Blog Plano de Saúde

O que é Acreditação Hospitalar e por que é importante

Acreditação Hospitalar

Você já ouviu falar em Acreditação Hospitalar? Nunca imaginou que o hospital o qual você é atendido, através do plano de saúde, pode ser avaliado por instituições acreditadoras? Não?  Então descubra do que se trata a Acreditação Hospitalar e por que ela é tão importante para as instituições.

O que é Acreditação Hospitalar?

Acreditação é um procedimento de avaliação institucional que passou a ser um fator de desenvolvimento da qualidade, tendo como objetivo os padrões no qual a instituição fique à frente dos últimos progressos tecnológicos.

De acordo com a ONA (Organização Nacional de Acreditação), a Acreditação pode ser definida como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde com caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental e não pode ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

Clique aqui e veja quais são os Hospitais  de excelência do Brasil.

A ONA é quem elabora a metodologia de acreditação, sendo o certificado dividido em três níveis:

Características da Acreditação Hospitalar

A qualificação é a busca por melhores procedimentos e resultado mais confiável, estabelecendo um padrão de qualidade que é avaliado pelas instituições acreditadoras nas quais são instituições privadas, sem fins lucrativos, que atuam de forma coletiva.

O processo avaliatório dá-se de acordo com os padrões previamente estabelecidos baseados em instituições consideradas referência, através das visitas com a programação definida pela instituição acreditadora juntamente com os responsáveis do hospital.

Cada etapa torna o processo mais confiável e seguro, sempre com intuito de avaliar e certificar minuciosamente a qualidade dos serviços tornando o programa de capacitação dos colaboradores, cronograma de treinamentos e avaliação dos resultados mais confiável.

O processo acreditação é pautado por três princípios fundamentais:

Por que é importante para a empresa de saúde?

É por causa da Acreditação Hospitalar que a empresa de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto aos pacientes e as atividades de natureza administrativa.

Após o diagnóstico e o desenvolvimento da equipe, a instituição implementa um modelo de gestão focado na segurança do paciente, qualidade da assistência e melhoria contínua de seus processos. Ou seja, a partir da Acreditação, é possível ter qualidade no tratamento e segurança dos pacientes.

Numa empresa de saúde, inúmeros fatores influenciam na qualidade do serviço, são eles: equipamentos, água, materiais, medicamentos, informações, profissionais, exames. Qualquer erro pode trazer impactos irreversíveis na condição do paciente. Por isso, as instituições acreditadas administram essas variáveis de forma a evitar falhas que possam trazer danos ao paciente.

Atualmente, são mais de 500 empresas de saúde que possuem a Acreditação. Para saber se seu plano de saúde atende em locais que possuem esse selo, fale com seu corretor.

Para finalizar

Em suma, os pacientes que utilizam os serviços de uma empresa que possui a certificação de Acreditação Hospitalar pode contar seguramente com o melhor que a instituição tem a oferecer.

Se você ainda não possui um plano de saúde e quer ser atendido por uma dessas instituições, não perca tempo, faça agora mesmo uma simulação online e um de nossos consultores entrará em contato com você para quaisquer esclarecimentos. Clique aqui e confira os melhores preços do mercado!

Sair da versão mobile