cobrir exames e consultas que não necessitem da estrutura hospitalar.
Plano Hospitalar com ou sem obstetrícia
Esse é um dos planos mais completos, podendo ser encontrados com ou sem obstetrícia – com exceção disso, ambos os planos possuem uma cobertura completa no quesito de internações, exames, consultas e UTI.
O plano com obstetrícia – além de todos os benefícios citados anteriormente – oferece o parto e todos os cuidados com o recém-nascido. Dependendo da sua operadora de saúde, alguns planos oferecem até mesmo UTI neonatal e atendimento sem custos no 1º mês de vida da criança.