fbpx
Ir para o conteúdo
Bem estar Consultas Emagrecer

O que é e para que serve o exame de bioimpedância?

Leitura: 4 min
292 visualizações

Se você quer emagrecer, com certeza quer perder peso de maneira saudável, a fim de prevenir problemas de saúde, não é mesmo? Por isso, saiba que é essencial fazer o exame de bioimpedância.

Esse exame se baseia no avanço das técnicas de medida de corrente elétrica. Todo o material, inclusive aqueles que formam o nosso corpo, tem uma capacidade específica para conduzir a eletricidade. Quanto maior a impedância, mais fácil é para transportar a corrente elétrica.

Nosso organismo é formado principalmente por água, gorduras, proteínas e sais minerais. A água, juntamente com os sais, tem uma boa capacidade de condução ao passo que as gorduras são mais resistentes. Então, quanto mais gordura, menor a impedância. Quer saber mais? Acompanhe!

Como funciona o exame de bioimpedância?

A partir de uma série de sensores e cálculos matemáticos, é possível estimar com muita precisão o percentual de gordura em nosso corpo. Além disso, em alguns equipamentos, também conseguimos conhecer a quantidade de massa magra (músculos e ossos), gordura abdominal e água.

Portanto, esse exame oferece um diagnóstico bem mais completo em relação ao método tradicional, que consiste na medida das dobras corporais com um aparelho chamado de adipômetro.

Com isso, você poderá ter um processo de perda de peso mais saudável, pois conhecerá toda a sua condição física atual. Mais do que uma questão estética, a perda de peso é essencial para a prevenção de problemas de saúde, como diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial crônica.

Há alguma restrição para a realização do teste?

Como é um exame bem pouco invasivo, não há praticamente nenhum risco para a saúde das pessoas que se submetem a ele. A corrente elétrica utilizada é muito baixa, tornando o procedimento totalmente indolor.

Até hoje, não foram registradas reações adversas ou complicações. No entanto, para evitar qualquer problema, algumas pessoas não podem realizá-lo, como:

  • gestantes;
  • portadores de placas e pinos metálicos;
  • portadores de marca-passo.

Nesses casos, uma avaliação física tradicional é mais indicada.

É preciso alguma preparação para o teste?

Em primeiro lugar, o teste deve ser indicado por um profissional da área de saúde. Como a maioria dos exames, é importante fazer a preparação corretamente para que o resultado reflita a realidade com precisão, além de garantir a segurança de todo o procedimento.

Em relação ao exame de bioimpedância, recomendam-se as seguintes precauções:

  • fazer um jejum de 4 horas antes do procedimento;
  • não consumir diuréticos por, no mínimo, 7 dias;
  • deixar de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica nas 48 horas anteriores ao exame;
  • não tomar nenhum tipo de suplemento ou alimento com cafeína nas 24 horas prévias;
  • não realizar o exame durante o período pré-menstrual;
  • urinar e defecar 30 minutos antes do exame;
  • não praticar exercícios físicos nas 24 horas anteriores;
  • repousar por, pelo menos, 10 minutos antes do teste;
  • consumir a quantidade mínima de 2 litros de água nos dias anteriores.

Quais são os parâmetros determinados pelo exame?

Como explicamos, a bioimpedância é capaz de medir a porcentagem dos principais constituintes do nosso corpo. A seguir, estão alguns dos parâmetros que ela avalia:

  • massa magra — é a quantidade de tecido corporal retirando a gordura localizada nas mais diversas regiões;
  • massa gorda — é a quantidade de gordura acumulada nos tecidos corporais;
  • hidratação — porcentagem de água no corpo;
  • gordura visceral — é a gordura acumulada na região abdominal.

Portanto, com o exame de bioimpedância, você terá uma avaliação de composição corporal de forma rápida, prática e precisa. Assim, os profissionais de saúde poderão elaborar um plano de cuidado mais adequado, o qual pode incluir dieta, exercício físico, entre outras coisas.

Que tal continuar acompanhando nossas dicas sobre saúde e bem-estar? Então, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: