Ir para o conteúdo
Saúde da mulher

Menopausa: Quais os Sinais e Como Retardar

Leitura: 6 min
23885 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Entre os vários fantasmas que rondam o universo feminino, a menopausa é um dos mais aguardados — e temidos. Afinal ninguém escapa e seus efeitos, muitas vezes, são devastadores. É preciso um acompanhamento bastante próximo para tomar as ações mais assertivas, por isso, ter um plano de saúde é tão importante nessa época. Clique aqui para cotar o seu.

Por outro lado, ficar ligada nos primeiros sinais de que a menopausa se avizinha é uma ótima estratégia para, com seu ginecologista do plano de saúde, procurar retardar essa etapa da vida da mulher.

Sim, isso é possível — mas é preciso atenção. Veja como e prepare-se com antecedência para passar o melhor possível pela menopausa.

menopausa

Sinais da Menopausa

Se você está com alguns dos sintomas citados abaixo, então a menopausa pode estar chegando.

  1. Irregularidade na menstruação ou ausência por 12 meses seguidos;
  2. Cansaço constante;
  3. Mudanças de humor, como ansiedade, tristeza ou irritabilidade;
  4. Ondas de calor repentinas sem motivo aparente e suor enquanto dorme;
  5. Insônia;
  6. Queda de cabelo;
  7. Secura vaginal e diminuição da libido.

Alimentação: a chave para uma menopausa tardia

Não dá para escapar, mas dá para retardar. Foi isso que pesquisadores da Universidade de Leeds (Reino Unido) descobriram depois de um estudo com 914 mulheres entre 40 e 65 anos.

Nada de medicamentos ou hormônios. O que eles perceberam é que a alimentação tem influência direta na época em que a menopausa aparece — mais cedo ou mais tarde.

Por exemplo, você já deve saber que nem todas as gorduras são prejudiciais ao organismo. As gorduras boas, não só são essenciais para seu bom funcionamento, como trazem vários benefícios. E são elas umas das principais responsáveis por retardar a menopausa.

Alimentos que atrasam a menopausa!

Por isso, se você é mulher e não gosta de peixes, considere começar a trocar suas preferências. Cada porção diária de peixes mais gordurosos foi associada a um atraso de 3,3 anos na menopausa. Entre eles estão os super populares sardinha e salmão.

A menopausa também demorou mais para chegar às mulheres cuja dieta incluía mais fontes de zinco e vitamina B6. No primeiro caso estão alimentos como oleaginosas, leguminosas, carne, camarão e os pescados em geral. Já no segundo, milho, feijão e batata, por exemplo.

menopausa

Alimentos que adiantam a menopausa.

No entanto, do mesmo jeito que atrasa, a alimentação também pode adiantar a menopausa. E isso, com certeza, nenhuma mulher deseja. Afinal, ressecamento vaginal, ondas de calor, ganho de peso e aumento do risco de algumas doenças não são sintomas agradáveis.

Assim, se você adora açúcar, massas e arroz refinados, está na hora de repensar sua dieta. Cada porção diária equivale a 1 ano e meio de antecipação da menopausa, diz o estudo. Além disso, nesse período também aumentam as chances de desenvolver diabetes, mais uma razão para evitar esses alimentos.

menopausa

Menopausa aumenta o risco de várias doenças!

Quanto mais tarde a menopausa chegar, mais tarde também aumenta o risco de desenvolver várias doenças — não só a diabetes. E, nesse caso, mais uma vez, a mudança nos hábitos alimentares também pode ajudar.

Embora o estudo não consiga ainda estabelecer um efeito direto do padrão alimentar à ocorrência da menopausa, há vários benefícios em jogá-la para frente — mudando a alimentação.

Afinal, a opinião é unânime que uma dieta equilibrada alivia diversos sintomas. A redução do aporte de estrogênio causado pela menopausa favorece várias doenças.

Veja algumas delas e o que é possível fazer:

  • Osteoporose — O estrogênio atua na fiação do cálcio nos ossos. Por isso, quando ele falta, começa o processo de osteoporose. Consuma pelo menos 3 porções diárias de alimentos ricos em cálcio, como lácteos e vegetais verdes escuros.
  • Hipertensão — A queda do hormônio enfraquece o endotélio, que reveste os vasos sanguíneos, aumentando o risco de hipertensão. O estilo de vida também conta muito, mas uma dieta balanceada pode reduzir sua ameaça.

O revesterol, por exemplo, as lignanas e os isoflavonoides têm estruturas parecidas com a do estrogênio. Presentes na amora, na soja e na linhaça, atenuam sintomas como excesso de suor e calor.

  • Diabetes — A menopausa cria uma resistência à insulina no organismo que, no que lhe concerne, aumenta a sua produção para compensar. O excesso causa descontrole do metabolismo do açúcar, o que pode levar ao aumento de peso e à diabetes. Para reduzir a insulina, coma mais proteínas, evite carboidratos e não abuse dos grãos.

Consulte um nutricionista do plano de saúde.

Difícil mudar hábitos alimentares? Para a maioria dos mortais é sim, e muito. Por isso mesmo a assessoria de um nutricionista é fundamental. Mas o melhor é que com um plano de saúde você pode criar uma verdadeira equipe multidisciplinar, englobando ainda o ginecologista e até psicólogos.

Por outro lado, vários planos de saúde contam com programas preventivos, que também podem ajudar bastante para retardar a menopausa. Por isso, não deixe de se cuidar. Aproveite as vantagens do seu plano e jogue a menopausa lá para a frente, evitando seus sintomas.

(Fontes: Saúde Abril, Vix)

Não tem ainda um plano de saúde? É muito fácil: peça um orçamento sem compromisso e converse com um vendedor. Você encontrará o plano certo para você! Clique aqui e confira os melhores preços do mercado!

Denise
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Denise Huguet

Jornalista formada pela PUC-RJ com certificação pela Rockcontent em produção de conteúdo. Já fui repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e apresentadora de telejornal com passagens por jornais como O Globo, O Fluminense, A Tribuna e várias instituições de pesquisa e ensino. Desde 2010 me dedico integralmente à produção de conteúdo. Portfólio: https://denisehuguet.wixsite.com/dhcomunicacao

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: