Lista de Comorbidades para Bariátrica
Para ser um candidato à Cirurgia Bariátrica, o paciente precisa ser considerado obeso e apresentar alguns fatores de risco que realmente justifiquem sua operação, o que chamamos de Comorbidades para Bariátrica.
Comorbidade é a existência de duas ou mais doenças na mesma pessoa, isto é, é a possibilidade das patologias se potencializarem mutuamente, provocando o agravamento da outra e vice-versa.
É comum que o plano de saúde solicite uma série de exames e avaliações antes de aprovar ou rejeitar a realização desse tipo de cirurgia, pois se trata de uma cirurgia altamente invasiva que apresenta grandes riscos para o paciente, que já está obeso.
No texto a seguir, falaremos quais são as comorbidades consideradas indicativas pela maioria dos planos de saúde para que a cirurgia bariátrica seja autorizada.
Quais são as Comorbidades para Bariátrica?
Pacientes com IMC maior que 35 kg/m² e afetados por comorbidades que ameacem a vida como:
- Diabetes;
- Apneia do sono;
- Hipertensão arterial;
- Dislipidemia;
- Doenças cardiovasculares incluindo doença arterial coronariana, infarto de miocárdio (IM), angina, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), acidente vascular cerebral, hipertensão e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação;
- Asma grave não controlada;
- Osteoartroses;
- Hérnias discais;
- Refluxo gastroesofágico com indicação cirúrgica;
- Colecistopatia calculosa;
- Pancreatites agudas de repetição;
- Esteatose hepática;
- Incontinência urinária de esforço na mulher;
- Infertilidade masculina e feminina;
- Disfunção erétil;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Veias varicosas e doença hemorroidária;
- Hipertensão intracraniana idiopática (pseudotumor cerebri);
- Estigmatização social e depressão.
A idade permitida para a realização da cirurgia pode incluir adolescentes com 16 anos completos, mas um pediatra deve estar presente na equipe multiprofissional e observar a consolidação das cartilagens das epífises de crescimento dos punhos. A cirurgia em menores de 18 anos é considerada experimental.
A seguir falaremos um pouco sobre as principais comorbidades para bariátrica e suas relações de indicação para a cirurgia.
Diabetes tipo II
A diabetes é uma das comorbidades para bariátrica. O exame de glicose é muito solicitado por médicos de planos de saúde que estão analisando potenciais pacientes à cirurgia bariátrica.
Através dos exames de glicemia é possível detectar o diabetes tipo II, muito comum em pacientes obesos e sedentários que necessitam muitas vezes desse tipo de cirurgia.
Apneia do sono
Outra doença dentre as comorbidades para bariátrica, a apneia do sono é um distúrbio respiratório que acomete os obesos durante o sono, essa comorbidade é analisada de maneira precisa pela equipe multidisciplinar dos planos de saúde para que a cirurgia seja autorizada e consequentemente realizada.
A perda de peso em pacientes que são submetidos a esse tipo de cirurgia implica diretamente na melhora do quadro de apneia do sono, fazendo com que o mesmo tenha mais saúde e consequentemente qualidade de vida.
Doenças cardiovasculares
Nesse grupo de doenças estão a maioria de doenças ligadas ao mau funcionamento do coração, podendo ser citadas infarto agudo do miocárdio, presença de placas de gordura em veias e artérias, insuficiência cardíaca e muitas outras.
Essas doenças também são analisadas a fundo pelas equipes do plano de saúde, e ser portador de uma delas é praticamente obrigatório para ser submetido a uma cirurgia bariátrica.
Dislipidemias
As dislipidemias estão associadas com a quantidade gorduras no sangue, como colesterol e triglicerídeos que podem levar o surgimento de obesidade e algumas doenças cardiovasculares.
As dislipidemias são comorbidades para bariátrica, ou seja, grandes indicadores para que uma cirurgia seja realizada.
Se a equipe de um plano de saúde analisar os exames de determinado paciente e não encontrar nenhum tipo de dislipidemia, as oportunidades da cirurgia bariátrica não ocorrer são grandes.
Ter um plano de saúde faz toda a diferença!
Além de ser um fator de segurança à saúde das pessoas, um plano de saúde ainda pode cobrir e oferecer todo o suporte necessário a um paciente que realmente necessite realizar uma cirurgia bariátrica.
Caso o paciente não apresente comorbidades para bariátrica necessárias, ele ainda pode contar com a ajuda do plano de saúde no que diz respeito a consultas com médicos, nutricionistas e demais profissionais da saúde, além de poder, participar de campanhas voltadas à saúde, bem-estar e qualidade de vida, como caminhadas, oficinas de boa alimentação e muito mais.
Se você ainda não possui um plano de saúde, não perca mais tempo! Entre agora em contato com as operadoras de saúde da sua região e procure um plano que caiba no seu bolso e atenda suas necessidades. Ao contratar um plano de saúde você se mantém seguro. Clique aqui para pedir uma tabela.