Ir para o conteúdo
Saúde

Fique por dentro dos melhores hospitais particulares em SP

Leitura: 8 min
8182 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, necessitaremos de assistência hospitalar. Desde a internação por uma visita ao pronto-atendimento até o tratamento de uma doença, são várias as condições que demandam os hospitais. Quando a necessidade bate à porta, no entanto, algumas dúvidas começam a surgir: afinal, quais os melhores hospitais particulares em SP?

A capital paulista já abriga quase 30% de toda a população brasileira. Na maioria dos setores comerciais, as empresas de São Paulo são referência nacional e internacional. E, com os hospitais, não é diferente: grande parte das celebridades e dos políticos brasileiros opta pela capital ao necessitarem de alguma internação.

Por isso, caso você esteja procurando o melhor hospital possível, está na cidade certa. A seguir, falaremos sobre os melhores hospitais particulares em SP e como você pode escolher o mais adequado. Vamos lá?

Como os hospitais são avaliados?

Antes de conhecermos os melhores hospitais particulares em SP, é importante sabermos por que eles carregam esse título. A qualidade de um hospital é definida a partir de vários parâmetros, como a qualidade do atendimento e a infraestrutura.

Por uma questão de padronização, esses critérios não podem ser definidos pelo próprio hospital; afinal, se fossem, cada instituição poderia superestimar suas próprias características, não é mesmo?

Por esse motivo, existem organizações e ONGs destinadas exclusivamente ao credenciamento hospitalar. Para os fins de comparação deste artigo, destacaremos a própria ANS, o JCI e o ranking da revista AméricaEconomía. Confira mais a seguir sobre cada um deles.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

A ANS é uma agência vinculada ao Ministério da Saúde, responsável pelos planos de saúde no Brasil. Desde 2013, ela instituiu uma série de critérios de qualidade para hospitais, fornecendo uma acreditação àqueles que garantem a excelência no cuidado e a segurança do paciente. Ela é o principal órgão do governo que auxilia na avaliação de qualidade dos hospitais particulares.

Joint Commission International (JCI)

Um dos órgãos mais respeitados para a avaliação da qualidade hospitalar é o JCI. No Brasil, ele é representado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), que é acreditado pelo INMETRO. Em suas visitas, eles avaliam principalmente o atendimento, a gestão, a infraestrutura e a qualificação profissional, em mais de 1.300 itens. Com isso, o hospital entra para o rol de instituições acreditadas pelo JCI.

Ranking da revista AméricaEconomía

A revista AméricaEconomía publica um ranking anual com os melhores hospitais da América Latina. Instituições de alguns países, como o Brasil, a Argentina, o Chile e o México, são convidadas a participar; em 2017, no entanto, apenas 49 hospitais entraram na seleta lista. O ranking se destaca por avaliar determinados parâmetros, como a dignidade do paciente e o prestígio científico do hospital avaliado.

Quais são os 4 melhores hospitais particulares em SP?

Conhecendo os parâmetros utilizados para a avaliação da qualidade dos hospitais particulares, fica mais fácil compreender por que eles estão nesta lista. Por isso, separamos, a seguir, os 4 melhores hospitais particulares em SP. Todos eles foram acreditados nos três índices que mencionamos, atingindo excelência nacional e internacional.

1. Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Albert Einstein, localizado na zona sul de São Paulo, não poderia ficar de fora desta lista. Fundado em 1955, ele já conta, hoje, com mais de 6 mil médicos e é considerado, em todos os índices anteriores, como um dos melhores hospitais da América Latina. Vale destacar que ele foi o primeiro hospital fora dos Estados Unidos a receber a certificação da JCI.

Dentre as especialidades que o Albert Einstein abrange, estão a cardiologia, a cirurgia, a neurologia e a oncologia. Ele não se restringe a elas, entretanto, e conta com as mais variadas especialidades do cuidado médico. Um de seus principais diferenciais está na alta modernização tecnológica, reconhecida internacionalmente.

2. Hospital Samaritano

O Hospital Samaritano é o mais antigo desta lista, tendo sido fundado em 1894. Localizado na região central da capital paulista, ele já conta com mais de 1.200 médicos e 319 leitos de internação na UTI.

As especialidades atendidas pelo hospital são cardiologia, neurologia, oncologia, urologia, ginecologia, trauma, transplantes, gastroenterologia e ortopedia. Além disso, ele conta com um Serviço de Emergência Especializada aberto 24 horas por dia.

3. Hospital Sírio-Libanês

O Sírio-Libanês é um complexo hospitalar com sede em São Paulo, mas que também atua em Brasília. Ele ganhou notoriedade midiática ao ser a escolha de diversos políticos e celebridades — como a ex-presidente Dilma Rousseff —, principalmente na área de oncologia.

Além dela, no entanto, o hospital também atende em cardiologia, cirurgia robótica, distúrbios do movimento, geriatria, check-up médico, dentre outras especialidades.

4. Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O hospital Oswaldo Cruz compete com o Samaritano em sua experiência de mercado: fundado em 1897, ele compreende um complexo com mais de 96.000 m² de área construída em uma região nobre, próxima à Avenida Paulista.

O Hospital Oswaldo Cruz se diferencia pelo projeto de modernização, iniciado na década de 80, o que o coloca entre os melhores hospitais particulares em SP. Dentre suas especialidades está o diagnóstico por imagem, que conta com um centro próprio, e um porte invejável de mais de 250 leitos de internação.

Como escolher o hospital ideal?

Frente a tantas opções de excelência, pode ser difícil escolher o ideal para o seu tratamento ou internação. Existem alguns fatores, entretanto, que podem pesar nessa decisão: seu orçamento, a especialidade desejada e a complexidade do tratamento entram nessa conta.

Caso você já realize um acompanhamento com um médico, será de grande valia questioná-lo quanto à sua recomendação: alguns hospitais podem oferecer procedimentos muito específicos, que faltam em outros. Essas informações, geralmente, são muito detalhadas para constarem no site das instituições, sendo mais confiáveis se fornecidas pelo seu médico.

Além disso, não se esqueça de verificar com seu plano de saúde se os procedimentos e os hospitais são cobertos. Por fim, vale observar o número de leitos e a lotação do hospital, que podem interferir diretamente na capacidade de internação.

Escolher dentre os melhores hospitais particulares em SP pode ser uma tarefa demorada. Por envolver muitos fatores, talvez seja uma boa ideia elaborar um checklist com tudo de que você precisa antes da internação. Não se esqueça de conversar com seu médico a esse respeito para tomar a melhor decisão.

Se você gostou de conhecer os melhores hospitais particulares em SP, certamente, seus amigos também gostarão. Por que não aproveita e compartilha este post em suas redes sociais? Ajude-nos na importante tarefa de compartilhar conhecimento!

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: