fbpx
Ir para o conteúdo
Melhores Planos de Saúde Planos de Saúde

Melhores operadoras de saúde, segundo ANS

Leitura: 4 min
447 visualizações

Uma das maiores dúvidas que assola qualquer pessoa no momento da contratação de um plano de saúde diz respeito a qualidade da operadora. Enquanto uns possuem dúvidas relacionadas principalmente à qualidade do serviço prestado pelos planos de saúde, outros não acreditam na credibilidade de idoneidade.

Para resolver esse problema e ajudar os usuários a escolherem pelos planos adequados, a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar resolveu analisar todos os planos de saúde que prestam serviço aos brasileiros, através do IDDS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar.

Como o plano de saúde é analisado pela ANS através do IDSS?

Conforme citamos anteriormente, o desempenho dos planos de saúde é medido através do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, chamado de IDSS. O IDDS é calculado a partir de quatro indicadores de qualidade que foram definidos pela própria ANS. Esses indicadores são agregados em quatro dimensões diferentes, sendo que cada uma dessas dimensões possui um peso na nota final que cada operadora recebe do IDSS.

Os parâmetros de dimensão utilizados para avaliar os planos de saúde são:

  • Dimensão de atenção à saúde – representando 40% da nota;
  • Dimensão econômico-financeira – representando 20% da nota;
  • Dimensão de estrutura e operação – representando 20% da nota;
  • Dimensão de satisfação do beneficiário – representando 20%.

Somando esses quatro parâmetros chegamos ao 100% que seria a nota máxima de avaliação dos planos de saúde.

Sobre o programa de qualificação dos planos de saúde

O IDSS é conhecido entre os planos de saúde como o sistema de nota das operadoras e integra o programa de qualificação das operadoras. O resultado do IDSS demonstra de maneira fiel como o mercado está se comportando com relação aos itens que são avaliados anualmente. É importante ressaltar que o IDSS é o mais importante parâmetro para os mais de 50 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil, além dos cerca de 21 milhões de brasileiros que possuem apenas planos odontológicos para avaliarem suas operadoras.

As notas do IDSS possuem cinco faixas de variação, que vão de 0 que é a nota mínima, podendo chegar a 1 que é a nota máxima. Sendo assim, as notas do IDSS são expressas da seguinte maneira 0 a 0,19; 0,2 a 0,39; 0,4 a 0,59; 0,6 a 0,79 e 0,8 a 1. Para chegar ao valor final das notas são avaliados no total 29 indicadores, desses 16 são relativos à dimensão de atenção à saúde; 6 de estrutura; 4 envolvendo os aspectos econômico-financeiros dos planos de saúde e três dizem respeito à satisfação do beneficiário, por isso os diferentes pesos na nota de acordo com os parâmetros.

O IDSS garante o bom atendimento aos usuários e beneficiários dos planos de saúde

De acordo com a ANS o IDSS é a melhor maneira de quem um usuário tem para avaliar seu plano de saúde, além de servir como parâmetro para pessoas que desejam contratar um plano de saúde e não sabe qual plano contratar.

De acordo com IDSS 901 operadoras analisadas ficaram com nota entre 0,6 e 1 na última avaliação, uma melhor de 11.9% em relação ao penúltimo resultado. Atualmente o mercado de planos de saúde de assistência média e odontológica são compostos por 1.187 operadoras.

Para ver o resultado do teste IDSS e saber quais são as melhores operadoras de saúde basta clicar aqui.

Ter um plano de saúde é algo muito importante nos dias de hoje, porém é preciso atenção no momento de contratação. Sendo assim, antes de contratar qualquer plano de saúde confira o resultado do IDSS e só depois escolha o melhor plano que melhor se adapta às suas necessidades e também ao seu bolso. As operadoras de saúde de sua região podem te ajudar na contratação do plano de saúde escolhido por você.

Entenda qual é o melhor plano de saúde para você (e para o seu bolso!)Powered by Rock Convert
Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: