fbpx
Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Melhores planos de saúde do Brasil

Leitura: 5 min
850 visualizações

Veja a classificação das melhores operadoras de planos de saúde do Brasil, segundo índice de desempenho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

As operadoras de planos de saúde são avaliadas anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, e cada uma delas recebe uma nota no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).

A nota das empresas leva em conta o desempenho de atenção à saúde (40%), o desempenho econômico-financeiro (20%), o desempenho de estrutura de operação (20%) e o desempenho da satisfação dos beneficiários (20%). As notas variam de zero a 1, sendo 1 a nota máxima. De acordo com o índice, as operadoras foram classificadas em muito ruins (0,00 a 0,19), ruins (0,20 a 0,39), regulares (0,40 a 0,59), boas (0,60 a 0,79) e muito boas (0,80 a 1).

A modalidade das empresas também é discriminada. As modalidades se referem a operadoras que comercializam planos de saúde abertos para o público em geral. Veja ao final do artigo a explicação detalhada para cada uma das modalidades.

Veja na tabela abaixo os 10 planos de saúde que conseguiram as notas mais altas. O ranking só considerou planos de saúde abertos a interessados (os restritos a empresas ou associações de classe ficaram de fora).

Ranking dos melhores planos de saúde do Brasil

Operadora

Resultado do IDSS

Classificação

Modalidade

Unimed – Cooperativa de Serviços de Saúde Vales do Taquari e Rio Pardo LTDA.

0,8500

Muito bom

Cooperativa Médica

São Francisco Clínicas

0,801

Muito bom

Medicina de Grupo

Hospital Márcio Cunha

0,7916

Bom

Filantropia

Tempo Saúde Seguradora

0,7847

Bom

Seguradora Especializada em Saúde

Bradesco Saúde

0,7803

Bom

Seguradora Especializada em Saúde

Amil

0,7793

Bom

Medicina de Grupo

Notre Dame

0,7634

Bom

Seguradora Especializada em Saúde

Omint

0,7582

Bom

Medicina de Grupo

SulAmérica Seguro Saúde S/A

0,7563

Bom

Seguradora Especializada em Saúde

Golden Cross

0,7479

Bom

Medicina de Grupo

Optamos por não colocar na lista duas unidades de um mesmo grupo de operadoras. No caso da Unimed, por exemplo, optamos por incluir apenas a unidade com melhor classificação, a de Vales do Taquari e Rio Pardo. Se optássemos por incluir mais de uma unidade do mesmo grupo, também estariam na lista das 10 melhores operadoras as Unimeds de: Belo Horizonte (IDSS=0,8299), Londrina (IDSS=0,8274), Santa Catarina (IDSS=0,8139), Campinas (IDSS=0,8026), São José do Rio Preto (IDSS=0,7991), Goiânia (IDSS=0,7945), a Seguros Unimed (IDSS=0,791), Unimed Juiz de Fora (IDSS= 0,7883), a Central Nacional Unimed (IDSS=0,7848), Unimed Maringá (IDSS=0,784), Porto Alegre (IDSS=0,7692), Unimed Divinópolis (IDSS=0,7614) e a Unimed Nordeste (IDSS=0,7591).

Modalidades

Confira a seguir o que significam as modalidades das operadoras, segundo o Glossário Temático da Saúde Suplementar, do Ministério da Saúde/Agência Nacional de Saúde Suplementar.

  • Cooperativa médica – Modalidade na qual é classificada uma operadora que se constitui na forma de associação de pessoas sem fins lucrativos nos termos da Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971, formada por médicos, e que comercializa ou opera planos de assistência à saúde.
  • Filantropia – Modalidade na qual é classificada a operadora que se constitui em entidade sem fins lucrativos que opera planos de saúde e que tenha obtido certificado de entidade filantrópica junto ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
  • Medicina de grupo – Modalidade na qual é classificada uma operadora que se constitui em sociedade que comercializa ou opera planos de saúde, excetuando-se as classificadas nas modalidades: administradora, cooperativa médica, autogestão, filantropia e seguradora especializada em saúde.
  • Seguradora especializada em saúde – Empresa constituída em sociedade seguradora com fins lucrativos que comercializa seguros de saúde e oferece, obrigatoriamente, reembolso das despesas médico-hospitalares ou odontológicas, ou que comercializa ou opera seguro que preveja a garantia de assistência à saúde, estando sujeita ao disposto na Lei nº 10.185, de 12 de fevereiro de 2001, sendo vedada a operação em outros ramos de seguro.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as melhores operadoras de planos de saúde, escolha a que melhor atende às suas necessidades. Antes de contratar o plano, leia os artigos “Como criar um planejamento para contratar um plano de saúde” e “5 perguntas antes de fazer um plano de saúde” para ver algumas dicas e não correr o risco de ser surpreendido.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: