Ir para o conteúdo
Cobertura dos Planos de Saúde Planos de Saúde Seus Direitos

Nutricionista: qual a Cobertura do Plano de Saúde?

Dia 31 de agosto é o Dia Nacional do Nutricionista. Saiba mais sobre como funciona a cobertura desse especialista pelos planos de saúde!

Leitura: 5 min
594 visualizações

Para os casos de perda de peso ele é fundamental, mas sua atuação vai muito além das dietas de fins estéticos. Muita gente não sabe, mas o nutricionista está entre os profissionais mais requisitados dos planos de saúde.

Afinal, ele está presente nos mais diversos ambientes: dos planos alimentares dos atletas profissionais à merenda escolar, do tratamento da diabetes à gestação tranquila, do restaurante famoso à refeição diária dos funcionários de milhares de empresas.

No Dia Nacional do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, descubra usufruir melhor da sua sua cobertura do plano de saúde e ganhar mais qualidade de vida.

nutricionista

Alimentação saudável x qualidade de vida

Alimentação saudável e qualidade de vida são duas coisas que sempre andaram juntas. Para que a segunda exista, a primeira é fundamental. No entanto, esse conceito só começou a ser mais explorado há alguns anos, com a conscientização de que a vida deve andar de forma mais natural e devagar para ser positiva.

A consciência sobre a importância da elaboração de refeições balanceadas e a queda do culto ao fast food fez com que a figura do nutricionista passasse a ser essencial. Para se ter uma ideia, em apenas 10 anos o número de obesos no país aumentou 60%.

1 em cada 5 brasileiros é obeso

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostrou que de 2006 a 2016 a prevalência da obesidade passou de 11,8% para 18,9%. Isso significa que, hoje, um em cada cinco brasileiros está acima do peso.

A reboque do aumento da obesidade, cresce também a incidência de outras doenças. A diabetes, por exemplo, passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016. A hipertensão, por sua vez, aumentou de 22,5% para 25,7% no mesmo período. Em ambos os casos as mulheres são as mais atingidas.

Como é a cobertura do nutricionista pelo Plano de Saúde

Neste cenário, o especialista é primordial para reverter o quadro. A alimentação saudável aliada a atividades físicas é fundamental. Em diversos casos, o tratamento é multidisciplinar, mas a presença do nutricionista é indispensável. Ainda assim, a cobertura pelos planos de saúde não é ilimitada.

As regras dos planos de saúde são definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) através do rol de procedimentos. Ele é a referência básica da cobertura obrigatória mínima dos planos de saúde contratados a partir de 02/01/1999. Nos planos anteriores vale o que estiver no contrato. Essa lista é revista a cada dois anos.

Hoje, a ANS determina o atendimento obrigatório do nutricionista, porém é preciso que os pacientes se enquadrem em algumas regras. Ainda assim, a quantidade de consultas ou sessões não é ilimitada. Veja os critérios que devem ser seguidos:

  • De acordo com a ANS, os planos de saúde devem cobrir até 12 atendimentos anuais com o nutricionista. Isso significa uma consulta por mês, o suficiente, na maioria dos casos, para manter uma dieta controlada;
  • Portadores de diabetes melitus em uso de insulina ou no primeiro ano de diagnóstico e tratamento da doença têm assegurada a cobertura de até 18 atendimentos anuais.
  • Nos casos de internação hospitalar, é garantida a cobertura obrigatória de atendimentos ilimitados durante o período de internação. No entanto, é preciso que o médico responsável pelo paciente faça a indicação específica da consulta do nutricionista. Nessas situações, o especialista deve auxiliar o paciente na manutenção da dieta durante sua recuperação. No entanto, é preciso que o pedido dessas consultas seja pré-aprovado pelo plano de saúde.

nutricionista

Atenção ao tipo de Plano de Saúde

É sempre bom lembrar que a cobertura obrigatória muda de acordo com o tipo de plano de saúde. O plano ambulatorial, por exemplo, cobre apenas consultas médicas, exames e tratamentos. Um procedimento como a retirada de um apêndice, não será coberto.

Já os hospitalares, cobrem também internação. Os hospitalares com obstetrícia, cobrem ainda partos e o bebê até os primeiros 30 dias de nascidos. Mas uma acupuntura não é coberta por um plano unicamente hospitalar.

Então fique atento, porque essa diferença no tipo dos planos pode gerar problemas mais tarde. O melhor é fazer uma lista das suas necessidades e conversar com um dos nossos consultores sobre o melhor plano para você.

(Fontes: Época Negócios, ANS, Ajic, Governo do Brasil)

Faça agora mesmo uma cotação online e descubra qual o melhor plano para usufruir da sua cobertura com um nutricionista!

Denise
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Denise Huguet

Jornalista formada pela PUC-RJ com certificação pela Rockcontent em produção de conteúdo. Já fui repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e apresentadora de telejornal com passagens por jornais como O Globo, O Fluminense, A Tribuna e várias instituições de pesquisa e ensino. Desde 2010 me dedico integralmente à produção de conteúdo. Portfólio: https://denisehuguet.wixsite.com/dhcomunicacao

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: